EAD transforma vidas e democratiza o conhecimento

Cruzeiro do Sul Virtual investe em cursos voltados para novas áreas do conhecimento, como Cibersegurança, Influenciador Digital e Inteligência Artificial

Flexibilidade, oportunidade e qualidade. Esses são alguns dos fatores que fazem com que os cursos em educação a distância (EAD) sejam tão procurados.

Os números comprovam. Segundo o Censo da Educação Superior, divulgado em 2023 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 72% dos alunos aprovados no ensino superior privado escolheram a modalidade EAD.

Allam Ferreira, aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Cruzeiro do Sul Virtual
Allam Ferreira, aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Cruzeiro do Sul Virtual - Divulgação/Cruzeiro do Sul

É o caso de Allam Ferreira, que faz Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Cruzeiro do Sul Virtual. Morador de Manaus (AM), ele conta que o pai adoeceu e foi então que decidiu optar pelo curso EAD, que oferecia a flexibilidade necessária para estudar enquanto permanecia ao lado dele.

"Tive que ficar com o meu pai no hospital. Era constante a preocupação dele com o meu futuro. Fiquei sem saber o que fazer. Foi quando a Cruzeiro do Sul Virtual apareceu", relembra. "E graças a essa graduação eu fui promovido para um cargo de gestão. Agora desenvolvo coisas que eu vejo na faculdade."

Já Fernanda Xavier está trilhando um novo caminho em sua vida, cursando uma graduação EAD em Influenciador Digital, uma profissão nova e em alta. Moradora na zona rural de Paracatu (MG), ela conseguiu conciliar sua rotina de trabalho e de estudo, sem precisar fazer longos deslocamentos até uma instituição.

"O curso EAD da Cruzeiro do Sul Virtual encaixou demais para mim. Como eu trabalho como doméstica rural, posso fazer meu próprio horário de estudo. Ingressei nessa modalidade justamente por causa da flexibilidade." 

Fernanda e Allam são apenas dois exemplos que revelam como o EAD tornou-se uma ferramenta de democratização do conhecimento no Brasil.

"O EAD é um marco importante para o país. Para muita gente que mora em cidades pequenas ou em localizações extremas, longe das capitais, essa é a única possibilidade de cursar o ensino superior. O EAD é algo transformador e inclusivo", afirma Luiz Gonzaga Victor Foureaux Neto, vice-presidente de Marketing e Educação Digital da Cruzeiro do Sul.

PORTFÓLIO EM CONSTANTE EVOLUÇÃO

Além do investimento para garantir a melhor estrutura virtual, as instituições de ensino precisam estar conectadas com os anseios e as necessidades da sociedade moderna. "Hoje temos pessoas que nasceram conectadas ao universo on-line. A realidade nos mostra que estamos em um mundo hiperconectado", analisa Luiz Gonzaga. "E as universidades precisam levar essa realidade para o seu ambiente."

Tendo isso como norte, a Cruzeiro do Sul Virtual criou diversos cursos voltados para novas áreas. "Quando falamos de profissões do futuro, precisamos lembrar que o futuro já chegou. As transformações tecnológicas avançam diariamente e aqui estamos preparados para essa realidade. Oferecemos uma série de cursos inovadores, como Cibersegurança, Influenciador Digital e Inteligência Artificial, para capacitar os profissionais que o mercado já está demandando", afirma Flávio Janones, Diretor de Educação Digital da Cruzeiro do Sul.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM FOCO

Além de um curso de graduação específico de Inteligência Artificial, essa tecnologia também está em desenvolvimento junto aos processos da Cruzeiro do Sul Virtual. Segundo Luiz, entre as aplicações pretendidas está o uso para auxílio aos estudantes na melhora do desempenho em determinados pontos da jornada de aprendizagem, trazendo um ensino mais individualizado, além da otimização de serviços, como lançamentos de notas, cadastros, entre outros.

"Da mesma forma que a internet mudou a maneira como vivemos, a IA já vem modificando as nossas vidas, e vai acelerar o surgimento de novas profissões. É fundamental o ambiente universitário estar preparado para essa transformação, pois também impactará diretamente no jeito de aprender e de ensinar. Para isso, seguimos trabalhando constantemente para evoluirmos junto às novidades tecnológicas."

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha