Como criar um negócio de impacto socioambiental? O podcast Feel the Future mostra

Ter um trabalho com propósito é hoje o desejo de muitos jovens, e o empreendedorismo social tem sido um caminho para isso. Mas como criar um negócio que cause impacto social ou ambiental? "Esse tipo de empresa nasce sempre com a intenção de resolver um problema da sociedade. O impacto deve estar no centro do negócio, não como uma coisa periférica", afirma Mariana Fonseca, no nono episódio da série de podcasts Feel the Future.

Mariana é jornalista, palestrante e especialista em negócios de impacto socioambiental. Ela criou a Pipe Social, plataforma que conecta startups com investidores dispostos a ajudar esse tipo de negócio a crescer.

Para resolver o problema a que se propõe, os negócios de impacto devem ter um modelo de retorno financeiro, como uma empresa, e não depender, por exemplo, de doações. "A visão do problema deve andar de mãos dadas com a visão de negócios", diz Mariana. "Quanto mais der certo financeiramente, mais impacto essa startup vai gerar." Outra ação fundamental é monitorar os resultados, para entender se de fato aquele negócio gerou uma melhoria.

Segundo Mariana, hoje o maior desafio dos empreendedores sociais é trabalhar a modelagem do negócio. "O mercado brasileiro de negócios de impacto tem cerca de 15 anos. A maioria dos empreendedores está fazendo isso pela primeira vez", afirma. "Mais do que grandes investimentos, eles precisam de ajuda para desenvolver a empresa, trabalhar a solução e aprender como vender."

A Pipe Social traça, a cada dois anos, um mapa dos negócios de impacto socioambiental no Brasil, para entender esse mercado, checar que tipo de ajuda esses empreendedores precisam, em que estágio estão suas empresas e se estão conseguindo captar recursos. "Temos visto um volume cada vez maior de empresas surgindo e também de dinheiro para investimento", diz Mariana.

Iniciativa da Audi do Brasil em parceria com o Estúdio Folha, a série de podcasts Feel the Future está reunindo pessoas com iniciativas transformadoras e que têm um olhar inovador e diferente para o mundo. A apresentação é da jornalista Adriana Couto.

CLIQUE AQUI PARA VER E OUVIR NO YOUTUBE.

Clique aqui para ouvir no Spotify.

Aqui para o iTunes.

Aqui para acessar pelo Deezer.

E aqui para o Google Podcasts.

Saiba mais sobre a série Feel the Future.

Ouça o primeiro episódio, sobre mobilidade e carro elétrico, com o piloto Lucas Di Grassi.

Ouça o segundo episódio, sobre o futuro do dinheiro, com o consultor Gustavo Cerbasi.

Ouça o terceiro episódio, em que o chef Alex Atala fala sobre o futuro da comida.

Ouça o quarto episódio, sobre o trabalho e os escritórios do futuro, com o especialista Tiago Alves.

Ouça o quinto episódio, sobre consumo consciente e sustentabilidade, com o professor Marcus Nakagawa.

Ouça o sexto episódio, sobre tendências de moradia, com o empreendedor Alexandre Lafer Frankel.

Ouça o sétimo episódio, sobre tecnologia e inovação, com o empreendedor Roberto Martini.

Ouça o oitavo episódio, sobre moda sustentável, com a especialista Cris Guerra.

Espaço Pago
Espaço pago