Como sua opinião é ouvida nos hospitais Rede D'Or

Pesquisas ajudam a medir a qualidade percebida e aprimorar os serviços para os pacientes

"Em uma escala de 0 a 10, qual é a probabilidade de você recomendar nosso hospital para um amigo ou familiar?" Quem dá uma nota alta mostra confiança na instituição. E, provavelmente, voltará a ela quando precisar.

Esse é o conceito da metodologia Net Promoter Score®. Usado mundialmente em diversos setores, o NPS é um dos métodos escolhidos pela maior rede privada de saúde da América Latina para captar a percepção de seus pacientes.

"O paciente, como consumidor, está cada vez mais exigente", explica Gilberto Fonseca, Diretor de Qualidade Percebida e Ouvidoria da Rede D’Or. "É importante entender a percepção do paciente quanto à entrega feita, em todos os pontos de interação dentro de sua jornada."

Paciente no centro do cuidado

"O NPS avalia o nível de fidelização, algo bem mais complexo do que a preferência dos pacientes", comenta Sharon Ordeno, que atua há 16 anos como analista da equipe de Ouvidoria da Rede D’Or. "O paciente fidelizado tem uma relação afetiva com a instituição, a partir de experiências anteriores positivas", explica.

Gilberto Fonseca, Diretor de Qualidade Percebida e Ouvidoria da Rede DÂ’Or
Gilberto Fonseca, Diretor de Qualidade Percebida e Ouvidoria da Rede D'Or - Divulgação

Ao responder uma pesquisa de satisfação NPS, o paciente avalia toda a sua jornada desde a recepção, seja na internação, no pronto-socorro, em consultas ou em exames. Isso contribui para que a Ouvidoria identifique oportunidades de melhoria.

Um exemplo disso aconteceu em São Paulo. Em um hospital, quem fazia cirurgias à tarde dava notas baixas para a Nutrição. Com a análise, descobriu-se o motivo: após longas horas de jejum, o paciente da tarde recebia um lanche, e não uma refeição completa após a cirurgia. A solução foi servir refeições completas também nesse turno, o que levou a um aumento imediato no índice de satisfação.

Outro hospital da Rede D’Or implementou uma ação de melhoria em seu Pronto Atendimento, com foco na comunicação mais empática. O paciente que aguardar por mais de 30 minutos recebe contato imediato, ainda na sala de espera ou no consultório. "A escuta ativa do médico e a atenção dada pela equipe fizeram subir a pontuação NPS", revela a analista.

Na Rede D’Or, para garantir que o paciente se sinta livre e sem pressão para sua avaliação, a pesquisa é enviada por email apenas após a saída do hospital ou do centro médico. A taxa média de resposta é de 15%.

Para Fonseca, a qualidade técnica é essencial para o serviço de saúde; e a qualidade percebida complementa a excelência na performance. "O usuário espera um atendimento ágil, acolhedor e humanizado, em que a comunicação seja clara e assertiva. Essa é a fórmula para a satisfação do paciente", reforça.

Sharon Ordeno Analista da equipe de Ouvidoria da Rede DÂ’Or
Sharon Ordeno Analista da equipe de Ouvidoria da Rede D'Or - Divulgação

Você estabelece uma relação de confiança com o paciente. Você pode até não ter a solução imediata, mas quando ele se sente acolhido, você está construindo uma relação de confiança

Sharon Ordeno

Analista da equipe de Ouvidoria da Rede D’Or

Foco na solução

Além de analisar dados e atuar de forma consultiva em todos os Comitês de Melhorias – presentes em cada um dos 69 hospitais da Rede D’Or no país – a equipe de Qualidade Percebida e Ouvidoria vai a campo ouvir o paciente.

"Parte do meu trabalho envolve acompanhar a jornada do paciente dentro das unidades. E a cada dia, desenvolvo um olhar mais sensível para o ser humano, entendendo a responsabilidade de ser a voz do cliente na empresa. Quem trabalha com a saúde tem que ser gente que gosta de gente. Tem que ter amor pela vida e prazer em servir", diz Sharon.

"Nossa estratégia é atuar de forma integrada, compartilhando ações e casos de sucesso que possam beneficiar e promover transformações positivas em todos os nossos hospitais", explica Fonseca.

A qualidade percebida tem relação direta com a expectativa: o que o cliente espera e o que, efetivamente, recebe. "As necessidades são únicas, individuais. Quanto melhor eu entender o comportamento do paciente, melhor será a experiência oferecida. É uma busca constante para aprimorar os processos e garantir o melhor cuidado centrado no paciente", conclui Fonseca.

SAIBA MAIS

CONCEITO SEIS ESTRELA

A Rede D’Or conta com resultados de NPS superiores aos de grandes hospitais que são referência internacional, como Mayo Clinic e Cleveland Clinic, nos Estados Unidos. Essa pontuação refere-se à média de todos os 71 hospitais do grupo no Brasil.

Nos hospitais Star, o resultado é ainda melhor. Todos estão na zona de excelência do NPS®, com pontuações comparáveis às das marcas mais amadas do mundo.

As unidades Star são especializadas em cuidados de altíssima complexidade, com tecnologias únicas, médicos de referência, tratamentos personalizados e baixo tempo de internação.

Atualmente, existem três hospitais Star no Brasil - Vila Nova Star (São Paulo), Copa Star (Rio de Janeiro) e DF Star (Brasília) -, além da clínica Onco Star e da Maternidade São Luiz Star, ambas em São Paulo.

Os números de NPS demonstram que o compromisso da Rede D’Or com os pacientes não passa despercebido.