Maternidade São Luiz Star: o novo olhar para o cuidado à gestante e às famílias que conquistou São Paulo

Com estrutura única e uma equipe assistencial altamente qualificada, maternidade da Rede DOr se torna referência

Vista da Maternidade São Luiz Star, na Vila Olímpia, São Paulo

Vista da Maternidade São Luiz Star, na Vila Olímpia, São Paulo Divulgação

O desejo de toda gestante é dar à luz um bebê saudável, em um ambiente seguro, no qual se sinta acolhida por uma equipe capacitada e possa ter a família presente na maior parte do tempo. A Maternidade São Luiz Star atende a todos esses critérios e, por isso, se tornou um desejo para futuras mães que buscam uma experiência única.

A procura pelos serviços da Maternidade São Luiz Star foi tão alta que a instituição precisou antecipar a abertura de quartos, que seria feita gradualmente ao longo dos primeiros meses de operação. Com essa medida, foi possível reduzir a fila de espera que se formou pouco tempo após a abertura da instituição, em agosto de 2022.

"É uma maternidade com a estrutura de um hospital completo, com as tecnologias mais avançadas, do pré-natal ao pós-parto", explica Maria Augusta Gibelli, diretora médica da instituição.

A Maternidade São Luiz Star oferece a gestantes, recém-nascidos e famílias um cuidado personalizado, com tecnologias únicas e segurança do paciente. Esses três são pilares do conceito Star de saúde, presente em hospitais como o Vila Nova Star (São Paulo), Copa Star (Rio de Janeiro) e DF Star (Brasília).

"Em menos de um ano de operação, já somos referência no país em parto natural humanizado", diz Gibelli. O índice de partos normais da Maternidade São Luiz Star está três vezes acima da média dos Hospitais da Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados).

É uma maternidade com a estrutura de um hospital completo, com as tecnologias mais avançadas, do pré-natal ao pós-parto

Maria Augusta Gibelli

diretora médica da instituição

Outro número expressivo é o índice de mamada na primeira hora da mãe com o recém-nascido, a chamada Golden Hour, que na São Luiz Star supera 90%. "O contato pele a pele, no momento do nascimento, e o incentivo ao aleitamento, vale para todas as mães, tanto em partos normais como cirúrgicos", ressalta.

De acordo com Gibelli, o resultado reflete a qualidade assistencial da maternidade, que conta com uma equipe especializada e uma estrutura de ponta para garantir a condução segura de partos de baixo, médio e alto risco, gestações múltiplas ou de bebês prematuros.

O Centro de Parto Natural (Delivery Room) tem oito salas equipadas com banheira e recursos não medicamentosos que ajudam na hora das contrações. Em caso de urgência materna ou fetal, a sala dispõe de equipamentos para uma cesárea de emergência. E a maternidade ainda conta com um centro cirúrgico completo e equipado com mais oito salas cirúrgicas para partos complexos.

A Maternidade São Luiz Star conta também com o Centro de Indução, espaço para a gestante que ainda aguarda entrar na fase ativa do trabalho de parto. A paciente é monitorada pelas equipes de obstetrícia, enfermagem e fisioterapia e, no momento certo, é encaminhada à sala de parto natural. "Dessa forma, oferecemos uma assistência ainda mais próxima e direcionada", explica.

Referência mundial em cirurgia fetal

Outro grande destaque da maternidade é o Centro de Medicina Fetal, com mais de 70 médicos especialistas dedicados ao acompanhamento das pacientes internadas ou atendidas no Pronto-Socorro. "Formamos a equipe mais qualificada do país, reconhecida internacionalmente, pois somos um dos poucos centros no mundo com estrutura e profissionais experientes para tratar todo tipo de patologia fetal, realizando uma média de dez cirurgias por mês", comenta Fábio Peralta, coordenador da equipe de Medicina Fetal e Cirurgia Fetal da Maternidade São Luiz Star.

As gestantes e seus médicos contam com tecnologias de última geração que permitem diagnosticar e tratar malformações congênitas e condições fetais raras. "Só é possível realizar procedimentos de altíssima complexidade, como as cirurgias intrauterinas, em uma instituição que ofereça o mais alto nível de segurança, com UTIs neonatal e materna de ponta. Isso é primordial para que os resultados em cirurgia fetal sejam de excelência", considera Peralta.

Na Maternidade São Luiz Star, dois andares são dedicados à UTI neonatal. Além dos leitos compartilhados, existem 22 individualizados. Em todos eles, é possível ficar 24h ao lado do bebê, inclusive para estimular o aleitamento materno. "O objetivo é que a mãe sinta-se acolhida e fique o mais próximo possível da criança", explica a diretora médica.

"Para nós, é importante que a mãe tenha o maior poder de decisão sobre esse momento especial, que deve ser uma experiência humanizada, respeitosa e compartilhada com toda a família." conclui.