Ter um trabalho com propósito é hoje o desejo de muitos jovens, e o empreendedorismo social tem sido um caminho para isso. Mas como criar um negócio que cause impacto social ou ambiental? "Esse tipo de empresa nasce sempre com a intenção de resolver um problema da sociedade. O impacto deve estar no centro do negócio, não como uma coisa periférica", afirma Mariana Fonseca, no nono episódio da série de podcasts Feel the Future.
Mariana é jornalista, palestrante e especialista em negócios de impacto socioambiental. Ela criou a Pipe Social, plataforma que conecta startups com investidores dispostos a ajudar esse tipo de negócio a crescer.
Para resolver o problema a que se propõe, os negócios de impacto devem ter um modelo de retorno financeiro, como uma empresa, e não depender, por exemplo, de doações. "A visão do problema deve andar de mãos dadas com a visão de negócios", diz Mariana. "Quanto mais der certo financeiramente, mais impacto essa startup vai gerar." Outra ação fundamental é monitorar os resultados, para entender se de fato aquele negócio gerou uma melhoria.
Segundo Mariana, hoje o maior desafio dos empreendedores sociais é trabalhar a modelagem do negócio. "O mercado brasileiro de negócios de impacto tem cerca de 15 anos. A maioria dos empreendedores está fazendo isso pela primeira vez", afirma. "Mais do que grandes investimentos, eles precisam de ajuda para desenvolver a empresa, trabalhar a solução e aprender como vender."
A Pipe Social traça, a cada dois anos, um mapa dos negócios de impacto socioambiental no Brasil, para entender esse mercado, checar que tipo de ajuda esses empreendedores precisam, em que estágio estão suas empresas e se estão conseguindo captar recursos. "Temos visto um volume cada vez maior de empresas surgindo e também de dinheiro para investimento", diz Mariana.
Iniciativa da Audi do Brasil em parceria com o Estúdio Folha, a série de podcasts Feel the Future está reunindo pessoas com iniciativas transformadoras e que têm um olhar inovador e diferente para o mundo. A apresentação é da jornalista Adriana Couto.
CLIQUE AQUI PARA VER E OUVIR NO YOUTUBE.
Clique aqui para ouvir no Spotify.
Aqui para acessar pelo Deezer.
E aqui para o Google Podcasts.
Saiba mais sobre a série Feel the Future.
Ouça o primeiro episódio, sobre mobilidade e carro elétrico, com o piloto Lucas Di Grassi.
Ouça o segundo episódio, sobre o futuro do dinheiro, com o consultor Gustavo Cerbasi.
Ouça o terceiro episódio, em que o chef Alex Atala fala sobre o futuro da comida.
Ouça o quarto episódio, sobre o trabalho e os escritórios do futuro, com o especialista Tiago Alves.
Ouça o sexto episódio, sobre tendências de moradia, com o empreendedor Alexandre Lafer Frankel.
Ouça o sétimo episódio, sobre tecnologia e inovação, com o empreendedor Roberto Martini.
Ouça o oitavo episódio, sobre moda sustentável, com a especialista Cris Guerra.