Homenagem eterniza momento "pure gold" de Guga em Roland Garros

Ação promovida por Stella Artois Pure Gold, cerveja com menos calorias e sem glúten, recoloca na quadra central do Grand Slam francês o coração desenhado pelo tenista após seu tricampeonato

A imagem mostra um jogador de tênis em uma quadra de saibro, com um fundo de arquibancadas vazias. O jogador está vestido com uma camiseta branca e shorts, e parece estar se preparando para um saque. No fundo, há banners de patrocinadores e uma rede de tênis. O piso da quadra é de terra batida, característico de torneios de saibro.
Homenagem eterniza momento "pure gold" de Guga em Roland Garros - Stella Artois/Divulgação

A quadra central de Roland Garros, em Paris, amanheceu com uma homenagem a um dos momentos mais icônicos da história do tênis: um enorme coração desenhado no saibro.

Uma lembrança da cena que está gravada no imaginário de todo amante dos esportes: Gustavo Kuerten, emocionado e exausto, deitado dentro de um coração que ele mesmo fez com sua raquete para celebrar o tricampeonato do Aberto da França.

A conquista de 2001 escreveu de vez o nome de Guga no olimpo do tênis mundial. Foi o momento ouro puro da carreira de um dos mais carismáticos e bem-sucedidos tenistas da história do Brasil.

Em 2025, comemoram-se os 25 anos da chegada de Kuerten ao primeiro lugar do ranking mundial da ATP. Até hoje, o brasileiro é o único tenista latino-americano a fazer parte do seleto grupo de atletas que atingiram o topo.

E para Stella Artois, marca identificada com o tênis e que tem a versão Pure Gold, com menos calorias e sem glúten, nada mais justo do que celebrar essa data relembrando o momento ouro puro da carreira do tenista, uma das comemorações mais marcantes da história do tênis.

"O gesto mais simbólico da carreira de Guga merece ser brindado, especialmente nesse momento tão especial, que celebra não apenas sua carreira, mas um momento vibrante para o tênis brasileiro e para a marca. E não há cenário melhor para Stella Artois convidar para esse brinde do que Roland-Garros", afirma Mariana Dedivitis, diretora de marketing de Stella Artois.

Stella Artois é a cerveja oficial de Roland Garros, e o espaço exclusivo da marca no local também foi cenário de outro momento especial, quando Guga desenhou o coração em uma réplica em miniatura da Philippe-Chatrier, feita com o saibro da quadra original, e entregou como um presente à Federação Francesa de Tênis. A iniciativa é uma resposta à admiração de Moretton, fã declarado de Guga, que até já manifestou a vontade de eternizar esse momento na história do tênis.

NÚMERO 1

Guga chegou ao primeiro posto do ranking da ATP em 2000, um ano inesquecível e impressionante de sua carreira.

Além do bicampeonato em Roland Garros (ganhou a primeira vez em 1997), ele acumulou 15 vitórias seguidas, entre outros feitos.

Em sua trajetória naquela temporada, o brasileiro também conquistou a Masters Cup, em Lisboa, torneio que reunia os oito melhores tenistas da temporada, e se tornou o único a derrotar as lendas Pete Sampras e Andre Agassi no mesmo evento. Era a consagração definitiva de uma carreira que floresceu em Florianópolis (SC).

O ex-tenista começou a dar as primeiras raquetadas ainda na infância, por incentivo da família. Na adolescência, iniciou sua aventura profissional e estreou internacionalmente no Circuito Mundial em 1995.

O talento, o carisma e a simpatia de Guga logo o transformaram em ídolo dos brasileiros. Afastado das quadras desde 2008, ele ainda mantém um vínculo de afetividade e credibilidade com seus fãs.

O fenômeno Guga não só fez milhões de pessoas ficarem grudadas na tela da TV para assistir aos seus jogos mas também ajudou a alavancar a prática de tênis por todo país no fim dos 1990 e início dos 2000.

Quando chegou a Roland Garros em 2001, o tenista já era um ícone mundial, com uma ligação estreita e afetiva com o Grand Slam francês, construída em suas duas conquistas anteriores.

Guga alcançou o tricampeonato com uma vitória contundente sobre o espanhol Alex Corretja por 3 sets a 1.

Ao fazer o ponto final, desenhou um coração com a raquete no saibro da Philippe Chatrier e se deitou em sua quadra preferida. Segundo ele, foi o momento mais especial de sua carreira.

GUGA EMBAIXADOR

A homenagem aos 25 anos da chegada de Guga ao topo do ranking celebra também o início da parceria do ex-tenista com Stella Artois, cerveja premium da Ambev, segmento da companhia que registrou que registrou alta superior a 20% no primeiro trimestre de 2025 na comparação com o ano anterior.

O tenista é hoje um dos embaixadores da marca e estrela uma campanha publicitária.

As imagens históricas de 2001 se alternam com cenas atuais, nas quais o atleta redesenha o coração no saibro, agora em tom dourado, numa referência ao puro ouro de sua carreira e à Stella Pure Gold. A campanha foi criada pela GUT São Paulo, com produção da United e direção de Gabriela Mo.

"Stella Pure Gold celebra não apenas um dos gestos mais icônicos do tênis, mas também a conexão genuína que temos com esse universo. Esse é o fator mais importante e que nos tornou a primeira marca da história a receber permissão para usar as imagens originais de 2001", completa Mariana.

Stella Artois é a cerveja oficial do Grand Slam francês e mantém uma ligação estreita com o tênis, apoiando Bia Haddad, Maria Sharapova e Frances Tiafoe, além de ser patrocinadora de Wimbledon, do ATP Tour e do ATP Finals.

Além do vídeo, a campanha espalhou corações dourados por outros locais marcantes da trajetória de Guga, como o Lagoa Iate Clube, onde o tenista treinava aos finais de semana quando criança, o Costão do Santinho, palco de sua despedida, em Florianópolis, e o saibro de Rothenbaum, em Hamburgo, onde conquistou o título, em maio de 2000.

"Essa é a primeira campanha de Stella Brasil para Roland Garros e também é a primeira vez que uma marca explora o momento mais emblemático da história vitoriosa e inspiradora do Guga. Estamos felizes de termos feito isso, junto com a incrível equipe de Stella Artois, de forma tão poética e envolvente, espalhando um gesto tão bonito mundo afora", afirmaram Guilherme Nesti e Daniel Achucarro, diretores de criação da Gut.

Beba com moderação

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha