Whirlpool reforça seu compromisso com pessoas e com o meio ambiente por meio de sua estratégia em ESG

Colaborador coloca selo de eficiência energética na fábrica da Whirlpool em Rio Claro

Colaborador coloca selo de eficiência energética na fábrica da Whirlpool em Rio Claro Divulgação

A Whirlpool Corporation, empresa fundada em 1911 no estado de Michigan, nos Estados Unidos, e que globalmente atua no segmento de eletrodomésticos para cozinha e lavanderia, tem a sustentabilidade em seu DNA. A operação da empresa de eletrodomésticos no Brasil, que é Zero Aterro desde 2015 e lançou compromisso de ser Net Zero até 2030, vem acumulando reconhecimento e prêmios no país por políticas e ações de ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, comumente usada para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa).

Responsável pelas marcas Brastemp, Consul, KitchenAid, Compra Certa e B.blend, a Whirlpool possui quatro unidades no Brasil, sendo três fábricas: Joinville-SC, Manaus-AM e Rio Claro-SP, e a sede administrativa para a América Latina, em São Paulo, além de quatro centros de tecnologia, 23 laboratórios e centros de distribuição em cinco cidades e cerca de 10 mil colaboradores.

Ciente de que o papel de uma empresa vai além do valor comercial de suas marcas, A Whirlpool investe em um legado sólido e sustentável para as futuras gerações, com iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG), acreditando na importância de propósitos comuns que unam todos os stakeholders: colaboradores, familiares, consumidores, fornecedores, acionistas, comunidades, entre outros.

A pandemia causada pela Covid-19 reforçou o quanto a empresa está conectada e a importância de atitudes e compromissos comuns para atingir objetivos coletivos.

Há mais de 60 anos, tais políticas e ações constituem uma estratégia corporativa e fazem parte das diretrizes e decisões da Whirlpool. Essa missão permeia toda a cadeia da companhia, do desenvolvimento de produtos às relações com colaboradores, parceiros e comunidades, passando pelos métodos e processos das operações.

No Brasil, onde está presente há mais de sete décadas, a empresa se destaca por programas de sustentabilidade com excelentes resultados. "Como uma empresa global, temos a missão de melhorar, continuamente, a vida das pessoas em casa e no planeta. Nosso compromisso vai além da produção de eletrodomésticos e dos serviços que oferecemos. Desde a origem, a nossa principal missão é melhorar a qualidade de vida das pessoas. E, com esse olhar, planejamos todas as nossas ações para o Meio Ambiente e para as pessoas, sempre com uma sólida base de governança por meio de nossos valores", afirma Douglas Reis, diretor de Assuntos Regulatórios & ESG da Whirlpool na América Latina.

Um passo importante foi a criação de um Comitê de Sustentabilidade, composto pela alta liderança da Whirlpool para debater o assunto e validar com agilidade projetos e metas relacionados ao tema, além de Comitês de Ética e um Regional de Inclusão e Diversidade.

Meio Ambiente

Há 7 anos, todas as unidades fabris da Whirlpool no Brasil atingiram a meta de zero resíduos para aterros, tornando o país o primeiro em que a empresa alcançou o objetivo de eliminar o envio de resíduos não industriais e industriais para esses locais. "Fomos a primeira região da Whirlpool no mundo a conquistar a meta, a primeira grande indústria no setor de linha branca a conquistar o chamado Zero resíduos para Aterro. Ou seja, reciclamos ou reaproveitamos 100% de resíduos fabris, o que reduz constantemente o consumo de energia", informa Reis.

Para se ter uma ideia do impacto positivo do programa Zero Resíduos para Aterro, somente a planta de Rio Claro (SP) deixou de enviar aproximadamente 25 toneladas por ano de resíduos industriais para aterros desde 2013, além de 135 toneladas de resíduos não-industriais.

Para alcançar esse objetivo, a Whirlpool desenvolveu diversas ações de incentivo à liderança, conscientização e mudança de comportamento de colaboradores para redução de desperdício e melhoria da separação de materiais. Também houve ações de engajamento de fornecedores e desenvolvimento de oportunidades de negócio junto a parceiros externos para reciclagem ou reutilização de resíduos, além de investimento em novos processos, tecnologias e materiais. "Garantir a realização de programas como esse reduz consideravelmente os riscos de passivo ambiental, com novos processos internos que olham e garantem a melhor forma de reuso dos resíduos para assumirmos, na prática, o compromisso de minimizar os impactos ao meio ambiente", pontua Reis.

Outro programa de referência da Whirlpool voltado para o Meio Ambiente é o Gestão de Água 360º, premiado na última edição do Prêmio ANA, da Agência Nacional de Águas, em março de 2021. O programa abrange todas as unidades da empresa no Brasil e trouxe resultados como 98% de reciclabilidade de água, mais de 370 mil metros quadrados em áreas de preservação ambiental e a redução de 21% no indicador de consumo de água por produto produzido nas unidades brasileiras, entre 2015 e 2019. "É um orgulho e demonstração do bom trabalho sermos reconhecidos num dos mais importantes prêmios do Brasil sobre o tema. Temos metas ousadas relacionadas à performance ambiental e que têm se materializado em excelentes resultados", avalia Reis.

Ainda com foco em meio ambiente, em maio de 2021, por meio do CEO Marc Bitzer, a Whirlpool anunciou o compromisso global de ser Net Zero nas fábricas e operações ao redor do mundo até 2030. A empresa também está comprometida em reduzir em 20% as emissões do Escopo 3 (Categoria 11 - emissões vinculadas aos produtos da empresa e como eles são usados). "Um desafio que tem tido o envolvimento de todos os times de nossas manufaturas para atingir a meta de forma estruturada e sustentável", comenta o diretor.

Compromisso com o descarte ambientalmente correto

Em 2011, a empresa fundou, juntamente com outras empresas de eletroeletrônicos, a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) com o principal intuito de operacionalização do sistema de logística reversa de eletrodomésticos e eletroeletrônicos no país, instituída pela Política Nacional de Resíduos Sólidos em 2010. Por meio da ABREE, atualmente com mais de 50 associados, o setor tem se unido para atender esse sistema que envolve consumidores, fabricantes, importadores, comerciantes e distribuidores de mais de 200 tipos de produtos. A iniciativa conta com uma atuação focada em avançar com os desafios de logística reversa no país, implementando os pontos de coleta para os consumidores, estabelecendo parcerias com municípios para o aumento do volume coletado e tratado ano a ano e dando o destino ambientalmente adequado para os produtos eletroeletrônicos quando chegam ao fim de sua vida útil.

Responsabilidade Social: um olhar para as pessoas

As iniciativas sociais da Whirlpool também se tornaram uma referência no Brasil. Ação da marca Consul, que atua na transformação social, incentivando o empreendedorismo feminino, o Instituto Consulado da Mulher já beneficiou mais de 36 mil pessoas em 23 estados brasileiros desde sua fundação, em 2002.

Nos últimos dois anos, a empresa apoiou 24 projetos alinhados aos ODS da ONU, com impactos relevantes às comunidades e que deixaram importantes legados. Esses projetos foram executados por meio de Leis de Incentivo e com recursos próprios. Foram em torno de 565 mil pessoas diretamente e mais de 1,7 milhão indiretamente impactadas. Dentre esses projetos estão o Festival Conhecendo os ODS Digital, realizado em agosto de 2021, o Maio Amarelo, o Festival Digital Energia que Fala, o Projeto Resgate, a Orquestra Filarmônica de Rio Claro e a Escola do Teatro Bolshoi, fundada em 2000 em Joinville e única filial do famoso teatro da Rússia.

Além disso, a Whirlpool patrocina o projeto Robótica nas Escolas, que incentiva o uso da tecnologia e inovação na solução de problemas, com objetivo de ensinar alunos a construir robôs combinando componentes elétricos, eletrônicos e materiais reaproveitados, com sua 2ª edição realizada em 2022.

A Whirlpool se orgulha também de ter uma trajetória sólida de inclusão e diversidade, com filiações externas e iniciativas internas, sustentando o seu programa chamado Whirlpool Plural, contemplando quatro frentes: raça, gênero, LGBTQIA+ e PcD.

A empresa também criou um Conselho Regional de Inclusão e Diversidade para ser cada vez mais inclusiva e diversa. "Por meio dessas frentes, muita informação, reflexões e ações são fomentadas para que a diversidade do povo brasileiro e dos nossos consumidores seja refletida em nossas equipes", comenta Reis.

Um exemplo é a revisão dos processos de estágio e trainee, que teve impactos positivos na diversidade: 40% dos estagiários aprovados se autodeclararam negros, 20% se autodeclararam LGBTQIA+ e 60%, mulheres.

Além disso, desde 2013 a empresa possui programas voltados para pessoas com deficiência. Criado pela Whirlpool em parceria com a Associação de Pais e Amigos Excepcionais - APAE, de Cordeirópolis (SP), o programa Oficina Protegida contrata profissionais, de 21 a 61 anos, com necessidades especiais para trabalhar na fábrica de Rio Claro, com o suporte da APAE.

Também há um programa de desenvolvimento profissional exclusivo para pessoas com deficiência na unidade administrativa, em São Paulo, com duração de 18 meses e intuito de desenvolver habilidades técnicas e comportamentais, contribuindo para a empregabilidade. "Sabemos que estamos percorrendo uma jornada e que ainda temos muitas oportunidades em cada um dos pilares, mas há orgulho no que foi conquistado até aqui e confiança no que ainda podemos contribuir para uma realidade socioambiental mais favorável", argumenta o diretor.

Sólida governança

No quesito governança, a empresa é fiel ao compromisso de governança corporativa que o mercado exige e vai além, mantendo uma estrutura de governança e uma cultura de integridade orientadas por valores globais.

A Whirlpool conta com um Programa Global de Ética e Compliance focado em aprimorar e sustentar sua cultura de vencer com integridade, capacitando os colaboradores com ferramentas e recursos para agir de forma correta. Um pilar do programa é o Manual de Integridade, disponível e acessível para todas as pessoas dos times da empresa. E, anualmente, são mais de 20 horas de treinamentos obrigatórios sobre ética. "Nossa evolução nessas ações teve como apoio informação, conscientização e prática. É preciso construir o mundo que queremos para nossas famílias, para as próximas gerações e isso implica cuidado com o meio ambiente, com nossas comunidades, com a inclusão e diversidade e com uma governança efetiva. E essa mesma responsabilidade serve de base para negócios e parcerias. Como resultado, os compromissos firmados, premiações e reconhecimentos recebidos pela Whirlpool são frutos de uma política robusta e implementada para conquistar os melhores resultados nas esferas do ESG, que visam demonstrar o que é realmente importante dentro da estratégia da Whirlpool", finaliza Douglas Reis.