Colgate une saúde, moradia e sustentabilidade de olho no futuro

Líder no mercado de higiene bucal no Brasil, a Colgate investe em programas odontológicos gratuitos, educação e tecnologia para tubos de creme dental recicláveis

.

Divulgação

Saúde, condições de vida e sustentabilidade. Um futuro mais saudável, para indivíduos e para a sociedade como um todo, depende de avanços nessas três áreas. Essa ideia levou a Colgate, marca líder no mercado de higiene bucal no Brasil, a expandir seus investimentos em programas sociais, unindo cuidado pessoal a avanços comunitários e sustentabilidade.

De acompanhamento odontológico gratuito para crianças à construção de residências para moradores de baixa renda com material reciclado, a Colgate adotou uma postura abrangente e ousada de olho nas novas gerações. "Nosso compromisso vai além da saúde bucal. Queremos ajudar a construir um futuro mais saudável para todas as pessoas e o nosso planeta", diz Adriana Anido, vice-presidente de Marketing da Colgate-Palmolive Brasil. "Isso inclui olhar para as comunidades onde atuamos e para as pessoas que estão lá."

Tais comunidades incluem a Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos (Grande São Paulo). Lá, numa parceria entre a Gerando Falcões e a Colgate-Palmolive, foram construídas sete casas com material reciclado: sete toneladas de tubos de creme dental foram recicladas e transformadas em placas utilizadas nas obras.

"Proporcionar moradia digna é uma excepcional conquista para os moradores da Favela dos Sonhos", afirma Nina Rentel, diretora de Tecnologias Sociais da Gerando Falcões. "O lar não só promove dignidade mas também autoestima e segurança aos habitantes." A Colgate ainda doou o valor necessário para a montagem das moradias, que foram entregues com suas estruturas elétrica e hidráulica completas, além de telhas acústicas e pisos. Nada disso seria possível, porém, sem o ponto de partida desse processo: a fabricação de tubos de pasta de dente que possam ser reciclados.

"Temos dado especial atenção aos tubos de creme dental recicláveis", diz Adriana Anido. "A Colgate foi precursora na criação de uma tecnologia desenvolvida para a fabricação de tubos recicláveis, e estamos fazendo a transição de todo o nosso portfólio." Trata-se de um avanço que a empresa deseja espalhar. "Compartilhamos essa tecnologia com a indústria. Queremos impulsionar uma mudança global no que diz respeito a tubos de pasta de dentes recicláveis."

A Colgate-Palmolive também mantém apoio a outros programas sociais, como o Projeto Vida Corrida e o Instituto Tiago Camilo, que promovem inclusão social por meio do esporte e da educação.

Ao mesmo tempo, as iniciativas sociais da Colgate seguem com forte presença na saúde bucal, simbolizada pela imagem de um sorriso saudável. Lançado em 2022, a campanha "O Poder do Sorriso", criado em parceria com a agência VMLY&R, já levou acompanhamento e tratamento dentários a centenas de moradores de comunidades de baixa renda, com dentistas atendendo crianças e jovens de 11 a 17 anos, por meio de parceria com a Turma do Bem.

O impacto do programa, no entanto, vai muito além da saúde, afirma Adriana. "A saúde bucal não é apenas uma questão física. Ela desempenha papel crucial no bem-estar emocional das pessoas e na formação de relações sociais positivas." Para a vice-presidente de Marketing da Colgate, pessoas com dentes bem tratados tornam-se cidadãos mais confiantes. "A autoestima de um indivíduo pode ser profundamente impactada pela sua condição bucal, influenciando diretamente como uma pessoa interage com o mundo."

No ano passado, "O Poder do Sorriso" beneficiou moradores do Jardim Santa Rita (Guarulhos-SP); da Zona Periférica (Franca-SP); de Valéria e de Nova Sussuarana (Salvador); do Complexo da Maré, da Vila Vintém e da Rocinha (Rio de Janeiro); de Cachoeirinha (RS) e da Chácara da Fumaça (Porto Alegre).

Segundo a Colgate, o apoio a programas sociais e ambientais será mantido em 2024. Presente no Brasil há 96 anos, com seus programas sociais a empresa reproduz no país uma experiência consagrada internacionalmente. Desde 1991, ela implementa o programa "Sorriso Saudável, Futuro Brilhante", que já levou informação e educação sobre saúde bucal a mais de 1,6 bilhão de crianças no mundo todo.

No Brasil desde 1994, o programa já auxiliou mais de 80 milhões de crianças brasileiras a desenvolver hábitos saudáveis de higiene bucal, com ações educacionais e distribuição de kits de cuidado oral. Adriana ressalta a importância do trabalho com crianças, lembrando que um futuro com saúde, boas condições de vida e sustentabilidade depende das novas gerações. "As crianças são o nosso elo com o futuro. É por meio delas que podemos ajudar na construção de um futuro melhor para todos."

"EU NÃO VIA A HORA DE CHEGAR ESSE DIA"

.
Pamela Costa, cuja casa foi reformada com placas feitas de tubos de pasta de dente recicladas - Flavia Taverna/Gerando Falcões

"Eu me lembro exatamente do primeiro dia. Eu não via a hora de chegar esse dia." É dessa maneira que Pamela Costa, moradora da Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos, descreve sua expectativa antes de entrar em sua casa, que foi completamente reformada pela Colgate com o uso de placas feitas com tubos de pasta de dente reciclados.

Aos 31 anos, Pamela trabalha com reciclagem e pintura, junto com o marido. Os dois foram contemplados pelo projeto "Favela 3D", uma parceria da Colgate-Palmolive com a Gerando Falcões, que tem como foco uma favela Digna, Digital e Desenvolvida. "Só de me sentir tranquila, sem medo, não correr qualquer risco é muito bom, diferente de como vivíamos antes", diz Pamela. "Estamos sentindo um alívio. E muito felizes."

Por trabalhar com construção, o casal sabe muito bem o valor da reciclagem – e ficou ainda mais entusiasmado com a reforma ao saber que a casa seria fruto de um reaproveitamento de tubos de pasta de dente.

Para ela, a Colgate dá um bom exemplo a outras empresas com a iniciativa. "O reciclado é vida! Proteger o meio ambiente, apoiar pessoas. Basta as marcas de fato quererem, pois são capazes." De casa nova, Pamela quer que projetos como o "Favela 3D" melhorem a vida do maior número possível de pessoas. "É uma iniciativa maravilhosa, super alegre e diferente, tem meu apoio total. Que outras pessoas também tenham suas casas reformadas assim como a minha."

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha