Novos caminhões VW estão mais potentes, com taxa reduzida e planos especiais de manutenção

Robustez do veículo e rede de concessionárias em todo o país garantem que o produtor não fique com o caminhão parado

Novos caminhões VW

Novos caminhões VW estão mais potentes, com taxa reduzida e planos especiais de manutenção Divulgação

As safras agrícolas batem recorde ano a ano no Brasil, país de dimensões continentais e cujo principal meio de transporte para essa produção é o rodoviário, por meio de caminhões. Nesse cenário, é fundamental contar com um veículo robusto, seguro e com garantia de manutenção e reparo rápido, caso necessário. Afinal, todo produtor rural sabe: caminhão parado é prejuízo na certa.

Pensando nisso, a Volkswagen Caminhões e Ônibus modernizou sua linha de extrapesados premium (VW Meteor), que está com taxas de juros especiais e parcelas reduzidas. Além disso, os caminhões contam com cinco opções de planos de manutenção, feitos sob medida para a operação de seus proprietários, de forma a garantir previsibilidade nos custos.

"A nova geração da família Meteor foi desenvolvida para entregar a máxima performance com o menor consumo de combustível e maior robustez de todo o trem de força. Entrega confiabilidade, durabilidade e robustez. Por tudo isso, entendemos que a escolha do Meteor é a que entrega mais valor para o cliente. Temos o melhor produto e o menor custo de manutenção", afirma Ricardo Alouche, Vice-Presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Os novos caminhões da família VW Meteor já trazem embutido um conjunto de normas que regulamentam a emissão de poluentes para motores a diesel. Além de atender a legislação atual, que exige menor emissão de poluentes, a nova família VW Meteor de caminhões chega mais forte, robusta e econômica em comparação com a versão anterior.

Já as opções do plano de manutenção asseguram aos clientes assistência 24 horas por dia em todo o território nacional. O serviço é prestado pela rede de 150 concessionárias da Volkswagen Caminhões e Ônibus – que é estrategicamente distribuída por todas as regiões do país e possibilita uma cobertura eficiente nos 5.500 municípios brasileiros. Isso faz com que o cliente reduza custos operacionais e aumente a disponibilidade do caminhão.

"Onde o caminhão estiver, nós temos o concessionário que atende a região e que se desloca até o local que o cliente necessita do atendimento. Ou seja, em nenhuma estrada, em nenhuma cidade do país, o caminhão fica desassistido", explica Alouche. O objetivo da Volkswagen Caminhões e Ônibus é oferecer o atendimento mais veloz do mercado brasileiro, deixando o veículo parado para revisão ou reparo o menor tempo possível.

"É um caminhão que sai lá de Mato Grosso e vem trazendo grãos para o Porto de Santos. É um caminhão que sai de Porto Alegre e leva insumos para Belém do Pará. Ele cruza o país de Norte a Sul, de Leste a Oeste. E esse caminhão não pode ficar parado, pois isso gera prejuízo ao proprietário", exemplifica Alouche, completando que a meta da empresa "é não deixar nenhum caminhão parado em qualquer lugar do país por mais de 24 horas."

Os planos de manutenção têm vigência de um a cinco anos e são ajustados ao uso do veículo. O VolksTotal Prev, por exemplo, oferece revisões periódicas, substituição de óleos e filtros em geral, lubrificação e inspeção prevista em checklist. O VolksTotal Max inclui ainda mão de obra e peças necessárias para a reparação mecânica do trem de força (motor, caixa de mudanças e diferencial) e substituição de itens de desgaste natural, como sistema de freio, suspensão, direção, componentes elétricos, sistema de injeção, controle de emissões de poluentes, entre muitos outros. Já o VolksTotal Plus é voltado para operações com alto grau de severidade.

PLATAFORMA RIO

O caminhão VW Meteor foi desenvolvido com base em quatro pilares: eficiência, conforto, segurança e tecnologia (veja no quadro ao lado). O conjunto motor, transmissão e eixo da nova família atende à norma Euro 6 e ainda traz torque 4% maior, além de redução no consumo de até 8%, em comparação à versão Euro 5.

O novo Meteor está também mais confortável para o motorista, com bancos com suspensão pneumática premium e geladeira, além de contar com mais tecnologia embarcada (confira no quadro). "Com mais tecnologia agregada, o veículo se autogerencia", afirma Alouche.

Nesse aspecto, destaque para o RIO, plataforma de serviços digitais da Volkswagen que, por meio de contratos de serviços, conforme necessidade do cliente, permite a gestão inteligente de frotas e a redução de custos operacionais. A tecnologia do RIO é baseada em nuvem e traz informações inclusive para frotas mistas. Os caminhões dos clientes são monitorados pela Volkswagen Caminhões e Ônibus por meio de uma torre de controle, que acompanha o veículo online, em tempo real, onde ele estiver no país.

"Qualquer sinal que apareça para o motorista, qualquer luzinha vermelha que apareça no painel, esse sinal já vem para o nosso centro de operações aqui na Volkswagen Caminhões e Ônibus, que contata imediatamente o motorista e o gestor de frota do caminhão, para que o veículo pare no local adequado, seja feito o reparo necessário, e continue a sua viagem no menor tempo possível", conclui Alouche.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha