A moda pode ser mais sustentável? Descubra no podcast Feel the Future

Moda e sustentabilidade parecem ser conceitos conflitantes. As roupas costumam ter ciclos curtos de vida e exigem muitos recursos naturais para sua fabricação, enquanto a sustentabilidade leva em conta a durabilidade e a reutilização dos produtos. Será que a moda vai conseguir ser mais sustentável?

Para conversar sobre os desafios da moda sustentável, o podcast Feel the Future recebeu a comunicadora, palestrante e escritora Cris Guerra, autora do livro "Moda Intuitiva" e criadora do primeiro blog com o look do dia no país, o Hoje Vou Assim, em 2007. Depois esses blogs se multiplicaram na internet.

Adriana Couto, apresentadora, e Cris Guerra, comunicadora, palestrante e escritora

Cris conta que, na época em que criou o blog, passava por um momento difícil, com a morte súbita do marido, dois meses antes do nascimento de seu filho. "Falar de moda me ajudou a passar por essa fase, a me aproximar de mim mesma e a recuperar a autoestima", afirma, contando que já foi uma consumidora compulsiva de moda.

Hoje, Cris Guerra enxerga a roupa como uma obra de arte e questiona os ciclos constantes de consumo da indústria, programados por estações e temporadas, com peças sendo substituídas por outras o tempo todo. "Há tempos a moda vem sendo questionada, porque esse ciclo já está cansado. Os profissionais da moda já não aguentam mais esse frenesi. E o consumidor? Será que o consumidor quer continuar comprando tantas roupas?", diz Cris.

Ela dá exemplos de iniciativas inovadoras, como a Lena Library, na Holanda, uma "biblioteca de roupas", em que a pessoa paga um plano mensal e pode retirar as roupas, usar e depois devolver. "Quando foi criada, a ideia era ter Lenas em várias partes do mundo. Aí você poderia viajar sem mala. Era só chegar ao lugar e alugar as roupas", afirma Cris.

Iniciativa da Audi do Brasil em parceria com o Estúdio Folha, a série de podcasts Feel the Future está reunindo pessoas com iniciativas transformadoras e que têm um olhar inovador e diferente para o mundo. A apresentação é da jornalista Adriana Couto.

CLIQUE AQUI PARA VER E OUVIR NO YOUTUBE.

Clique aqui para ouvir no Spotify.

Aqui para o iTunes.

E aqui para o Google Podcasts.

Saiba mais sobre a série Feel the Future.

Ouça o primeiro episódio, sobre mobilidade e carro elétrico, com o piloto Lucas Di Grassi.

Ouça o segundo episódio, sobre o futuro do dinheiro, com o consultor Gustavo Cerbasi.

Ouça o terceiro episódio, em que o chef Alex Atala fala sobre o futuro da comida.

Ouça o quarto episódio, sobre o trabalho e os escritórios do futuro, com o especialista Tiago Alves.

Ouça o quinto episódio, sobre consumo consciente e sustentabilidade, com o professor Marcus Nakagawa.

Ouça o sexto episódio, sobre tendências de moradia, com o empreendedor Alexandre Lafer Frankel.

Ouça o sétimo episódio, sobre tecnologia e inovação, com o empreendedor Roberto Martini.

Espaço Pago
Espaço pago