BRASIL PROFUNDO

Divulgação/Estúdio Folha

País imenso e com uma variedade enorme de gente, de costumes e de crenças, o Brasil não é um lugar de explicações fáceis. Mas o cinema tenta jogar luz sobre esta terra e este povo.

Atualmente, há em cartaz longas que tentam contribuir para que o Brasil profundo seja mais conhecido. Um deles é "Híbridos: Os Espíritos do Brasil", resultado de uma pesquisa de três anos dos diretores franceses Priscilla Telmon e Vincent Moon.

A dupla faz um "mergulho na cultura espiritual da maior nação da América Latina através de uma abordagem poética e sensorial". Com fotografia belíssima, o espectador acompanha rituais das mais diversas religiões e crenças. Não há comentários explicativos: bastam as imagens e os sons para compreendermos a força dessas cerimônias sagradas.

Um documentário que ajuda a entender um período fundamental da história do país é "Imagens do Estado Novo 1937-45", em que o diretor Eduardo Escorel resgata imagens e arquivos importantes do governo Getúlio Vargas.

Entre os filmes que focam personagens, há "A Luta do Século", sobre a rivalidade entre os boxeadores Reginaldo Holyfield e Luciano Todo Duro, "Santoro: O Homem e Sua Música", que desvela a vida e a obra do maestro Claudio Santoro, e "Piripkura", sobre os índios pertencentes a uma tribo do Mato Grosso.

Gostou da seleção de filmes brasileiros? Que tal assistir a algum deles e compartilhar o ingresso com quem desejar? Veja abaixo como é fácil:

Divulgação/Estúdio Folha