BRILHO ETERNO

CEO da Tiffany & Co. visita o Brasil, aponta crescimento de vendas e fala sobre planos de expansão

Tiffany Diamond, que foi exposto no Brasil

Tiffany Diamond, que foi exposto no Brasil David Mazzo/Divulgação

Presente há mais de 20 anos no Brasil com suas joias icônicas e seu legado de rastreabilidade de diamantes, a Tiffany & Co. tem planos de expansão no país. De acordo com o CEO da marca, Anthony Ledru, o Brasil é o segundo maior mercado da grife na América Latina, depois do México, e apresenta alto potencial de crescimento.

O executivo, que visitou o Brasil em agosto, planeja reformar nos próximos dois anos as três lojas que a marca possui em São Paulo e afirma que, no fim de 2022, a Tiffany & Co. terá dobrado seu resultado no país.

O recente lançamento da linha Tiffany Lock, cuja primeira coleção traz braceletes de ouro rosa, branco e amarelo, surpreendeu. As vendas dessa coleção no Brasil figuram entre as maiores do mundo.

As vendas, no geral, foram crescentes nos últimos anos, ele afirma. Com a pandemia de Covid-19, muitos brasileiros deixaram de viajar para o exterior, onde costumavam comprar peças da Tiffany. Isso fez crescer a procura pelas seis lojas da marca em quatro cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba. A expectativa é que essa experiência de compra no Brasil perdure, mesmo com a volta das viagens internacionais.

Segundo Anthony Ledru, o fato de o Brasil ser o maior país do continente e o único em que as pessoas falam português o torna muito especial e com enorme potencial de crescimento no longo prazo.

Anthony Ledru, CEO global da Tiffany & Co
Anthony Ledru, CEO global da Tiffany & Co - Claudio Gatti/Divulgação

Essa distinção faz com que a marca mantenha no Brasil um time 100% local. O atual diretor-geral, por exemplo, é o terceiro brasileiro consecutivo a ocupar o cargo. "Não acreditamos em trazer alguém de fora por dois ou três anos e depois ir embora. Demora para entender o Brasil, um mercado complexo, um país de 200 milhões de pessoas", afirma Ledru. Segundo ele, um cliente em Recife, um em Curitiba e outro em Manaus são totalmente diferentes.

Nos planos da Tiffany está explorar novas cidades, como Porto Alegre, Recife, Goiânia e Manaus. De imediato, não haverá um novo formato de loja, mas futuramente é possível. Por enquanto, a marca utiliza consultoria direta com os client advisors, como era feito 180 anos atrás, quando se ia até o cliente.

A empresa pretende também criar um ecommerce, para chegar a ainda mais clientes. A previsão é ter esse serviço funcionando em até dois anos.

Ledru esteve no Brasil para a exposição do principal diamante da joalheria, o Tiffany Diamond. Trata-se de uma pedra de 128,54 quilates, comprada pela empresa em 1877 e que só foi usada quatro vezes, por ícones como Audrey Hepburn e, mais recentemente, por Beyoncé.

Joias da nova coleção
Braceletes da nova coleção Lock - Divulgação

"NOSSAS COLEÇÕES SEGUEM REVOLUCIONANDO", DIZ LEDRU

Qual a importância do designer Jean Schlumberger para a Tiffany?

Jean Schlumberger (1907-1987, francês que foi contratado pela Tiffany em 1956) foi um dos principais designers de joias do mundo e o registro definitivo da marca Tiffany. É também um dos artistas mais talentosos do século 20. Fazia criações fantásticas, cheias de perspicácia e curiosidade. Usando pedras preciosas extraordinárias, transformou maravilhas da natureza em objetos deslumbrantes e designs fortes e esculturais em joias que são magníficas declarações de beleza. São inigualáveis no mundo do design de joias. Em 1995, o diamante Tiffany foi colocado em uma de suas criações mais adoradas: o broche Bird on a Rock e continua sendo uma das pedras preciosas mais importantes do mundo e uma homenagem à visão de Charles Lewis Tiffany.

O que define uma coleção?

Cada vez mais buscamos trazer coleções com significado e propósito, que demonstrem os valores da marca, conversem com o nosso público e que de fato façam parte do nosso legado, para além de uma temporada. A coleção T, por exemplo, traz um grande registro visual da marca em seu design e segue em constante desenvolvimento. Agora, nossas duas mais recentes coleções, Knot e Lock, trazem a modernidade e carregam uma atemporalidade e versatilidade que atravessam gerações. Principalmente, nossos braceletes Lock, que fazem parte da primeira coleção oficialmente agênero da Tiffany.

Beyoncé, usando as jóias da Tiffany
Beyoncé estrela nova campanha da marca - Divulgação

Por que trabalhar com ícones pop?

Poder colaborar com astros da atualidade é de grande importância para a marca. Nos juntar a Beyoncé e Jay Z na campanha "About Love", por meio do Tiffany Diamond, é trazer o legado da marca para a modernidade, é celebrar o amor, a arte, e a expressão e o sucesso disso fica claro nos números também. Foi uma das campanhas mais bem-sucedidas na história da marca, ajudando a impulsionar as vendas de 2021. E estamos muito honrados em continuar nossa parceria pelo segundo ano consecutivo e inaugurar uma excitante nova era de amor com a campanha "Lose Yourself in Love", que incorpora a beleza do amor próprio e da elegância empoderada. Beyoncé é uma inspiração para muitos porque ela incorpora essas qualidades.

Como manter a relevância de uma marca por tanto tempo?

O Tiffany Diamond, que foi exibido no Brasil, resume a marca. São 120 anos de história do Tiffany Diamond e ele nunca esteve à venda, o que mostra que a companhia não busca fazer dinheiro rápido. Para manter a marca com relevância em tantos anos existem três pilares: o primeiro é a comunicação, e a marca vem fazendo drásticas mudanças nessa área; a segunda são nossas pedras e o legado da marca; e, por último, os produtos, nossas coleções ícones que seguem revolucionando e sendo destaque em vendas.