Domingão Tarifa Zero supera mais de 80 milhões de passagens gratuitas

Prefeitura de São Paulo avalia que houve aumento na frequência aos parques municipais com a adoção de ônibus grátis aos domingos

O Programa Domingão Tarifa Zero, que completou seis meses no último dia 17 de junho, já atingiu a marca de 81,3 milhões de passagens na capital. Esse número representa um aumento de 32% em relação ao movimento aos domingos e alguns feriados de dezembro de 2022 e junho de 2023, quando foram registradas 59,2 milhões de passagens de ônibus na capital, segundo a SPTrans, que gerencia o transporte público municipal.

Lançado em 17 de dezembro de 2023 pela Prefeitura de São Paulo, o programa instituiu a gratuidade nos ônibus municipais aos domingos, nos dias de Ano Novo e Natal e no dia 25 de janeiro, aniversário da capital. A medida foi adotada para tornar a cidade mais acessível e inclusiva, fomentar a economia e gerar empregos, sem contar o impacto favorável ao meio ambiente, pois substitui as viagens de carro pelo transporte coletivo.

Bilhete Único pode ser usado para liberar a catraca no Domingão Tarifa Zero, mas sem cobrança
Bilhete Único pode ser usado para liberar a catraca no Domingão Tarifa Zero, mas sem cobrança - Leon Rodrigues/SECOM

Há linhas de ônibus municipais que, com o Domingão Tarifa Zero, registraram aumento no número de passagens superior a 100%. É o caso da linha Jardim das Rosas – Terminal Capelinha, com aumento de 132%; da linha Terminal Parque Dom Pedro 2º - Terminal Bandeira (114%); e da linha Terminal Capelinha – Terminal João Dias (105%).

Em números absolutos, as com maiores aumentos foram Vila Arapuá – Terminal Sacomã, com 95 mil passagens a mais em relação ao mesmo período do ano passado; Terminal Jardim Ângela – Metrô Santa Cruz (91 mil passagens a mais); e Terminal Parelheiros – Terminal Santo Amaro (90 mil passagens a mais).

Para esse levantamento, na análise das linhas, foram consideradas apenas aquelas que operam todos os fins de semana desde o início do programa e no período de comparação.

DATAS COMEMORATIVAS

As datas mais destacadas para o programa foram os domingos que coincidem com o fim de semana de Natal, com 130% de crescimento de um ano para o outro, e de véspera de Réveillon, com 93% de aumento, além de 18 de fevereiro, um domingo, data de encerramento dos desfiles de blocos de rua do Carnaval de São Paulo, com aumento de 50% em relação a 2023.

Já em números absolutos, os dias que registraram recorde de passagens foram o aniversário da cidade (25 de janeiro), com 3,4 milhões. Já no primeiro domingo do programa (17 de dezembro de 2023), a marca foi de 3 milhões. No dia 3 de março, foram 2,9 milhões.

PARQUES MUNICIPAIS

Com o Domingão Tarifa Zero, cresceu também a frequência nos parques da cidade. Entre os cinco que registraram aumento na frequência de visitantes, quatro estão na periferia da capital. O parque do Carmo, na zona leste, registrou 1,4 milhão de pessoas aos domingos, nos últimos seis meses, um crescimento de 177% em relação a dezembro de 2022 e maio de 2023, segundo dados da Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA).

O parque Tiquatira, também na zona leste, praticamente dobrou de público nesse período, e os parques naturais Bororé, na zona sul, e Fazenda do Carmo, na zona leste, registraram crescimento de 92% no número de visitantes aos domingos. No geral, os parques municipais receberam 8 milhões de visitantes aos domingos em seis meses, representando um aumento de 11%.

Visitar o parque Ibirapuera aos domingos tornou-se um passeio habitual para a família da auxiliar de dentista Eliene Jesus da Paixão, de 45 anos – mas só depois que a tarifa zero foi implantada.

"Antes não dava, pois somos muitos e todos pagavam condução, menos minhas duas netas mais novas, que têm menos de seis anos de idade", conta Eliene, que mora no Jardim Ângela (zona sul) e costuma ir ao parque com o marido, a nora e quatro filhos, além de três netas.

"O dinheiro economizado com as passagens ajuda com o lanche do passeio", diz. "Tenho ainda aproveitado a gratuidade para visitar minhas tias."

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha