Colchão mais premiado da Europa dá 100 noites de teste no Brasil

Empresa alemã é 100% digital e tem como um de seus pilares o investimento em tecnologia e inovação; Emma Original é entregue em uma caixa, se adapta a todo tipo de corpo e tem 10 anos de garantia

Com foco em P&D, Emma tem laboratório próprio de testes

Com foco em P&D, Emma tem laboratório próprio de testes

Quando a Emma - The Sleep Company iniciou as operações no Brasil, em 2019, ninguém imaginava o impacto que estava por vir com a pandemia. O objetivo da empresa alemã 100% digital era desafiador: conquistar o mercado brasileiro vendendo colchões online.

“A quarentena acabou nos beneficiando, pois o consumo de produtos para a casa passou a ser mais valorizado. E, sem a possibilidade de comprar nas lojas físicas, mais pessoas aderiram às compras online, inclusive de colchões, o que não era usual no Brasil”, afirma Carlos Garcia, cofundador da Emma Brasil. O crescimento nas vendas continua em 2021: “Até abril, já faturamos o equivalente ao ano de 2020 inteiro.”

Fundada no fim de 2015 em Frankfurt (Alemanha) e presente em mais de 30 países, a Emma é uma das marcas mais reconhecidas da Europa e, no Brasil, tem o colchão Emma Original como carro-chefe. Ele acumula prêmios de melhor produto do ano em diversos países, como França, Itália, Holanda, Alemanha, Portugal e Inglaterra.

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“Tenho 35 anos e, quando entrei na empresa, nunca tinha pensado em comprar um colchão sem testar na loja. Mas a proposta da Emma é uma mudança de mentalidade. Em 5 minutos deitado no colchão da loja a pessoa não consegue vivenciar como vai ser seu dia a dia com o produto. Quando oferecemos cem dias de teste, damos a oportunidade de testar o colchão na vida real”, diz. Se o consumidor não gostar do produto, ele é retirado, sem custo, e o valor pago é reembolsado.

O Emma Original tem qualidade e tecnologia de ponta alemãs: cerca de 80% do produto é desenvolvido na Alemanha, onde o departamento de Pesquisa e Desenvolvimento conta com engenheiros, designers, técnicos e neurocientistas.

“A alta tecnologia possibilitou o desenvolvimento de um colchão que funciona para todos os tipos de pessoas. Eles têm cortes em locais específicos, na espuma de suporte. A combinação dos cortes com as diferentes densidades das espumas possibilita que, quando a pessoa se deite, o colchão faça uma contrapressão para que ela mantenha a postura correta enquanto dorme. A composição das três espumas garante o bloqueio de movimento, melhorando a qualidade do sono de quem compartilha a cama: quando uma pessoa se mexe, quem está do lado não sente"

Carlos Garcia, cofundador da Emma Brasil

O projeto do Emma Original sofre pequenas adaptações para o biotipo da população de cada país, mas segue os parâmetros europeus para a fabricação. “Muito da matéria prima vem da Europa, e o maquinário também é importado. A empresa tem um controle de qualidade muito rigoroso: todos os testes e simulações são feitos na Alemanha, para garantir os padrões europeus. Isso nos permite oferecer a garantia de 10 anos.”

O colchão chega ao consumidor embalado em uma caixa retangular. Garcia explica: “Na etapa final de produção, ele é embalado a vácuo, prensado e enrolado. Dependendo do tamanho, também é dobrado.” Aberta a embalagem, ele se expande lentamente. O ideal é esperar entre 4 e 6 horas para deitar, até que o colchão atinja o formato original.

Caixa em que é enviado o colchão aos consumidores
Caixa em que é enviado o colchão aos consumidores

A empresa desenvolveu também uma cama box sob medida para o Emma Original. Seguindo a mesma linha inovadora, o produto é a primeira cama box montável do mercado brasileiro. E, sim: ela é entregue na caixa.

Para completar a linha de qualidade do sono, a Emma desenvolveu um travesseiro antiestresse. Com espumas de alta qualidade, ele se adapta ao posicionamento da cabeça, pescoço e ombros. A espuma de memória (espuma da NASA) distribui o peso e permite que os músculos relaxem.

Vem ainda com capa antiestresse, que é feita com fios de carbono embutidos no tecido de algodão. Eles absorvem a eletricidade estática acumulada ao longo do dia, contribuindo para o alívio das tensões.

“Não queremos apenas trazer um produto inovador e de qualidade, mas oferecer uma experiência diferente de consumo: rápida, descomplicada e eficiente. Mais do que isso, queremos mostrar o quanto temos capacidade de entender o sono”, afirma Garcia.

A proposta da empresa é ir além do desenvolvimento de colchões e travesseiros e incluir outros produtos que envolvam a experiência do sono, como aplicativos para celular e outros gadgets. “Muito mais do que uma empresa de colchões, a Emma caminha para ser uma referência no mercado do sono”, conclui Garcia.

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