Os 10 cursos mais procurados do Brasil

Uninove | Estúdio Folha|

Escolher a profissão é um momento delicado na vida de uma pessoa. São muitas opções de cursos superiores, em áreas diversas. Na hora de tomar essa decisão, é importante levar em conta quais os seus interesses e habilidades que deseja aprimorar. "Além disso, é preciso conhecer as diversas possibilidades de cursos e realizar uma análise do mercado de trabalho", completa a professora Rafaela Cochiolla, coordenadora do curso de psicologia da UNINOVE.

Uninove | Estúdio Folha

Veja, abaixo, os 10 cursos mais procurados pelos vestibulandos de acordo com o Censo da Educação Superior do Ministério da Educação:

1 - Direito
O Curso Superior em Direito é o curso mais procurado do Brasil e teve crescimento de mais de 32% entre 2009 e 2016 (segundo o Censo de Educação Superior). O Curso de Direito da UNINOVE é o único da área no Brasil com avaliação máxima no MEC (nota 5). Ele tem uma dinâmica diferenciada, onde o dia a dia do setor é colocado em prática na sala de aula. Vista seu terno e encare esta graduação com bolsa de até 100% de desconto.

2 - Administração
Para ter sucesso na Administração Pública, Administração Privada ou Administração do Terceiro Setor é preciso gostar de lidar com gestão de pessoas, gestão de processos e de negociações nacionais e internacionais. O curso superior de Administração da UNINOVE oferece professores mestres e doutores e infraestrutura de ponta e um curso de inglês gratuito. Além disso, os alunos estudam com inovação da sala do futuro, uma didática exclusiva que os prepara para o mercado de trabalho. O curso está disponível na modalidade presencial ou a distância.

3 - Pedagogia
O aluno que optar por essa formação entenderá como desenvolver técnicas de aprendizado, mas também como gerenciar ambientes que promovem o conhecimento, como escolas, creches e até museus e bibliotecas. É um curso de grande acessibilidade por ser um dos cursos superiores de mensalidade mais barata do mercado. Na UNINOVE, a formação do pedagogo destaca-se para a atuação na docência e capacitação para a gestão no âmbito da educação formal e não formal (aqueles que ocorrem fora do sistema formal de ensino). Com formação em 6 semestres, os futuros professores também poderão atuar na educação inclusiva, com enfoque nas deficiências auditiva e visual, a partir das aulas de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e Braille, assim como na docência da educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como na gestão de instituições de ensino.

4 - Engenharia Civil
O curso Superior de Engenharia Civil oferece um alto índice de empregabilidade e é considerado prioritário para o crescimento do país segundo o Ministério da Educação. O mercado da construção civil passa por um dos momentos de maior aquecimento da história e ainda há espaço para milhares de profissionais desenvolverem sólidas carreiras nesta área. Na UNINOVE esse é um dos cursos que recebem investimento de ponta. Os laboratórios possuem equipamentos de última geração tanto para softwares de projetos quanto para desenvolvimento em construções civis, pesquisa e indústria.

5 - Ciências Contábeis
O contador é o profissional essencial para o funcionamento de uma empresa e seus diversos processos e negócios. Além disso, pode trabalhar emauditoria (verificando os registros contábeis), em perícia ou, ainda, como controller. Uma vivência adequada na universidade garante que seu aprendizado não seja apenas teórico, seja também prático e dinâmico. Na UNINOVE essa possibilidade é garantida. As salas do futuro e os projetos integrados fazem parte da jornada do aluno.

6 - Enfermagem
O enfermeiro tem como função principal executar os mais variados tratamentos no âmbito hospitalar. É ele quem está em contato direto com o paciente e tem como missão promover o bem-estar no cuidado médico. Em sua profissão, pode trabalhar de forma solidária, atuando em comunidades na prevenção de doenças ou fazendo trabalhos educativos e ainda assumir cargos de gestão de esquipe como enfermeiro-chefe. Na UNINOVE, a prática é uma constante do curso de Enfermagem. O aluno estuda em clínicas próprias da instituição e conta com espaço de simulação realística, onde um ambiente de saúde é simulado e os alunos colocam a teoria em prática. A UNINOVE é a única instituição a dispor de toda esta infraestrutura.

7 - Psicologia
Com um currículo voltado ao estudo do comportamento humano, o curso de Psicologia prepara profissionais que contribuem com a saúde mental das pessoas. A UNINOVE valoriza a vivência do aluno e, por isso, pede que o aluno performe atendimentos supervisionados junto à comunidade, integre grupos de pesquisa e extensão universitária e realize atividades de iniciação científica sob a orientação de professores doutores e mestres. Além disso, a universidade estabelece parcerias para garantir estágios aos alunos e atendimento a públicos específicos, passando por uma residência multiprofissional ao final do curso.

8 - Educação Física - licenciatura e bacharelado
Um profissional de educação física pode trabalhar em academias, clubes, empresas privadas, condomínios e resorts com o intuito de promover atividades de recreação, ou então empreender, criando uma série de atividades para grupos e nichos. Na UNINOVE os alunos são preparados para se tornarem professores e, com mais um ano de estudo, podem obter um diploma de bacharel para ampliar a sua gama de atuação.O curso está disponível nas modalidades presencial e a distância. Acesse aqui e confira os detalhes sobre licenciatura e aqui sobre bacharelado.

9 - Arquitetura e Urbanismo
Um candidato ao curso superior de Arquitetura será contemplado com aulas de desenho, artes, história e urbanismo, além da relação entre o design e a construção. A proposta do curso da UNINOVE é transformar o estudante em um profissional antenado às tendências mais modernas e às necessidades da sociedade. Na UNINOVE, laboratórios específicos complementam o conteúdo dado em sala de aula.

10 - Engenharia de Produção
O curso superior de Engenharia de Produção faz uma ponte entre a área tecnológica e administrativa das empresas. O engenheiro de produção é capaz de gerenciar os recursos financeiros, materiais e humanos de uma organização com o objetivo de aumentar a produção e rentabilidade do local. Na UNINOVE, o curso está disponível nas modalidades presencial e a distância e conta com uma das infraestruturas de aprendizagem mais avançadas.

Uninove | Estúdio Folha

Conhecer bem a universidade onde pretende estudar pode ajudar neste processo de decisão. Por isso, é possível agendar uma visita à alguma unidade da UNINOVE. "O coordenador do curso pode explicar sobre a carreira, sobre as disciplinas da grade curricular, além das áreas de atuação profissional", explica Cochioll.

Espaço Pago
Espaço pago