Descrição de chapéu WhatsApp

WhatsApp oferece ferramentas para combater informações falsas junto com os usuários

Aplicativo de mensagens faz parceria com o TSE e organizações independentes de checagem de fatos para esclarecer dúvidas e checar informações

WhatsApp oferece ferramentas para combater informações falsas junto com os usuários

WhatsApp oferece ferramentas para combater informações falsas junto com os usuários Unsplash

Para prevenir a disseminação de informações falsas, o WhatsApp ampliou as ferramentas para a checagem de fatos direto no app. Atuando junto com os usuários, o aplicativo de mensagens mais utilizado no país vem trabalhando para restringir a circulação de conteúdo viral na plataforma, além de firmar parcerias que visam esclarecer dúvidas dos usuários, especialmente no período eleitoral.

Para isso, o WhatsApp tem desde 2018 parcerias com organizações independentes de checagem de fatos. De forma inédita, em 2020, o aplicativo assinou uma parceria com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para combater a desinformação nas eleições daquele ano. A parceria foi renovada e conta com um assistente virtual (chatbot), acessado direto pelo WhatsApp, para tirar dúvidas e oferecer informações sobre as eleições, que acontecem no próximo mês de outubro (leia mais abaixo).

Em uma iniciativa pioneira, a conta do TSE no WhatsApp já permite que eleitores busquem por assuntos e recebam imediatamente conteúdos sobre o processo eleitoral verificados por um grupo de agências de checagem parceiras da Justiça Eleitoral. A novidade abre a possibilidade para que eleitores descubram se um conteúdo é falso pesquisando por termos diretamente na conta oficial do TSE.

Uma das parcerias do WhatsApp é com a Aliança Internacional de Checagem de Fatos, organização que reúne mais de 30 veículos de imprensa e instituições independentes de checagem de informação do mundo todo, incluindo o Brasil. Assim, se você receber uma mensagem com uma informação suspeita ou duvidosa pode encaminhá-la a uma dessas organizações de checagem, que podem responder compartilhando artigos ou explicações corretas sobre o assunto.

As brasileiras são AFP Checamos (55 21 98217.2344), Agência Lupa (55 21 99193.3751), Aos Fatos (55 21 99956.5882) e Estadão Verifica (55 11 97683.7490).

Por meio das agências de checagem no WhatsApp, é possível enviar perguntas ou encaminhar texto, foto, vídeo ou link com conteúdo suspeito ou duvidoso. Você pode ainda conferir inúmeras verificações já realizadas pelas agências sobre as eleições. Tudo é feito de forma rápida e fácil.

Desde 2018, o WhatsApp tem firmado parcerias com organizações de checagem de fatos no mundo. Mais de 50 empresas de verificação usam os produtos do WhatsApp, como o aplicativo e a plataforma do WhatsApp Business, para que os usuários tenham fontes confiáveis para confirmar se uma informação é verdadeira ou não.

Graças à criptografia de ponta a ponta do WhatsApp, as conversas e chamadas permanecem seguras e ficam somente entre você e as pessoas com quem está conversando. Por esse motivo, as parcerias com as organizações de checagem de fatos necessitam que os usuários com dúvidas ou que tenham interesse em checar uma informação iniciem a conversa no aplicativo de forma proativa, encaminhando para o contato as informações, links de notícias ou mensagens que gostariam que fossem checadas. Dessa forma, a privacidade de todas as conversas é conservada e ninguém, além dos participantes da conversa, tem acesso à elas.

E sempre vale lembrar, se você desconfia de uma informação, não compartilhe antes de checar.

Como usar o WhatsApp para checar se uma informação é falsa

  1. Adicione o telefone de uma organização de checagem à sua lista de contatos do WhatsApp

  2. Veja aqui algumas organizações parceiras do WhatsApp

  3. Diga Olá ao chatbot da agência de checagem para iniciar a conversa

  4. Acesse o menu principal e escolha a opção verificar conteúdo ou sugerir uma checagem

  5. Envie uma pergunta, link, foto ou vídeo que gostaria de checar

ASSISTENTE VIRTUAL DO TSE

Em parceria com o WhatsApp, o TSE lançou uma nova versão do Tira-Dúvidas da Justiça Eleitoral, ferramenta lançada pela primeira vez em 2020 e atualizada agora para esclarecer as principais dúvidas relacionadas às eleições gerais deste ano.

Segundo o TSE, a parceria com o WhatsApp é um importante avanço no enfrentamento da desinformação e facilitará o acesso aos serviços da Justiça Eleitoral. Por meio desse canal oficial do TSE, será possível consultar diversos assuntos de interesse, como as datas do calendário eleitoral e os locais de votação.

Destaque do assistente virtual, o tópico Fato ou Boato oferece conteúdo sobre o processo eleitoral verificado por um grupo de agências independentes de checagem de fatos. Essa opção permite que eleitores busquem por assuntos e recebam as checagens imediatamente, facilitando a consulta por informações já verificadas. Caso o conteúdo buscado pelo eleitor ainda não tenha nenhuma correspondência já verificada, a informação será encaminhada para o grupo de checadores de fatos e em breve o eleitor poderá se cadastrar para receber uma notificação quando esse conteúdo estiver disponível

Para interagir com o chatbot do TSE no WhatsApp, basta adicionar o número na lista de contatos (+55 61 9637-1078) ou acessar o link wa.me/556196371078. Depois, envie um "Olá" para o chatbot e inicie a conversa. Para acessar o conteúdo dos tópicos, basta clicar no item ou digitar o número referente a ele e enviar. O assistente virtual encaminha então as informações solicitadas.

Como usar o WhatsApp para acessar e conversar com o chatbot do TSE

1. Adicione o telefone +55 61 9637-1078 à sua lista de contatos do WhatsApp ou use o link wa.me/55619637-1078. Se preferir, escaneie o QR Code abaixo

Whatsapp - QR Code do TSE

2. Diga "Olá" para começar a conversa com o assistente virtual do TSE

Whatsapp - TSE 1
Reprodução

3. Clique em Ver Tópicos e escolha um dos assuntos da lista

Whatsapp TSE - 2
Reprodução

4. No tópico "Fato ou Boato", busque por informações checadas por um grupo de agências de checagem

Reprodução
Whatsapp - tira-dúvida
Reprodução