Especialistas falam sobre o futuro da saúde no Brasil

Eles estarão no QR Content, fórum que acontece no dia 15 de agosto e marca os 10 anos da Qualirede

No próximo dia 15 de agosto, grandes nomes da área da saúde participarão do QR Content, debate sobre futuro da saúde e o papel da tecnologia para ampliar a qualidade dos serviços e reduzir custos.

O evento comemora os 10 anos da Qualirede, empresa líder em gestão de planos de saúde no Brasil, e tem a curadoria do Estúdio Folha, ateliê de branded content da Folha de São Paulo. Clique aqui para ver a programação completa do fórum.

O Estúdio Folha ouviu alguns dos debatedores para que falassem sobre temas que serão debatidos. Entre eles está a médica Samantha França, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade.Leia suas respostas a seguir.

Sobre o futuro da saúde

"Espero que, em um futuro próximo, o Brasil se organize em favor das necessidades e interesses de seus cidadãos, que invista em educação e que consiga melhorar a situação de desigualdade que vivemos. Da mesma forma, em relação ao nosso sistema de saúde, espero e torço para que as lideranças provoquem mudanças na maneira como são estabelecidas as políticas de saúde - a começar por uma discussão baseada em dados de saúde populacional, em evidências clínicas e de acordo com as as necessidades e interesses da população. Espero que possamos discutir novos formatos de serviços em saúde - um dos grandes desafios dos sistemas de saúde - e que possamos exercer de maneira mais efetiva a equidade em saúde, que é um dos princípios do nosso sistema."

Sobre as tecnologias que irão revolucionar o mercado

"Vejo a telemedicina e o uso de tecnologias de comunicação como grandes revoluções no mercado. O modelo atual de prática médica baseada na consulta presencial já vem mudando em vários países e essas transformações atingirão o Brasil em um futuro próximo. O uso de aplicativos de saúde já é bastante difundido, mas acredito que o estabelecimento dessa ferramenta como parte do tratamento proposto tomará cada vez mais espaço. A consolidação dessas novas tecnologias criará novos paradigmas para as profissões do campo da saúde, tanto na formação quanto no mercado de trabalho e na maneira como os serviços e os sistemas de saúde são organizados. Hoje, a incorporação dessas tecnologias já constitui um diferencial e agrega valor às práticas em saúde. Em pouco tempo não haverá espaço para instituições de saúde que não incluam essas tecnologias em seu portfólio de ações e serviços.

O médico César Biselli, coordenador de Inovação e Tecnologia do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tratou dos mesmos temas.

Sobre o futuro da saúde no Brasil

Hoje está claro que temos um problema com os custos crescentes e uma necessidade de ampliar o acesso à saúde e melhorar a experiência do usuário e dos provedores de saúde. O futuro está em uma saúde baseada em valores, e não apenas em custos. Nesta visão, o valor seria uma equação onde pertinência, experiência, desfecho a longo prazo e custo devem ser avaliados. Desta forma, além de reduzirmos o desperdício, teremos uma saúde mais humanizada. Inclusive porque, para avaliar a adequação dos serviços, devemos considerar os objetivos do paciente com o tratamento proposto. Além disso, já estamos observando hoje a tendência de os pacientes cuidarem mais de si mesmo, com suporte a distância.

Sobre as tecnologias que irão revolucionar esse mercado

Há algumas tecnologias que poderiam ampliar o valor em saúde, como, por exemplo:

  • Telemedicina: a melhor comunicação entre os profissionais de saúde e os pacientes gera uma experiência melhor e incentiva o autocuidado.
  • Inteligência Artificial: aumenta a capacidade dos profissionais de saúde na tomada de decisões e em tarefas repetitivas, melhorando desfechos e reduzindo desperdícios.
  • Genética: pode melhorar a individualização e a pertinência de tratamentos para cada indivíduo.
Espaço Pago
Espaço pago