Prefeitura de SP realiza avaliação oftalmológica em 423 mil estudantes da rede municipal

Alunos com indicação de especialistas recebem óculos de forma gratuita; programa tem investimento de quase R$ 30 milhões e vai até 2025

Descobrir tardiamente a necessidade de usar óculos pode atrasar o desenvolvimento escolar ou desestimular estudantes a participarem das atividades letivas.

Por isso, com o intuito de promover a saúde visual, evitando o diagnóstico oftalmológico tardio, reduzindo a evasão escolar e colaborando com a melhoria do aprendizado, a Prefeitura de São Paulo está fazendo avaliação oftalmológica em 423 mil alunos do ensino fundamental de 562 unidades educacionais da rede municipal até 2025.

.
Aluno da rede municipal de ensino passa por exame oftalmológico; meta da Prefeitura é fazer avaliação em 423 mil estudantes - Divulgação

A ação, feita por meio das secretarias de Educação e da Saúde, foi viabilizada por intermédio de uma parceria com o Instituto Suel Abujamra. O investimento da atual gestão é de quase R$ 30 milhões.

A triagem oftalmológica é feita por uma equipe de três auxiliares, um auxiliar de enfermagem e um tecnólogo oftálmico. No dia do atendimento, os estudantes fazem exames para avaliação de sua saúde ocular.

Os alunos que apresentarem estrabismo e outras patologias oculares serão encaminhados para uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para que seja realizado o atendimento especializado.

Crianças e adolescentes que receberem prescrição de óculos serão avaliadas pelo técnico de óptica que os auxiliará na escolha da armação e fará as medidas necessárias para sua confecção. No momento da entrega, a armação será adaptada ao rosto da criança.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha