Com 20 anos de tradição, Unicid segue na vanguarda da formação médica

Universidade oferece formação humanística para os médicos do futuro

Unicid

Estudantes em atividade no Hospital Simulado da Unicid Unicid/Divulgação

O ensino de Medicina cresceu no Brasil e sofreu diversas transformações na última década. Novos cursos, novas tecnologias, novas metodologias e um novo aluno vêm influenciando o modelo de formação dos futuros médicos.

Ciente destas transformações, a Unicid (Universidade Cidade de São Paulo), utilizando-se dos seus 20 anos de tradição no ensino médico, frequentemente revisa seus métodos e práticas em busca constante da excelência.

Com o aprimoramento de sua infraestrutura de ponta e de seu projeto pedagógico, passa a oferecer uma formação ainda mais completa e humanística para os profissionais do futuro.

"A oferta do curso de Medicina passa por um movimento de expansão nos últimos dez anos. Atrelado a isso, há a questão do avanço tecnológico, inteligência artificial e a mudança geracional. O novo cenário nos provocou a repensar práticas e metodologias, sempre pensando no nosso aluno como protagonista da formação", afirma André Raeli, vice-presidente de Saúde da Cruzeiro do Sul Educacional.

Frente a esse cenário, a Unicid retrofitou o campus Villa-Lobos para oferecer um curso ainda mais inovador.

Esse novo espaço vem recheado de novidades na infraestrutura e na tecnologia. Além disso, novas metodologias que dialogam com "nativos digitais" foram incorporadas ao projeto pedagógico. Espaços reformulados, áreas para descanso e convivência e o Hospital Simulado, o primeiro centro de treinamento de simulação avançada do Brasil com acreditação da Sobrassim (Sociedade Brasileira de Simulação na Saúde).

Unicid
André Raeli, vice-presidente de Saúde da Cruzeiro do Sul Educacional - Unicid/Divulgação

Com isso, a Universidade passa a compor aulas em diferentes desenhos de aprendizagem, sempre tendo o aluno no centro da formação. "A Unicid me proporcionou uma base sólida de conhecimentos, desde as disciplinas básicas até as áreas mais complexas", conta Isabella Pedrotti Leme de Andrade, formada em 2024.

Durante o curso, os alunos aprendem sobre o corpo humano e seus sistemas, vivem situações que simulam o dia a dia de atendimentos e, sob supervisão, atuam em hospitais e unidades de saúde, colocando na prática o que aprenderam.

Um dos destaques do novo campus é o Hospital Simulado, que permite que os alunos usem manequins de alta fidelidade para simular casos de diferentes níveis de complexidade.

Ali eles encontram o ambiente ideal para discutir casos e tomadas de decisão que irão encontrar na realidade. Isso ajuda que estejam mais seguros e capacitados nos futuros atendimentos reais.

"As aulas no hospital simulado permitiram experimentar as sensações da vida real, combinando a adrenalina do momento com a necessidade de evocar o conhecimento para o raciocínio e conduta rápida e eficiente. Os casos clínicos selecionados pelos professores são os mais prevalentes na prática médica e tudo parece muito real", afirma Fernanda Kuriki, aluna do curso de Medicina. "Os dias de simulação nos levaram a aprender a tomar decisões e a lidar com a pressão do ambiente hospitalar", avalia a ex-aluna Isabella.

Todas as mudanças realizadas na Medicina da Unicid foram alicerçadas nas experiências vividas em 20 anos de tradição –com cerca de 2.000 médicos formados– e pensadas por um corpo docente coeso ealtamente capacitado.

"Não é um curso que nasce agora como uma aposta na formação, trata-se de uma história de formação médica já validada e referendada.

Muitos dos nossos docentes são egressos do curso de Medicina, e isso produz um diferencial muito interessante", diz Cipriana Nicolitt, diretora acadêmica de Medicina da Cruzeiro do Sul Educacional.

"É um espaço novo, com novas tecnologias e metodologias, mas sem desconectar de uma tradição de 20 anos", completa.

A oferta do curso de Medicina passa por um movimento de expansão nos últimos dez anos. Atrelado a isso, há a questão do avanço tecnológico, inteligência artificial e a mudança geracional. O novo cenário nos provocou a repensar práticas e metodologias, sempre pensando no nosso aluno como protagonista da formação

André Raeli

vice-presidente de Saúde da Cruzeiro do Sul Educacional

PARCERIAS DE DESTAQUE

Outro ponto importante da formação é a vivência prática dos alunos nas instituições de saúde parceiras.

A Unicid busca prioritariamente parceiros no setor público de saúde. Entre eles estão o Hospital do Servidor Público Estadual, o Hospital Regional de Cotia, a Maternidade Leonor Mendes de Barros e o Hospital Infantil Darcy Vargas, entre outros. Adicionalmente, vem estreitando o relacionamento com players relevantes, proporcionando a prática também em hospitais privados de referência na capital.

Os alunos também se beneficiam de parcerias internacionais. A principal delas é com o Marc Institute (EUA), em Miami, um dos maiores centros de treinamento em cadáver fresco do mundo.

Em parceria com a Unicid, o Marc inaugurou laboratório na avenida Paulista, em São Paulo.

"O Marc é um diferencial para nossos alunos e uma oportunidade para a indústria, que pode usá-lo como laboratório", ressalta André Raeli.

Acompanhando cada passo da jornada do futuro médico, atenta tanto à vanguarda tecnológica quanto às questões éticas e humanísticas, a Unicid forma profissionais que fazem diferença na assistência médica.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha