Coleção especial celebra os 60 anos da Vivara

De ateliê de ourives a maior rede de joalherias do Brasil, marca mantém essência de eternizar momentos; série comemorativa Icona traz joias produzidas com tanzanita, turmalina verde, turmalina rosa e diamantes

"Tornar cada história única e especial." Esse é o propósito da Vivara, marca referência no mundo da alta joalheria que completa 60 anos de história no Brasil. "Temos o compromisso de desenvolver produtos com o mesmo cuidado com que os antigos ourives faziam, criando joias exclusivas e eternas, que marcam momentos especiais na vida das pessoas", diz Marina Kaufman, diretora de marketing de Vivara.

Tudo começou com a chegada do imigrante romeno David Kaufman ao Brasil. No início, ele trabalhou como varredor em uma oficina de joias em São Paulo, mas, artesão talentoso que era, logo abriu sua própria fábrica de joias, chegando a ter duas lojas no centro da capital paulista.

Ao completar 18 anos, o filho Nelson, que havia acabado de ingressar na faculdade de engenharia, passou a trabalhar com o pai e aprendeu a profissão. Aos 25 anos, Nelson ganhou do pai a joalheria menor chamada Ipeuna. Tinha 10m2 e um funcionário apenas na galeria Ipê, na rua Sete de Abril. Ele então mudou o nome para Confecção de Joias Vivara, em referência a uma ilha italiana habitada somente por pássaros. Dez anos depois, nome e logotipo foram renovados e o negócio cresceu, chegando atualmente a mais de 300 lojas em todo o país.

Todo esse cuidado e trabalho artesanal será reforçado na comemoração dos 60 anos da marca com o lançamento da coleção especial Icona, que traz anéis, pulseiras, brincos e colares com tanzanita, turmalina verde, turmalina rosa e diamantes em campanha estrelada por Gisele Bündchen.

Coleção especial celebra os 60 anos da Vivara
Criações para a coleção Icona, que celebra os 60 anos da Vivara no Brasil - Divulgação

A longevidade da marca resulta do equilíbrio entre tradição e inovação numa estratégia focada em segurança e em expansão. "Desde a abertura da pequena oficina na rua Sete de Abril, ressaltamos o cuidado singular com cada joia e com cada cliente, cuidados que permaneceram na essência da marca mesmo depois da expansão e do crescimento", afirma Marina, que é filha de Nelson.

Segundo a executiva, para manter essa essência pulsando ano após ano no dia a dia do time e refletida em todos os processos, a empresa revisa constantemente as estratégias e reforça a missão da marca, que é: "Existir para fascinar os nossos clientes, oferecendo a melhor experiência na escolha do presente perfeito."

Ourives selecionando diamantes para joias da Vivara
Ourives selecionando diamantes para joias da Vivara - Divulgação

Paulo Kruglensky, CEO da Vivara, considera que outro diferencial contribuiu para essa jornada: o modelo de negócios verticalizado, no qual a empresa produz a maior parte dos produtos vendidos nas suas lojas. "Essa foi uma das principais estratégias adotadas para conseguirmos manter na essência o cuidado em todas as pontas da nossa operação, seja na arte da produção de joias, no atendimento impecável em loja ou no pós-venda."

Campanhas com celebridades como Gisele Bündchen aumentaram a visibilidade da joalheria, assim como a criação de uma nova marca em 2011, a Life by Vivara, com joias casuais, pingentes colecionáveis e forte presença de itens em prata.

O lançamento do ecommerce Vivara, em 2012, também contribuiu para a expansão e democratização da rede. "Atualmente, a venda digital já tem o dobro da representatividade da receita que tínhamos antes da pandemia, e boa parte dos clientes passa pela jornada digital antes de ir até a loja. Além disso, o consumidor que compra na internet e retira na loja acaba fazendo uma nova compra na hora de buscar a joia. Ele também passa a frequentar mais a unidade e a se relacionar com a marca de forma mais frequente", afirma Marina.

Gisele Bündchen estrela coleção em parceria que completa 12 anos

Making of de Gisele Bündchen com joias da coleção Icona
Making of de Gisele Bündchen com joias da coleção Icona - Divulgação

A Vivara comemora 60 anos homenageando a mulher, maior fonte de inspiração da marca. Entre as novidades da celebração está o lançamento da coleção Icona, em edição especial de aniversário.

A Icona traz metais mistos e formas geométricas, com destaque principalmente para as argolas e chokers. A inspiração veio das passarelas internacionais, de desfiles de grifes como Dior e Dolce & Gabbana, mas a produção é brasileira, uma vez que a Vivara tem uma fábrica própria em Manaus (AM).

A coleção carrega no DNA a versatilidade em explorar composições sem limites. O shooting, dirigido por Giovanni Bianco, tem como protagonista a modelo Gisele Bündchen, que celebra 12 anos de parceria com a Vivara.

"Gisele é considerada uma das maiores estrelas da história da moda, admirada e respeitada no Brasil e no mundo. É uma mulher inspiradora, mãe amorosa, profissional empoderada, que constrói um legado muito importante para o país e que possui valores que têm muita sinergia com os valores da Vivara", diz Marina Kaufman, diretora de marketing da Vivara.

"Essa parceria de 12 anos está conectada com a nossa história e é motivo de muito orgulho para nós. Com certeza fez e faz parte da construção da imagem da marca."

Momentos marcantes em 60 anos de história

1962

O imigrante de origem romena David Kaufman instala sua oficina de ourives na rua Sete de Abril, no Centro de São Paulo, e começa a desenvolver joias sob medida para seus clientes

1970

Nelson, filho de David, inicia o curso de engenharia e a trabalhar no negócio da família

Vitrine com produtos e peças em loja nos anos 1980
Vitrine com produtos e peças em loja nos anos 1980 - Divulgação

1977

Nelson Kaufman ganha do pai uma pequena joalheria e muda o nome para Confecção de Joias Vivara (nome de uma ilha italiana habitada apenas por pássaros)

1981

O negócio familiar ganha fôlego e é aberta a primeira loja em shopping, no Eldorado, em São Paulo

1992

Abertura da fábrica de Manaus

2003

Lançamento da primeira marca própria de relógios

2005

Com uma fábrica de 3.600 m2 e equipe de 250 profissionais, a Vivara se torna a maior rede varejista de joalherias do Brasil

2011

Lançamento da marca Life by Vivara, que democratizou e rejuvenesceu o público da marca, com produtos em prata e pulseiras e pingentes colecionáveis

2012

Lançamento do e-commerce Vivara

2016

Implantação omnichannel

Uma das quase 300 lojas da Vivara espalhadas pelo país
Uma das quase 300 lojas da Vivara espalhadas pelo país - Divulgação

2022

Vivara celebra 60 anos como a maior rede de joalheria do Brasil, com quase 300 lojas espalhadas pelo país, e lança a coleção Icona