Prefeitura de São Paulo entrega 23ª escola para atender crianças de 4 a 5 anos

Investimento na unidade da Cidade Ademar é de R$ 4,5 milhões; atual gestão prevê a inauguração de 45 unidades até o final desde ano

A Prefeitura de São Paulo inaugurou na semana passada na cidade a 23ª EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil), desde 2023, que fica no Jardim Guacuri, Cidade Ademar, zona sul da capital, e tem capacidade para atender 232 crianças de 4 a 5 anos em período integral.

Dentre as 23 unidades inauguradas até agora, 18 são CEIs (Centros de Educação Infantil), 4 EMEIs e o CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Professor Dalmo de Abreu Dallari, que atende crianças de 0 a 5 anos.

Essa unidade entregue é a EMEI Abilio dos Santos Diniz, representando um investimento de mais de R$ 4,3 milhões da atual gestão, que pretende chegar a um total de 45 unidades entregues até o final deste ano.

A EMEI do Jardim Guacuri é composta de três pavimentos, abrigando salas de informática, de vídeo, brinquedoteca, refeitório, despensa, cozinha, área de serviço, vestiário, copa para professores, sanitários, diretoria, secretaria, playground externo, além dos espaços administrativos.

.
Crianças brincam na recreação da EMEI Abilio dos Santos Diniz, na zona sul de São Paulo - Marcelo Pereira/SMS

A estrutura da EMEI Abilio dos Santos Diniz, que homenageia o empresário que se tornou referência e esteve à frente de grandes grupos empresariais, segue as normas de acessibilidade com elevadores para atender a todos com conforto e segurança. A unidade conta ainda com dispositivos sustentáveis, como água de reúso e placas solares, para aquecimento da água utilizada nos banheiros.

O trabalho pedagógico nas EMEIs e CEIs é feito por meio do Currículo da Cidade – Educação Infantil, um documento da Secretaria Municipal de Educação (SME) que traz diretrizes quanto às atividades no dia a dia, experiências que as crianças podem adquirir, estímulos, aprendizagens, desenvolvimento e autonomia. Clique aqui e saiba mais.

A educação é uma das prioridades da atual gestão. Por isso, por exemplo, a Prefeitura manteve a fila de creche zerada em razão de parcerias firmadas com Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e à ampliação de vagas nos CEIs já existentes.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha