Fórum do Desenvolvimento discute Reforma Tributária e Reformas Econômicas

Com a presença de diversas autoridades, evento promovido pela ABDE debateu, em Brasília, os desafios e as oportunidades para o financiamento ao desenvolvimento no Brasil

O Brasil está diante da implementação de reformas fundamentais para o desenvolvimento do país, como a Tributária e a do Sistema Financeiro. São medidas para a retomada de um crescimento sustentável, tanto do ponto de vista econômico como ambiental.

A base da Reforma Tributária foi aprovada pelo Congresso no ano passado depois de 40 anos de discussões. Agora, está em curso a segunda fase, que irá definir regulamentações, alíquotas, incentivos, isenções e sobretaxas, por exemplo.

A Reforma do Sistema Financeiro também está em curso. No último dia 26 foi aprovada, por exemplo, a criação da Letra de Crédito do Desenvolvimento (LCD), título que será utilizado para financiar projetos de infraestrutura, inovação, indústria e micros e pequenas empresas. Hoje, países discutem instrumentos e soluções inovadoras, o papel dos Bancos Multilaterais de Desenvolvimento (MDBs) e práticas para enfrentar os desafios globais de forma integrada e eficiente.

Esses são alguns dos temas debatidos no Fórum do Desenvolvimento ABDE/2024, realizado no dia 3/7 em Brasília e teve como tema os Desafios e Oportunidades para o Financiamento do Desenvolvimento no Brasil. O fórum é uma iniciativa da ABDE (Associação Brasileira de Desenvolvimento) com organização do Estúdio Folha, ateliê de conteúdo patrocinado da Folha de S.Paulo.

O evento contou com as presenças de Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, de Bernard Appy, secretário Extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, que representou o ministro Fernando Haddad, o secretário de Inclusão Econômica do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, que representou o ministro Wellington Dias, de Celso Pansera, presidente da ABDE e presidente da Finep e daa deputada federal Luísa Canziani, presidente da FPSNF (Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Sistema Nacional de Fomento para o Financiamento do Desenvolvimento), entre outros.

O 9º Fórum do Desenvolvimento conta com apoio institucional da FPSNF , das Nações Unidas e do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Tem ainda o patrocínio da Softex , do European Investment Bank, da Agence Française de Development e da Caixa Econômica Federal.

Enel
Reprodução

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha