Com crédito facilitado, produtor rural investe em energias limpas

Financiamento do Banco do Nordeste beneficia agricultores que priorizam a energia solar para tornar a produção mais sustentável e economizar em processos como a irrigação

Para o produtor rural do semiárido nordestino, bombear água para irrigar a plantação pode fazer a diferença entre colher ou perder a safra. Mas, para isso, é preciso energia elétrica e a conta pode comprometer muito o orçamento. Uma das soluções é a instalação de sistemas de energia solar e o Banco do Nordeste (BNB) tem ajudado os agricultores a fazer essa transição energética.

Maior banco de desenvolvimento regional da América Latina, o Banco do Nordeste oferece uma linha de financiamento para energias renováveis voltada a produtores rurais, cooperativas e associações de produtores, empresas agroindustriais, comerciais e de prestação de serviços.

A linha FNE Sol para Empresas e Produtores Rurais financia todos os componentes dos sistemas para micro e minigeração de energia elétrica fotovoltaica, eólica, de biomassa ou pequenas centrais hidroelétricas. O prazo de pagamento vai até 12 anos, com carência de até 36 meses e juros competitivos.

A produtora rural Eleni de Souza Cardoso, que se beneficiou do programa Agroamigo Sol
A produtora rural Eleni de Souza Cardoso, que se beneficiou do programa Agroamigo Sol - Divulgação

Pequenos produtores rurais e agricultores familiares podem ainda utilizar o programa de microcrédito Agroamigo Sol, que financia a geração de energia solar fotovoltaica. No campo, além da iluminação, a energia solar pode ser utilizada, por exemplo, para acionamento de equipamentos, bombeamento de água, irrigação, dessalinização e eletrificação de cercas.

Foi por meio do programa Agroamigo Sol que Eleni de Souza Cardoso e o marido, Joaquim Rodrigues Ribeiro, modernizaram sua propriedade rural de 60 hectares, no município de Guanambi, no sertão da Bahia.

Com o crédito do Banco do Nordeste, a família instalou um sistema solar que, além de abastecer a casa, fornece energia para bombear a água dos poços usada para irrigar a plantação de milho, sorgo e capim, e na produção de ração para o gado de leite.

"Foi a melhor coisa que fizemos, porque o painel solar gera economia e é muito bom para o meio ambiente, porque é uma energia limpa", afirma Eleni. Instalado há um ano, o sistema se beneficia da incidência de sol durante o ano todo na região e permite a redução da conta de energia usada para irrigar três hectares da propriedade.

Segundo Joaquim Ribeiro, o total financiado foi de R$ 60 mil, com 36 meses de carência. "Esse tipo de financiamento ajuda a melhorar a renda do produtor e é um incentivo para manter as pessoas na roça, mesmo com a pouca chuva na região", afirma Ribeiro.

A energia renovável é aliada do desenvolvimento rural sustentável. As linhas de crédito voltadas a esse segmento auxiliam as empresas do agronegócio a reduzir despesas com energia elétrica, tornando-se mais competitivas. Já os produtores rurais ganham a oportunidade de cortar custos e adotar práticas sustentáveis na produção.

Graças aos projetos de energia solar, os agricultores evitam ter de lidar com picos de eletricidade ou da falta de energia quando ocorrem problemas na rede. Além disso, o sistema garante a geração de energia em áreas distantes, onde o fornecimento é insuficiente.