Cidade saudável

Emiliano Capozoli/Estúdio Folha
Ao lado, garotos treinam basquete em uma praça no centro.

Com elevados indicadores nas áreas de saúde e educação, cidade incentiva população a ocupar os espaços públicos

Desenvolvida a partir de um traçado urbano planejado, que começou a ser executado em 1944, a capital de Roraima continua investindo forte para atingir a meta de se tornar a capital brasileira com melhor qualidade de vida.

Apesar do crescimento vertiginoso da população (a cidade tinha pouco mais de 36 mil habitantes em 1970; atualmente são cerca de 330 mil, quase 65% da população de Roraima), Boa Vista tem mantido elevados indicadores em saúde, educação e lazer.

De acordo com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), a cidade tem um IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, que leva em consideração dados de renda, saúde e educação) de 0,752, valor considerado alto pelo órgão da ONU. Levando-se em conta apenas o índice da educação, Boa Vista chega a 0,910, bem acima da média do Brasil (0,702).

E esses números são a tradução do que se vê pela cidade.

DUAS RODAS
Em relação à mobilidade, o terreno plano, o traçado planejado e as largas avenidas permitiram que a prefeitura instalasse uma extensa rede de ciclovias, totalmente interligadas. A cidade já tem 38 quilômetros, e a meta é chegar a 50 quilômetros.

Com o número atual, a capital de Roraima, que há pouquíssimo tempo não tinha nenhuma via exclusiva para bicicletas, já é a sexta capital do país com mais quilômetros por habitante: 1/9,3 mil. O índice a coloca à frente de capitais de destaque, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis e São Paulo.

Para dar mais vida às inúmeras praças da cidade e incentivar a população a ter uma vida mais saudável, a prefeitura lançou em agosto de 2015 o programa Academia Aberta. No início, apenas instalou equipamentos de ginástica no Complexo Ayrton Senna, uma enorme praça entre as duas mãos de uma grande avenida.

Emiliano Capozoli/Estúdio Folha
Mulheres na Academia Aberta

Hoje, o Academia Aberta está em sete praças, funcionando todas as noites, com professoras e professores coordenando os treinamentos e estimulando os moradores a se exercitarem.

Nessas sete praças, e em outras oito, a prefeitura instalou, ainda, sistemas de wi-fi gratuito E essas ações fazem sucesso.

Andando pela cidade à noite, é quase impossível ver uma praça vazia. Em uma delas, um grupo ensaia a coreografia que apresentará na festa junina da cidade -um evento comparável ao Carnaval de outras cidades. Ao lado, um professor treina a equipe de basquete de uma escola. Mais à frente, um grupo de skatistas ensaia suas novas manobras.

EDUCAÇÃO
Na área educacional, as apostas da prefeitura já apresentam resultados. O governo municipal investiu em obras de infraestrutura e na formação de professores. Escolas passaram por reformas, receberam aparelhos de ar-condicionado, e a merenda escolar foi melhorada. Houve também um aumento no número de vagas nas creches.

Com esses investimentos, o índice de frequência escolar chegou a 90%, segundo dados da prefeitura -uma prova de que a escola agrada aos alunos.

Como resultado dessa política, a qualidade do ensino na cidade superou a média do país, e, no ano passado, o município alcançou resultados no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) previstos para ser atingidos apenas em 2021.