Casas Bahia leva inovação, lazer e espaços de convivência para Berrini

Nova megaloja da varejista possui mais de 3.300m² e fica ao lado da estação de trem

A imagem mostra a fachada de um edifício à noite, iluminada com luzes em tons de rosa e azul. À esquerda, há um grande letreiro em forma de 'B' e, à direita, janelas com iluminação azul que exibem o nome 'CASAS BAHIA'. A vegetação na frente é visível, com uma árvore pequena.

Masao Goto Filho/Estúdio Folha

A gigante do varejo no Brasil está de casa nova. A Casas Bahia acaba de inaugurar sua megaloja na rua Flórida, na Cidade Monções, zona sul de São Paulo, ao lado da estação de trem frequentada diariamente por milhares de pessoas.

São mais de 3.300 m² de espaço, onde também funcionará a sede administrativa da empresa. Mais do que uma megaloja, a nova unidade da Casas Bahia tem diferentes espaços de convivência e uma cozinha gourmet, onde serão realizadas degustações e aulas com chefs renomados.

Além disso, 16 das maiores e mais conhecidas marcas de eletrodomésticos e eletrônicos contam com áreas personalizadas para testar produtos, prestar consultoria e fazer demonstrações de seus últimos lançamentos.

A imagem mostra um ambiente de atendimento ao cliente em uma loja. Há uma parede verde com plantas ao fundo e uma sinalização que diz 'ATENDIMENTO AO CLIENTE'. Vários atendentes estão sentados em mesas com computadores, e alguns deles estão usando camisetas azuis. No primeiro plano, há cadeiras pretas e mesas brancas. O ambiente parece moderno e bem iluminado.
Atendimento - Masao Goto Filho/Estúdio Folha

O local é totalmente acessível, "pet friendly", tem espaço kids e dispõe ainda do serviço de "Personal Tech", que apresenta tendências e novidades em tecnologia para o lar e dispositivos pessoais. O serviço tem atendimento especial para diversos públicos. Na compra de novos aparelhos, os clientes terão orientações para o primeiro uso de celulares, notebooks e outros equipamentos eletrônicos.

Os clientes têm também à disposição um "Balcão de Assistência Técnica" para reparos e serviços de assistência em produtos, além de orientação sobre compra de acessórios para celulares, como películas e capas protetoras.

Renato Franklin, presidente-executivo (CEO) do Grupo Casas Bahia, destaca a vantagem competitiva do novo espaço em reunir no mesmo endereço tanto a operação da varejista quanto a administração da companhia. "Para o nosso setor, é fundamental que tenhamos uma vivência cada vez mais próxima do negócio, a fim de entender as expectativas do nosso cliente e o que podemos oferecer a ele", diz o executivo.

A imagem mostra uma área de recreação infantil chamada 'Espaço Kids'. À esquerda, há um painel informativo com a letra 'B' em destaque e o texto 'ESPAÇO KIDS'. À direita, há uma estrutura de playground colorida, composta por tubos azuis e vermelhos, cercada por grama sintética. O ambiente é iluminado e possui plantas ao fundo.
Espaço kids - Masao Goto Filho/Estúdio Folha

Marketing na Estação

O público que for conhecer a loja de trem ou de ônibus, ou mesmo passar em frente à estação Berrini da CPTM, que fica a 350m do novo endereço, será bastante impactado pelas ações de comunicação visual que estão sendo programadas pela marca. Desde a iluminação noturna, com o led nas cores do logo Casas Bahia, até o paisagismo. Vários paineis estão sendo preparados para impactar o público na estação pertencente a linha 9 - Esmeralda.

"Esse projeto foi criado para provocar um grande impacto, fazendo jus à imagem das Casas Bahia. Para a Eletromidia, é um grande prazer fazer parte desse novo marco na história da maior varejista do país. Acreditamos que nossas telas farão grande sucesso entre os consumidores e os transeuntes e serão ferramentas que contarão essa grande novidade na comunicação direta para todo o público que circula pela estação", diz Raphael Jimenez, diretor de publicidade SP da Eletromidia.

A imagem mostra uma cozinha moderna e bem iluminada, com armários de madeira e uma bancada de granito. No fundo, há um refrigerador preto e duas mulheres trabalhando na bancada, uma delas decorando bolos. Um sinal em primeiro plano indica 'COZINHA EXPERIMENTAL'.
Cozinha Gourmet - Masao Goto Filho/Estúdio Folha

A nova unidade chega num momento importante do varejo brasileiro, que deve crescer 3,42% no primeiro trimestre de 2025 em relação ao mesmo período de 2024, segundo projeções do Instituto Brasileiro dos Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar).

Para Frederic Gauthier, vice-presidente de operações do Grupo Casas Bahia, a escolha da localização também vai ao encontro da estratégia da companhia de ficar cada vez mais próxima do público consumidor.

"Estamos em uma das regiões mais bem localizadas e de grande circulação em São Paulo, também teremos o impacto da nossa marca na estação de trem mais próxima da loja, com muita comunicação e revitalização do espaço, aumentando ainda mais a identificação dos consumidores que passarem por ali", destaca Gauthier.

A imagem mostra a entrada da Casa Bahia, com uma fachada moderna e iluminada. As paredes externas são cobertas por telas digitais que exibem imagens em tons de azul. A porta de entrada é ampla e está aberta, revelando o interior do espaço, que é iluminado e minimalista. Um letreiro na parede interna diz 'NEGÓCIO ABERTO'.
Entrada da nova loja - Masao Goto Filho/Estúdio Folha

Para a operação da unidade Berrini, foram contratados 67 novos colaboradores, que trabalharão em diferentes turnos e funções na varejista.

Fundado ainda em 1946, o Grupo Casas Bahia emprega cerca de 35 mil funcionários em mais de 500 municípios, em 22 Estados do país e mais o Distrito Federal. O público atendido passa de 97 milhões de pessoas.

A imagem mostra a entrada de uma loja da Casas Bahia, com painéis de LED em ambos os lados. Um dos painéis exibe um personagem infantil com um boné e uma camiseta, segurando um objeto. O texto 'CASAS BAHIA' e 'DEDICAÇÃO TOTAL A VOCÊ' estão visíveis. Há várias pessoas na entrada da loja, algumas em pé e outras caminhando.
Masao Goto Filho/Estúdio Folha

O grupo é reconhecido por ter uma das mais digitalizadas e robustas redes logística do Brasil, com capacidade para conectar mais de mil lojas físicas, 25 centros de distribuição e hubs de entregas a cerca de 97 milhões de clientes.

Além da operação de varejo, o grupo trabalha com crédito, serviços financeiros, fabricação de móveis e logística. Entre as marcas e unidades de negócio, estão Casas Bahia, Pontofrio, Extra.com, a financeira banQI, a fabricante de móveis Bartira e a empresa CBFull de logística de varejo.

A imagem mostra um robô interativo em primeiro plano, ao lado de uma tela grande que exibe um holograma de uma mulher vestindo uma blusa azul e calças pretas. O robô tem uma base branca com detalhes coloridos e uma tela na parte superior que exibe olhos e uma expressão amigável. O fundo é neutro, destacando os dois dispositivos.
Masao Goto Filho/Estúdio Folha


*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha