A gigante do varejo no Brasil está de casa nova. A Casas Bahia acaba de inaugurar sua megaloja na rua Flórida, na Cidade Monções, zona sul de São Paulo, ao lado da estação de trem frequentada diariamente por milhares de pessoas.
São mais de 3.300 m² de espaço, onde também funcionará a sede administrativa da empresa. Mais do que uma megaloja, a nova unidade da Casas Bahia tem diferentes espaços de convivência e uma cozinha gourmet, onde serão realizadas degustações e aulas com chefs renomados.
Além disso, 16 das maiores e mais conhecidas marcas de eletrodomésticos e eletrônicos contam com áreas personalizadas para testar produtos, prestar consultoria e fazer demonstrações de seus últimos lançamentos.
O local é totalmente acessÃvel, "pet friendly", tem espaço kids e dispõe ainda do serviço de "Personal Tech", que apresenta tendências e novidades em tecnologia para o lar e dispositivos pessoais. O serviço tem atendimento especial para diversos públicos. Na compra de novos aparelhos, os clientes terão orientações para o primeiro uso de celulares, notebooks e outros equipamentos eletrônicos.
Os clientes têm também à disposição um "Balcão de Assistência Técnica" para reparos e serviços de assistência em produtos, além de orientação sobre compra de acessórios para celulares, como pelÃculas e capas protetoras.
Renato Franklin, presidente-executivo (CEO) do Grupo Casas Bahia, destaca a vantagem competitiva do novo espaço em reunir no mesmo endereço tanto a operação da varejista quanto a administração da companhia. "Para o nosso setor, é fundamental que tenhamos uma vivência cada vez mais próxima do negócio, a fim de entender as expectativas do nosso cliente e o que podemos oferecer a ele", diz o executivo.
Marketing na Estação
O público que for conhecer a loja de trem ou de ônibus, ou mesmo passar em frente à estação Berrini da CPTM, que fica a 350m do novo endereço, será bastante impactado pelas ações de comunicação visual que estão sendo programadas pela marca. Desde a iluminação noturna, com o led nas cores do logo Casas Bahia, até o paisagismo. Vários paineis estão sendo preparados para impactar o público na estação pertencente a linha 9 - Esmeralda.
"Esse projeto foi criado para provocar um grande impacto, fazendo jus à imagem das Casas Bahia. Para a Eletromidia, é um grande prazer fazer parte desse novo marco na história da maior varejista do paÃs. Acreditamos que nossas telas farão grande sucesso entre os consumidores e os transeuntes e serão ferramentas que contarão essa grande novidade na comunicação direta para todo o público que circula pela estação", diz Raphael Jimenez, diretor de publicidade SP da Eletromidia.
A nova unidade chega num momento importante do varejo brasileiro, que deve crescer 3,42% no primeiro trimestre de 2025 em relação ao mesmo perÃodo de 2024, segundo projeções do Instituto Brasileiro dos Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar).
Para Frederic Gauthier, vice-presidente de operações do Grupo Casas Bahia, a escolha da localização também vai ao encontro da estratégia da companhia de ficar cada vez mais próxima do público consumidor.
"Estamos em uma das regiões mais bem localizadas e de grande circulação em São Paulo, também teremos o impacto da nossa marca na estação de trem mais próxima da loja, com muita comunicação e revitalização do espaço, aumentando ainda mais a identificação dos consumidores que passarem por ali", destaca Gauthier.
Para a operação da unidade Berrini, foram contratados 67 novos colaboradores, que trabalharão em diferentes turnos e funções na varejista.
Fundado ainda em 1946, o Grupo Casas Bahia emprega cerca de 35 mil funcionários em mais de 500 municÃpios, em 22 Estados do paÃs e mais o Distrito Federal. O público atendido passa de 97 milhões de pessoas.
O grupo é reconhecido por ter uma das mais digitalizadas e robustas redes logÃstica do Brasil, com capacidade para conectar mais de mil lojas fÃsicas, 25 centros de distribuição e hubs de entregas a cerca de 97 milhões de clientes.
Além da operação de varejo, o grupo trabalha com crédito, serviços financeiros, fabricação de móveis e logÃstica. Entre as marcas e unidades de negócio, estão Casas Bahia, Pontofrio, Extra.com, a financeira banQI, a fabricante de móveis Bartira e a empresa CBFull de logÃstica de varejo.
*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha