Alagoas saneia contas, investe no social e cria política de incentivos

Estado recebe empreendimentos que geram renda e desenvolvimento

Saúde fiscal, incentivos tributários, infraestrutura moderna e melhorias nos indicadores sociais são alguns dos atrativos que Alagoas oferece aos investidores que buscam um estado para instalar seus negócios.

“A situação fiscal de Alagoas é muito forte, o que vai garantir no longo prazo o sucesso integrado das políticas do estado”, disse Fabrício Marques Santos, secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio.

O secretário citou uma série de avanços desde 2015, início do governo Renan Filho (MDB). Alagoas era o 5º estado mais endividado do país. Agora, está entre os 10 com menos dívidas. Os salários do funcionalismo são pagos em dia e não há mais fila de precatórios. “Somos o estado com maior capacidade para realizar investimentos com recursos próprios”, disse.

O governo está duplicando toda a malha rodoviária estadual, que já é a segunda melhor do Brasil e foi um dos estados cujo Produto Interno Bruto (PIB) menos recuou em 2020, com a pandemia de Covid-19, e é uma das poucas unidades da federação que vai crescer acima da média nacional em 2021.

Marcius Beltrão, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, destacou que o governo oferece incentivos para a instalação de negócios. No setor de hotelaria, as empresas podem comprar móveis e equipamentos com isenção da parcela de ICMS devida ao Fisco Estadual.

Pelo Prodesin (Programa de Desenvolvimento Integrado), produtos fabricados em Alagoas têm 92% de desconto no ICMS quando vendidos para fora do estado. Além disso, o governo oferece áreas para instalação de empreendimentos industriais por R$ 1,00 o metro quadrado.

“O investidor compra a área e ela ainda serve como garantia para obtenção de financiamento no Banco do Nordeste do Brasil, com taxas de juros mais atrativas do que no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal”, declarou Beltrão.

Essa mentalidade pró-negócios do governo tem atraído empresas. Alagoas é o estado nordestino em que foram abertas mais empresas em 2021. Mais de 14 mil novos empreendimentos foram criados entre janeiro e abril, crescimento de 51,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Social e parceria

O desenvolvimento do estado vai além da economia e envolve as áreas ambiental e social. Santos ressaltou que projetos para a primeira infância são prioridade. Até o final de 2022, serão construídas creches para atender 50% das crianças de zero a seis anos.

Ana Beatriz Costa, vice-presidente Jurídica e de Relações Governamentais da Natura
Ana Beatriz Costa, vice-presidente Jurídica e de Relações Governamentais da Natura - Divulgação

"A Natura busca se estabelecer onde existe um ambiente pró sustentabilidade, diversidade e inovação. Foi o que encontramos em Alagoas"

Ana Beatriz Costa, vice-presidente
Jurídica e de Relações Governamentais da Natura

Ele informou também que Alagoas tem o maior programa estadual de transferência de renda do Brasil. Cerca de 100 mil famílias com filhos de zero a seis anos recebem R$ 100 por mês, além do que já ganham do Bolsa Família.

É por razões como essas que a gigante de cosméticos Natura, fortemente comprometida com sustentabilidade, resolveu instalar seu novo centro de distribuição em Murici, Alagoas.

De acordo com Ana Beatriz Costa, vice-presidente Jurídica e de Relações Governamentais da Natura, Alagoas foi escolhida por sua malha logística, muito importante para a empresa em razão de seu modelo de vendas diretas, mas também pelo potencial de impacto do negócio na comunidade local.

“Além dessa questão da malha logística, consideramos principalmente toda a proposta de valor. Nós sempre falamos do entorno. Além do econômico, do social, daquilo que podemos gerar para a comunidade local”, disse a executiva.