Brasileiro quer ter cheiro bom no corpo inteiro, diz Datafolha

Pesquisa revela alto grau de preocupação dos entrevistados com odores corporais; Unilever lança nova categoria de desodorantes para outras partes do corpo

Uma pesquisa inédita do Datafolha revela o alto grau de preocupação dos brasileiros com os odores corporais. Encomendado pela Unilever, dona das marcas Rexona, Dove e Dove Men+Care, o levantamento mostra que 89% dos entrevistados usam desodorante diariamente, e 77% afirmam se preocupar com os próprios cheiros.

Essa atenção não é nova: o Brasil já figura como segundo maior mercado global de desodorantes e lidera o ranking mundial em frequência de uso diário, segundo levantamento de 2022 realizado nos 14 países onde a Unilever atua.

O novo estudo do Datafolha aprofunda essa relação e revela que o cuidado com o cheiro vai além das axilas. Quando perguntados sobre outras regiões que causam incômodo, pés e virilha aparecem empatados no topo da lista com 38% e 37%, respectivamente. Até o pescoço é motivo de inquietação para 17% dos entrevistados.

Nova linha de desodorantes corporais da Unilever com 17 produtos das marcas Rexona, Dove e Dove Men+Care

A imagem mostra uma exposição de produtos da marca Rexona, incluindo desodorantes em spray e em creme. Os produtos estão dispostos em suportes brancos iluminados com luzes coloridas, predominantemente em tons de rosa e azul. Ao fundo, há um painel com o logotipo da Rexona, que é um símbolo de verificação. A iluminação e a disposição dos produtos criam um ambiente moderno e atrativo.
Unilever/Divulgação
A imagem mostra várias latas de desodorante da marca Dove Men+Care em um fundo escuro. Em destaque, está uma lata de desodorante com a etiqueta 'all body deo' e a fragrância 'Fig & Suede'. As outras latas têm diferentes cores e rótulos, mas não são legíveis. O ambiente parece ser uma prateleira ou exibição de produtos.
Unilever/Divulgação
A imagem mostra vários frascos de desodorante da marca Dove dispostos em um suporte circular iluminado. Os frascos são brancos com tampas claras e apresentam a inscrição 'Dove all body deo' em diferentes cores, indicando diferentes fragrâncias. O fundo é neutro e destaca os produtos.
Unilever/Divulgação

Os dados desafiam estereótipos. Homens, por exemplo, se mostram mais impactados pelo tema: 32% deles já deixaram de ir a algum lugar por não se sentirem suficientemente cheirosos, e 28% afirmam ter saído de ambientes por incômodo com o próprio odor corporal.

O impacto ultrapassa o físico. Oito em cada dez brasileiros associam o fato de estar cheiroso a uma sensação de tranquilidade e positividade. Para 30% dos entrevistados, a fragrância pessoal também está ligada à segurança, liberdade e satisfação consigo mesmo.

Apesar disso, o uso de desodorantes em outras partes do corpo ainda é pouco comum — apenas 9% dos respondentes declaram fazê-lo. Entre eles, as regiões mais citadas são peito e pescoço.

Esse dado levou a Unilever, sempre atenta ao comportamento do consumidor, a lançar neste mês no Brasil uma nova categoria de produto: desodorantes para outras partes do corpo, com as marcas Rexona, Dove e Dove Men+Care.

"Trata-se de um marco significativo e mais um momento de inovação da Unilever no mercado de cuidados pessoais. O lançamento do All Body Deo reforça nosso pioneirismo e aposta em tecnologias desenvolvidas para a necessidade e o desejo do consumidor", afirma Viviane Ramos, Diretora de Marketing da Categoria de Desodorantes da Unilever no país.

Diferentemente dos já conhecidos antitranspirantes, os novos produtos possuem uma tecnologia exclusiva que elimina as bactérias que causam mau odor e neutraliza odores corporais remanescentes, respeitando o microbioma da pele, sem interferir no processo natural da transpiração. Além disso, possuem fragrâncias variadas, prolongando a sensação de frescor.

Além da variedade de fragrância, a linha All Body Deo possui versões em aerossol e creme para garantir facilidade de uso e adaptação às diferentes áreas do corpo. Ao contrário de perfumes e body splashes, os produtos não contêm álcool em sua formulação.

Segundo Ramos, apesar de o consumidor demonstrar interesse por soluções capazes de controlar o odor de todo o corpo, ainda será necessário incorporar o novo hábito à rotina. "É uma nova etapa que chega para somar à rotina de cuidados pessoais, na qual ainda fará parte o uso de antitranspirantes para a axila. A demanda por um desodorante seguro para neutralizar o mau odor em outras partes do corpo existe, e o uso precisa se consolidar no dia a dia."

Nos Estados Unidos, onde a categoria já está disponível, o segmento movimenta atualmente cerca de US$ 340 milhões e apresentou crescimento de 11 pontos percentuais em penetração no último ano. Por aqui, os produtos chegam com uma estratégia robusta de comunicação e distribuição, e podem ser encontrados nos principais pontos de venda do país.

*conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha