Obras da Prefeitura de SP na periferia dão mais segurança aos moradores

Objetivo das ações é eliminar perigo de deslizamento ou de enchentes; estudo da FGV aponta a eficácia da medida

A Prefeitura de São Paulo realiza obras importantes para melhorar a vida e dar mais segurança à população, atendendo a reivindicações que eram feitas há anos por moradores de áreas de risco na periferia.

Por isso, desde 2021, foram entregues ou estão em andamento centenas de obras em locais onde havia perigo iminente de deslizamento, desabamento ou alagamento. Na periferia, há casos de famílias que viviam havia 50 anos sob riscos de deslizamentos.

Quem conviveu com tantos problemas durante décadas aprova as intervenções realizadas. Uma delas é a aposentada Maria Anunciação Fernandes de Lima, 87.

Moradora da Viela 1, na Vila Renato, em Sapopemba (zona leste), desde 1970, ela conviveu por anos com a ameaça de sua casa despencar durante as chuvas.

"Já perdi muita coisa, a parede desabava." Com as obras emergenciais de contenção entregues pela Prefeitura no ano passado, a aposentada diz que agora vive em paz. "Hoje durmo sossegada."

ANTES:

.
Barranco que ameaçava desmoronar sobre a casa da aposentada Maria Anunciação Fernandes de Lima, na zona leste - Divulgação/SIURB

A casa vem ganhando melhorias após os serviços da atual gestão. "Agora dá gosto, não tenho mais medo e não jogam mais lixo no meu quintal." O filho dela, o pedreiro Genivaldo Fernandes Lima, 66, comemora por poder viver e dormir em segurança. "Hoje vivemos sossegados."

O problema na Vila Renato se concentrava perto da avenida Custódio de Sá e Faria, na Subprefeitura de Sapopemba. A obra teve início em junho de 2022, após técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) vistoriarem o local, constatando o risco de deslizamentos.

DEPOIS:

.
No mesmo local, ela e seu filho, Genivaldo Fernandes Lima, diante da obra realizada pela Prefeitura que eliminou o risco - Edson Lopes Jr./SECOM

A inclinação do talude e o tipo de solo colocavam em perigo os imóveis e vias do entorno e, consequentemente, os moradores e pedestres. Com a conclusão da obra, o talude não apresenta mais instabilidade e os riscos foram afastados.

Outra obra foi a recuperação do pontilhão que passa sobre o córrego do Violão, na Vila Medeiros (zona norte), e a contenção das suas margens, no trecho entre as avenidas Manuel Antônio Gonçalves, altura do nº 786, e Franz Liszt, e que beneficiou mais de 129 mil moradores.

"Ficou tudo ótimo. Enchia de água quando chovia, até na favela transbordava. Perdi móveis várias vezes", conta a diarista Maria Aparecida Santos, 51.

Na zona sul, na Subprefeitura Campo Limpo, o Córrego do Engenho apresentava avançado processo erosivo em suas margens, ocasionado pelo grande volume de chuvas no decorrer do último ano, que, além de provocar o solapamento da via, colocava em risco os imóveis do entorno.

A Prefeitura implantou o novo sistema de drenagem para aumentar e acelerar a vazão das águas. Atualmente, os moradores, pedestres, bem como os motoristas, podem trafegar pela área com segurança.

BENEFÍCIOS COMPROVADOS

Um estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV) atesta a eficácia das medidas. A equipe analisou as ações da SIURB no campo da drenagem urbana e comprovou os benefícios dessas obras.

O estudo apontou que houve redução na intensidade das enchentes, além de demonstrar que, embora não seja possível mensurar o valor de uma vida humana, o benefício social gerado pelas mortes evitadas é de R$ 2,25 bilhões.

Outra análise, dessa vez elaborada pela Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE), também comprova a eficiência das ações.

Nos períodos chuvosos (outubro a março) anteriores à realização das obras emergenciais, eram registrados nos canais oficiais da Prefeitura cerca de mil ocorrências de alagamentos. Após a execução das obras, os registros caíram pela metade em comparação aos períodos de chuvas anteriores ao estudo (2021/2022 e 2022/2023).

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha