Aproveite São Paulo de ônibus aos domingos. É de graça

Prefeitura adota tarifa zero nas linhas de ônibus aos domingos, para ampliar acesso a lazer, parques, eventos culturais e outras atividades; medida visa fomentar economia e geração de emprego

.

Avenida Paulista, cartão postal paulistano, aberta aos pedestres aos domingos ORG XMIT: AGEN1811182230771975 Gabriel Cabral/Folhapress

São Paulo é uma das principais cidades do mundo. É referência como centro financeiro do país, mas também repleta de pontos turísticos e de atividades culturais. Agora, com a gratuidade dos ônibus aos domingos, que começa hoje, seus moradores terão mais uma razão para explorá-la. Os ônibus serão gratuitos também nos dias de Natal e Ano Novo e em 25 de janeiro, dia do aniversário do município.

A decisão foi da Prefeitura, que, com a medida, torna a cidade mais acessível e inclusiva. Além disso, fomenta a economia e a geração de empregos e renda, sem falar no impacto favorável ao meio ambiente, com a substituição de viagens de carro pelo transporte coletivo.

A medida adotada pela atual gestão tem o slogan "Domingão Tarifa Zero – explore, descubra, viva São Paulo" e visa incentivar o uso do transporte público, ampliar o acesso a lazer, parques, centros esportivos e eventos culturais.

.
Centro Esportivo Vila Santa Catarina, com piscinas e quadras renovadas pela Prefeitura - Edson Lopes Jr./SECOM

E são muitas as atrações no município. Só de espaços públicos municipais são 78 culturais, 46 esportivos e 112 parques espalhados por todas as regiões da cidade. Some a isso os equipamentos do estado, como o renovado Museu do Ipiranga, ou espaços culturais e recreativos particulares, além de shoppings.

Uma boa dica é ir de ônibus até o Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (Ceret), na zona leste, para encontrar os amigos, fazer uma caminhada com a família, um piquenique nos quiosques ou mergulhar na maior piscina da América Latina. Ao todo, são mais de 280 mil metros quadrados dedicados ao lazer.

Outra é aproveitar as lojas, a feirinha e os restaurantes do tradicional bairro da Liberdade, na região central. Com a decisão da Prefeitura de bloquear o tráfego em algumas ruas do bairro, deixando-as exclusivas para os pedestres, o passeio ficou ainda mais prazeroso.

.
Parque Burle Marx fica localizado na Vila Andrade, zona sul de São Paulo - Edson Lopes Jr./SECOM

A avenida Paulista, que também fica fechada para os carros aos domingos e conta com shows, feira de artesanato e vários museus, é também um ponto que vale a visita e que tem fácil acesso por ônibus.

Entre os parques, há opções nos quatro cantos. Do maior parque urbano da cidade, o Anhanguera (zona norte), ao Burle Marx (zona sul). Do Alfredo Volpi ao da Aclimação. Do Parque do Povo ao do Carmo.

Mas se o negócio é descobrir opções culturais paulistanas, a dica é ir de ônibus até a Cinemateca, na Vila Clementino, zona sul da cidade. Neste domingo de tarifa zero, o espaço exibe filmes da Mostra Mulheres Pioneiras no Cinema.

Mais uma opção neste domingo é conhecer a arquitetura centenária do Theatro Municipal, na praça Ramos de Azevedo, no centro da cidade. Inaugurado em 1911, é palco de grandes concertos, balés e outras apresentações artísticas.

.
Theatro Municipal de São Paulo, espaço de apresentações artísticas, como concertos e balés - Heloisa Ballarini/SECOM

A profissional de RH Nathália Oliveira, de 25 anos, diz que a gratuidade dos ônibus aos domingos será "uma mão na roda" em termos de economia nos passeios que costuma fazer pela avenida Paulista. "Achei boa a iniciativa", afirma.

Moradora de Itaquera, na zona leste, Nathália lembra que a medida deve favorecer inclusive quem trabalha por ali nesse dia, uma vez que a via aberta ao público acaba fomentando ofertas de comércio e serviços para quem frequenta o local por lazer.

Na opinião da vendedora Maria Betania dos Santos Neto, 52, a gratuidade dos ônibus aos domingos ampliará as opções de lazer, sobretudo das famílias que vivem em regiões periféricas da cidade.

Maria Betania, que mora no Jardim Romano, próximo ao Itaim Paulista, na zona leste, conta que, em sua vizinhança, muita gente deixa de passear e até de visitar parentes nos finais de semana por falta de dinheiro para o transporte. "A medida da Prefeitura vai ajudar muito essas pessoas", afirma.

Ela mesma diz que vai aproveitar a disponibilidade de ônibus gratuitos para incrementar seus passeios de domingo. "Quero ir mais vezes ao bairro da Liberdade para comer os deliciosos pastéis e yakissobas que vendem por lá", comenta.

O Parque do Povo, no Itaim Bibi, é um dos espaços de lazer da cidade eleitos pelo engenheiro Michel Peroni, 50, e sua mulher, Fabiana, 42, para encontrar amigos aos domingos.

O casal, que vive no entorno da avenida Paulista, pretende aproveitar a gratuidade do transporte de ônibus como alternativa para o deslocamento até o parque.

"Em geral íamos de carro, mas de ônibus, além de ser mais rápido, agora vai se tornar ainda mais econômico", calcula Peroni.

BILHETE ÚNICO

Mesmo com a gratuidade, aqueles que quiserem utilizar os ônibus municipais aos domingos deverão utilizar o bilhete único para liberar a catraca, mas não haverá cobrança.

Para quem ainda não tem o Bilhete Único, o cobrador ou o motorista irá liberar a passagem.

Em um primeiro momento, o atendimento será feito com a frota atual operacional de 4,8 mil ônibus. Estudos da SPTrans demonstram que, aos domingos, há 60% de capacidade ociosa nos ônibus em alguns períodos, o que permite absorver uma demanda maior.

Como as linhas atendem toda a cidade, não há necessidade de integração com metrô ou trens.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha