GESTÃO DE RESÍDUOS COMO ESTRATÉGIA

Colgate-Palmolive busca certificação de resíduo zero em todas as operações próprias ao redor do mundo, incluindo suas unidades no Brasil

Colgate-Palmolive busca certificação de resíduo zero

Colgate-Palmolive busca certificação de resíduo zero Divulgação

A preservação do meio ambiente e o combate às mudanças climáticas são responsabilidade de todos: governos, sociedade civil e empresas. A sustentabilidade deixou de ser um acessório e se tornou o centro da estratégia de negócios das companhias comprometidas com a proteção do planeta.

Nesse sentido, a Colgate-Palmolive faz sua parte e trabalha para ampliar seu protagonismo na sustentabilidade. A companhia fixou metas ambiciosas e vem cumprindo rigorosamente cronogramas nas áreas de gestão de resíduos, eficiência energética, economia de água e redução das emissões de gases de efeito estufa.

A empresa se comprometeu, por exemplo, a certificar todas as suas operações próprias globalmente até 2025 com o selo TRUE de resíduo zero, concedido pela GBCI (Green Business Certification Inc.), organização norte-americana líder na verificação independente de práticas de negócios verdes.

A certificação atesta que mais de 90% dos resíduos não perigosos dos locais avaliados são reaproveitados em vez de serem enviados a aterros sanitários ou incineração, com estímulo à economia circular. A Colgate-Palmolive já obteve essa certificação em dezenas de unidades ao redor do mundo.

Entre elas estão suas duas fábricas e um Centro de Distribuição no Brasil, em São Paulo e São Bernardo do Campo (SP). O reconhecimento da GBCI ocorreu neste ano e, com isso, a Colgate-Palmolive tornou-se a primeira empresa no país a conquistar em plantas fabris o selo TRUE na categoria Platinum, a de maior nível de exigência da GBCI.

"A importância dessa certificação é imensa", diz Javier Arostegui, diretor de Logística e Serviço aos Clientes e líder do Comitê̂ de Sustentabilidade da Colgate-Palmolive Brasil. "Estratégias eficazes como a da Colgate-Palmolive para o gerenciamento de resíduos são importantes para impulsionar a economia circular e acelerar o combate às mudanças climáticas", acrescenta.

Os resíduos não perigosos das fábricas são reutilizados, reciclados ou compostados. Entre eles, materiais orgânicos dos serviços de alimentação, papelão, papel, plástico, entulho de obras e metais.

As unidades contam com processo de segregação nos pontos de descarte e áreas de estocagem separadas para cada tipo de item. Assim, os dejetos são separados e enviados para reaproveitamento.

"A Colgate-Palmolive promove treinamentos para todos os funcionários sobre o sistema de gestão de resíduos, além de campanhas periódicas sobre o tema", afirma Arostegui.

ECONOMIA CIRCULAR

A estratégia se encaixa no conceito de economia circular, no qual resíduos de uma indústria são reaproveitados e transformados em insumos para ela ou para terceiros.

"Temos trabalhado para incentivar a reciclagem e o reúso com parceiros pequenos e locais, incentivando geração de renda e emprego nos pequenos negócios", conta o executivo. Um exemplo de parceria é com uma empresa que transforma pedaços de madeira em caixas que são utilizadas por outras indústrias.

Na mesma linha, a Colgate-Palmolive adotou práticas como troca do recebimento de insumos em embalagens por granel, reutilização de paletes, uso de caixas retornáveis, envio de descartes da produção de tubos de creme dental para fábrica de telhas e placas, remessa de resíduos orgânicos dos restaurantes para uma indústria de adubos e a doação do excedente de alimentos do restaurante de uma de suas unidades.

Colgate-Palmolive adotou práticas como troca do recebimento de insumos em embalagens por granel, reutilização de paletes
Colgate-Palmolive adotou práticas como troca do recebimento de insumos em embalagens por granel e reutilização de paletes - Divulgação

A Colgate-Palmolive passou a adotar a estratégia de resíduo zero em 2010, implementando ações de redução, reúso, reciclagem e compostagem. Começou a rastrear o volume de dejetos que iam para aterros sanitários e fixou metas que vêm sendo superadas. O objetivo de certificar todas as instalações próprias como resíduo zero até 2025 inclui fábricas, centros de tecnologia, escritórios e armazéns.

EFICIÊNCIA

A companhia se comprometeu também a construir todas as suas novas unidades com certificação LEED, sigla em inglês para Liderança em Design Energético e Ambiental. Isso significa que as futuras fábricas da empresa serão pensadas desde o projeto para terem eficiência energética, economia de água e desperdício mínimo. O selo LEED é concedido pela mesma GBCI.

"Globalmente, já temos diversas locações com a certificação LEED, que incentiva e acelera a adoção de práticas de construção sustentável. A abordagem desse sistema trata o edifício por inteiro, desde a concepção do projeto até a construção final e sua manutenção", explica Arostegui.

Na seara climática, a Colgate-Palmolive tem por objetivo zerar suas emissões líquidas de carbono até 2040. Outros compromissos globais são eliminar um terço dos novos plásticos das embalagens e produtos e tornar todas as embalagens recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até 2025.

"Nós já compartilhamos com a indústria a nossa tecnologia desenvolvida para a fabricação de tubos recicláveis, por exemplo, e estamos fazendo a transição do nosso portfólio. Com isso, queremos impulsionar uma mudança global no que diz respeito a tubos de pasta de dentes recicláveis", conclui Arostegui.

Focada em promover saúde, marca é a mais lembrada por alívio da sensibilidade nos dentes

Na 32ª edição do Prêmio Folha Top of Mind, a Colgate foi novamente reconhecida como a marca mais lembrada pelos consumidores quando se fala em pasta de dentes e, neste ano, também é a mais lembrada na categoria de alívio da sensibilidade nos dentes. A entrega da premiação ocorreu no dia 25 de outubro, em São Paulo.

"O prêmio é muito importante e resultado de toda a dedicação dos nossos times. Enxergamos a saúde bucal como parte fundamental da saúde integral do corpo. Isso nos dá muito espaço para trabalhar, desenvolvendo produtos e tecnologia de ponta para oferecer o que há de melhor aos nossos consumidores", diz Nelson Malta, diretor de Marketing da Colgate-Palmolive Brasil.

A Colgate é presença tradicional no prêmio. A marca conquistou o 18o troféu consecutivo como Top Pasta de Dente, lembrada por 62% dos entrevistados. Ela liderou também na nova categoria Sensibilidade, com 34% das citações. O Datafolha ouviu 7.701 brasileiros em agosto de 2022.

"A sensibilidade nos dentes está no topo das condições bucais mais presentes em diversos países, e estudos indicam que o problema afeta grande parte da população adulta globalmente", afirma Malta. Ele acrescenta que a Colgate-Palmolive tem um portfólio completo de tratamento para prevenir e tratar a sensibilidade.

Entre os produtos, estão as linhas Colgate Sensitive Pro Alívio e elmex Sensitive, ambas com tecnologia de ponta para o alívio da sensibilidade.

Na mesma área, a empresa lançou neste ano o programa online "Leve a Vida sem Dor" , que ajuda os usuários a obter respostas sobre saúde bucal e indica os produtos mais adequados (aponte câmera de seu celular ou tablet para o QR Code no fim deste texto para acessar o programa).

A Colgate-Palmolive foi fundada nos Estados Unidos em 1806. No Brasil, a empresa está há 95 anos e oferece produtos de higiene oral, pessoal, limpeza e nutrição animal. A companhia tem fábricas em São Paulo e São Bernardo do Campo (SP), empregando mais de 3.000 pessoas no país.

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