Start Anglo investe em bilinguismo e alta performance acadêmica

Rede de escolas bilíngues cresce e busca preencher lacuna do mercado

O brasileiro está se acostumando com o ensino bilíngue. De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (ABEBI), há no país mais de 1.200 escolas do tipo, com crescimento de 10% em relação aos últimos seis anos.

O mercado de escolas bilíngues no Brasil movimenta R$ 250 milhões por ano, segundo a ABEBI. Mesmo com números tão superlativos, ainda há cerca de 200 mil estudantes que gostariam de cursar uma instituição de ensino bilíngue, mas não são atendidos porque ou não há oferta perto dos locais em que moram ou porque a qualidade deixa a desejar.

Para tentar preencher essas lacunas que impedem muita gente de acessar o aprendizado que gostariam, a rede Start Anglo Bilingual School está reforçando seu compromisso pedagógico em aliar o bilinguismo à alta performance acadêmica, em um modelo bem-sucedido que está crescendo com o apoio de uma rede de franqueados em ampliação: já são 30 contratos assinados, incluindo uma parceria com a prestigiosa escola francesa Liceu Pasteur.

Fachada de unidade da Start Anglo
Fachada de unidade da Start Anglo - Start Anglo/Divulgação

A franquia, iniciada em 2023 pelo grupo SOMOS Educação, tem como alicerce a tradição e a experiência de décadas do sistema Anglo. Com a oferta de inglês Eduall (desenvolvida em parceria com a Macmillan) e as propostas de educação socioemocional, pensamento computacional e desenvolvimento físico e esportivo para a construção de um currículo ampliado, tendo como foco uma educação integral de excelência, a Start Anglo Bilingual School quer chegar a cidades de todo o país.

"Fizemos uma reflexão profunda para entendermos o atual momento da educação. Observamos tendências mundiais e formulamos qual seria a proposta que levaria os nossos jovens a um outro lugar, de formação por competências e não apenas pelo conteudismo", conta Juliana Diniz, diretora de negócios da Start Anglo.

"Duas coisas nos chamaram a atenção. Primeiro, temos um gap de mercado, faltam escolas bilíngues e de alta performance. Aqui no Brasil, há muitas famílias que conseguiriam custear uma educação de qualidade, mas elas não encontram no mercado uma escola que seja simultaneamente comprometida com a formação de um cidadão global e com uma educação de qualidade comprovada", diz.

Ambiente interno da escola
Ambiente interno da escola - Start Anglo/Divulgação

"A outra questão é que percebemos que nós já tínhamos, aqui na SOMOS, um conjunto de ofertas que, quando bem articuladas e integradas, poderiam compor um currículo integrado e integrador, com a articulação intencional de componentes voltados ao desenvolvimento das competências necessárias para o mundo contemporâneo."

Nesse sentido, o grupo realizou uma pesquisa com cerca de 5.000 famílias brasileiras com a seguinte questão: Quais são os atributos mais importantes na hora de escolher a escola para o filho?

Entre as múltiplas respostas, 76% apontaram que seria uma escola que preparasse o filho para os principais exames do mundo. Ainda: 64% responderam que a aquisição de um segundo idioma era determinante no momento de escolher uma escola.

Alta performance

Para muita gente, não basta apenas aprender outro idioma na escola –é preciso, também, que a instituição garanta uma aprendizagem completa.

Para a Start Anglo Bilingual School, alta performance significa principalmente comprometer-se com:

- Formação Acadêmica de Excelência. A escola se apoia em um currículo robusto o suficiente para o aluno dominar os conhecimentos necessários para fazer confortavelmente os exames que desejar, seja um vestibular no Brasil, seja uma prova para entrar em uma universidade no exterior.

- Formação de Alunos com Mentalidade Global. É uma formação que abarca o bilinguismo, mas vai mais longe, por meio de componentes específicos em inglês, como Estudo Autônomo, Debates da ONU, Leadership e Leadership Mentoring (Liderança e Mentoria), Public Speaking (Prática de discurso), Financial Literacy (Educação financeira), Natural & Social Science (Ciências Naturais e Sociais), Creative Arts (Arte Criativa), Arts & Music (Arte e Música), Project Work (Projetos), Pensamento Computacional e Empreendedorismo Criativo. Assim, o aluno consegue vivenciar problemas mundiais e, além da fluência em uma segunda língua, ele passa por uma imersão cultural para entender hábitos e costumes de outros países.

- Formação Integral e Humana. Aqui entram as habilidades socioemocionais. Não basta mais ter o conhecimento técnico, é preciso desenvolver atributos diversos, como saber trabalhar em grupo, desenvolver pensamento crítico, ter a capacidade de resolução de problemas.

"A nossa proposta estimula o indivíduo em todas essas dimensões. Para que ele desenvolva sua máxima potência e possa atuar com eficácia no mundo contemporâneo", aponta Juliana.

Assim, a Start Anglo oferece aos alunos uma educação completa e inovadora por meio de um currículo intencionalmente integrado e ampliado, desenvolvendo competências essenciais para o futuro.

CONHEÇA A START ANGLO BILINGUAL SCHOOL

  • 2023: Ano de fundação
  • 2 escolas em operação
  • Mais de 470 alunos nas escolas em operação
  • 30 franquias já estão com contrato assinado

Vantagens

Por que muitos pais e mães estão à procura de escolas bilíngues para os filhos? Há vários fatores a considerar, segundo a diretora da Start Anglo. "Vivemos em um mundo sem barreiras. Para um cidadão pertencente ao mundo global o inglês é essencial", afirma Juliana.

"Além disso, no mercado de trabalho, profissionais que falam inglês fluentemente costumam ganhar salários maiores e têm mais oportunidades profissionais do que aqueles que não dominam a língua."

Unidade Franqueada e Flagship

A escola de São José do Rio Preto é a primeira unidade Flagship da Start Anglo, inaugurada em 2020. No ano em que a pandemia de Covid-19 dominou o globo, a escola recém-inaugurada conquistou famílias e alunos interessados tanto na inovadora união entre o bilinguismo e a alta performance como na rápida adaptabilidade ao cenário tecnológico e digital que o momento demandava.

A Flagship ajudou a pilotar e a aprovar todo o modelo pedagógico e de gestão que depois foi replicado na proposta de franquia ofertada aos parceiros da escola.

Já a primeira unidade franqueada da Start Anglo foi inaugurada no início deste ano, em Alphaville (Grande São Paulo), e o futuro reserva novos rumos. Em 2025, terá início a parceria com o Liceu Pasteur, tradicional colégio com mais de 100 anos de história e sede na Vila Mariana (região sul da capital).

Os alunos da instituição terão a chance de passar por um aprendizado trilíngue: português, inglês e francês. Será a flagship da Start Anglo em São Paulo.

"É uma grande realização para nós. É uma escola com uma atuação centenária em São Paulo, com uma qualidade acadêmica sólida e bastante conhecida", comemora Juliana. "É uma instituição que nasceu focada em preparar os jovens para as melhores universidades. Além disso, tem um amplo espaço verde e físico que oferece um ambiente estimulante e seguro. O colégio está de portas abertas para quem quiser visitar o espaço."

Modelo de franquia

Para a expansão das unidades da Start Anglo, o grupo está investindo no modelo de franquias. "Uma das razões é que a gestão de uma escola é muito complexa", afirma Juliana.

"Aqui na Start Anglo, temos todo o know-how em educação, principalmente no sistema bilíngue. E o modelo de franquia é seguro: é muito mais tranquilo fazer junto do que fazer sozinho. Definimos os papéis de cada um, e então eles se somam para construirmos uma escola sólida e inspiradora."

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha