A profissão do futuro é hoje: como a inovação e as demandas do mercado direcionam o desenvolvimento de novos cursos EAD

Digital Influencer, Cibersegurança, Inteligência Artificial e Computação em Nuvem são algumas opções de graduação da Cruzeiro do Sul Virtual

O futuro já chegou. As demandas do mercado, motivadas pelas inovações tecnológicas, fazem com que as instituições de ensino precisem se adequar a esse novo cenário desafiador. A Cruzeiro do Sul Virtual já está preparada e criou uma série de cursos voltados para profissionais que já estão sendo procurados por diversos setores da sociedade.

Alguns exemplos de cursos de graduação a distância oferecidos recentemente incluem: Digital Influencer; Design de Animação; Inteligência Artificial; Computação em Nuvem; Desenvolvimento Mobile; Cibersegurança; e Ciência de Dados (este último, em parceria com Google Cloud).

"A instituição de ensino precisa acompanhar a evolução do seu público. Existe uma demanda do mercado e dos profissionais por atualização de conhecimento", afirma Luiz Gonzaga Victor Foureaux Neto, Vice-presidente de Marketing e Educação Digital da Cruzeiro do Sul Educacional.

.
Videoaula da Cruzeiro do Sul Virtual, um dos materiais que compõem cursos EAD - Divulgação

"Por isso, criamos esses cursos. O digital influencer, por exemplo, não era visto como uma profissão até então, mas hoje é uma realidade. O profissional precisa saber criar conteúdos atrativos, entender seu público-alvo, precificar seus serviços e aprender a trabalhar com marcas, entre outros aspectos. E a universidade é o local ideal para as pessoas se capacitarem para essa nova realidade do mundo", afirma.

Foureaux Neto destaca que a modalidade de educação a distância é fundamental para que os alunos possam adquirir o conhecimento necessário para seu desenvolvimento contínuo. Ele afirma: "O EAD é de suma importância para o progresso de um país como o Brasil. A aplicação da tecnologia para a interação do estudante com o conteúdo permite experiências de aprendizagem imersivas e mais personalizadas, o que gera autonomia intelectual ao estudante, tornando o modelo muito eficiente."

"Enquanto no modelo presencial, se um aluno falta a uma aula, ele perde acesso ao conteúdo apresentado, no EAD, todo o material está disponível na plataforma, permitindo que o aluno o consulte quando desejar. Afinal, o aluno não paga para receber conteúdo, paga para aprender."

Desenvolvimento contínuo

Além das mais de 200 opções de graduação, a Cruzeiro do Sul Virtual também oferece uma ampla gama de cursos de pós-graduação, cursos livres, profissionalizantes e técnicos. Para que os profissionais tenham a oportunidade de seguir com uma educação continuada e, assim, se atualizarem e se capacitarem para os desafios que o mercado apresenta.

"Antes, um profissional iniciava uma carreira e, às vezes, trabalhava em uma única empresa por toda sua trajetória, mas isso mudou. Hoje, uma pessoa pode mudar de profissão, se especializar em uma área dentro de sua atuação, empreender e muito mais. Por isso, destaco a importância da educação continuada e de os profissionais serem protagonistas de sua própria carreira", afirma Eduardo Senise, diretor de Lifelong Learning da Cruzeiro do Sul Educacional.

Um exemplo é Manuel Messias Alves dos Santos, de 53 anos, que, inspirado em profissionalizar seus conteúdos no Youtube, escolheu o novo curso de graduação EAD em Digital Influencer da Cruzeiro do Sul Virtual para ser sua terceira graduação.

"Algumas pessoas falam ‘para que você vai estudar? Já está com 53 anos, já está tarde’. Esse pensamento é que é tarde. Se a gente não voltar aos estudos, vai ficar para trás. Hoje, a sala de aula está o tempo inteiro na palma da minha mão. Isso se chama tecnologia, conhecimento, informação. Por isso eu procurei estudar e quero ir muito mais além."

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha