LÃder em pagamentos eletrônicos no Brasil e na América Latina, a marca Cielo costuma ser associada à s operações com maquininhas de pagamento. É natural que isso aconteça. Afinal, as maquininhas da Cielo estão presentes em 99% das cidades brasileiras e realizaram, só no ano passado, 6,8 bilhões de transações, com um movimento de R$ 713,4 bilhões em volume financeiro, ou quase 9% do PIB brasileiro.
Com capacidade para realizar 12 mil transações por segundo, a maior entre as empresas que atuam nesse mercado, a Cielo é ainda a marca campeã da categoria Maquininha de Pagamento, na pesquisa Folha Top of Mind 2022, o mais abrangente levantamento sobre reconhecimento de marcas do paÃs.
Mas a Cielo vai muito além de uma maquininha de pagamento. A empresa oferece uma série de soluções de tecnologia, produtos e serviços que atendem desde o empreendedor individual e o microempreendedor até os grandes varejistas, em uma parceria que move os negócios do varejo nos 365 dias do ano.
Com mais de 1,1 milhão de clientes ativos em cerca de 300 segmentos da economia, a Cielo atua como parceira para impulsionar as vendas e melhorar as finanças e a gestão de quem faz um negócio acontecer no paÃs.
MELHORAR VENDAS E FINANÇAS
Para as empresas de um setor que opera com muita concorrência e margens apertadas, como o varejo, vender mais e manter as finanças em ordem podem significar a diferença entre crescer e ser competitivo ou ficar para trás.
Ao organizar as finanças e melhorar o fluxo de caixa, as empresas conseguem enxergar com mais clareza os recursos que entram e saem, planejar prazos de pagamentos, assumir novos compromissos e criar ações estratégicas. Além disso, uma gestão eficiente das finanças permite estabelecer o momento adequado para repor estoques e realizar promoções de vendas.
Com a infraestrutura da Cielo, tudo isso é possÃvel. A empresa atua em várias frentes para impulsionar os negócios, permitindo aos clientes, por exemplo, antecipar recursos de vendas, consolidar dados das movimentações e ter informações para a tomada de decisões de negócios.
A Cielo possibilita aos clientes receber mais rapidamente o saldo das vendas, com o pagamento dos valores antes do prazo padrão, de geralmente 30 dias. Com o produto chamado de Receba Rápido, um empreendedor ou grande varejista que faça uma venda parcelada, por exemplo, pode receber o valor total lÃquido dessa venda em até dois dias úteis, sem esperar o prazo padrão de 30 dias ou mais, independentemente do número de parcelas. Com isso, o dinheiro não fica parado, o fluxo de caixa melhora e o varejista ganha mais poder de negociação com os fornecedores.
Além de melhorar as finanças, o serviço oferecido pela Cielo ajuda o cliente a se preparar para datas especiais de vendas, como o Natal e o Dia das Mães, que exigem organização, controle de estoque, compra de mercadorias e o pagamento antecipado a fornecedores.
O aumento das vendas e a melhora das finanças passam também pela exclusão de todas as barreiras que eventualmente impeçam os consumidores de pagar como preferem. Daà a importância de aceitar cartões de débito e crédito do maior número possÃvel de bandeiras e receber usando PIX, QR Code ou aproximação por NFC (Near Field Communication). A Cielo aceita cartões de mais de 80 bandeiras e oferece todos esses meios de pagamento.
GESTÃO MAIS EFICIENTE
Uma das formas de melhorar a gestão de um negócio é ter à mão dados que permitam entender a operação, o mercado e o comportamento do consumidor. Comparar seus resultados com outros negócios do mesmo porte, setor e região ajuda empreendedores e varejistas de todos os tamanhos a tomar melhores decisões.
Sistemas de tecnologia para análise de dados, como o Cielo Farol, possibilitam essa visão ampliada do negócio. O varejista pode conhecer o perfil de renda e o comportamento de compra dos consumidores, comparar suas vendas com a média de negócios parecidos e estabelecer metas de crescimento.
Analisando os dados, o cliente Cielo entende ainda a frequência de compra dos consumidores, o tipo e o formato de pagamento utilizado (crédito, débito, à vista ou parcelado) e o perfil de consumo por região. O acompanhamento dessas informações pode ser feito por acessos diários, semanais e mensais, de acordo com a necessidade, e ainda possibilita a criação de ações de vendas e de programas de fidelidade.
MAIS VENDAS ONLINE
Ter presença online é fundamental hoje para todo tipo de negócio. Mas nem sempre é fácil para um pequeno empreendedor gerenciar uma operação de ecommerce. Para ajudar clientes de todos os tamanhos, todos os dias do ano, a Cielo criou várias soluções para o digital.
Hoje, mais de 50% dos negócios online do paÃs já possuem solução de ecommerce da Cielo. LÃder desse mercado, a empresa tem capacidade para suportar oito vezes o volume de transações do comércio eletrônico brasileiro.
Empresas que já têm um site em operação ou estão criando suas páginas precisam oferecer pagamento integrado, usando vários formatos, como cartões, boleto e PIX. Com as ferramentas da Cielo, é possÃvel integrar, de forma simples e segura, um site ou aplicativo com essas formas de pagamento, facilitando assim a experiência de compra.
As operações de ecommerce podem ainda contar com a parceria da Cielo para impulsionar e otimizar a conversão de vendas, usando recursos como compra com um clique, validação rápida dos dados do cartão e cobranças periódicas e automáticas de serviços e assinaturas sem que o consumidor precise informar novamente os dados do cartão. É possÃvel também aumentar a segurança das transações, evitando, por exemplo, contestações de compras com cartões por causa de fraude.
Para o empreendedor que quer vender online sem precisar criar um site, a Cielo oferece uma ferramenta que permite usar redes sociais, email ou WhatsApp com segurança. O sistema cria um link de pagamento customizado, com logo e cor do negócio do cliente, em formato responsivo e com antifraude integrado e cálculo de frete. Usando a opção pagamento recorrente, é possÃvel também oferecer assinaturas de serviços.