Pet exclusivo

De turismo especializado a menu em restaurante estrelado, conheça serviços especiais para pets

.

Shutterstock

O brasileiro tem uma história de amor com pets. E essa relação tem impulsionado o crescimento dos serviços oferecidos aos bichinhos. O mercado de pets no Brasil movimentou R$ 68,4 bilhões em 2023, segundo a estimativa do Instituto Pet Brasil (IPB).

Dentro desse segmento, os serviços de luxo também não param de se diversificar. De cuidados com a estética e a saúde a marcas fashion, o setor oferece uma ampla variedade de opções para quem quer cuidar do pet com estilo. Conheça alguns desses serviços.

1-Turismo

Viajar com pets é uma aventura. Levar o bichinho para viver novas emoções torna as viagens ainda mais especiais. E atualmente eles contam com agências que planejam viagens pensadas especialmente para suas necessidades e diversão. São caminhadas, trilhas, passeios na praia etc. que contam com atividades programadas especialmente para que pets e tutores vivam uma experiência única juntos.

Outras empresas oferecem serviços que ajudam a organizar tudo que é necessário para grandes deslocamentos com pet, como mudanças ou viagens para o exterior.

Esses serviços indicam o check-list de procedimentos necessários e ajudam o tutor com toda a organização como ida ao veterinário para check-up, checagem de vacinas e vermifugação, atualização dos documentos e atestados sanitários necessários bem como escolha do meio de transporte e procedimentos e cuidados para o deslocamento.

2-Menu pet

Em cidades como São Paulo, não é muito difícil encontrar restaurantes pet friendly. São espaços em que os bichinhos são bem-vindos, podem circular pelo salão, beber água e ficar à vontade enquanto os tutores se alimentam.

Algumas casas, no entanto, elevaram esse serviço e criaram menus exclusivos para os pets. Um deles é o Zena Cucina, restaurante italiano que já foi agraciado com uma estrela do "Guia Michelin".

A casa já costumava receber os animais em sua varanda com muito carinho, mas o chef Carlos Bertolazzi, amante dos pets, decidiu incluir no cardápio refeições pet friendly.

Quem vai ao Zena acompanhado pelo cachorro pode pedir um dos pratos feitos especialmente para ele. Entre as criações está o nhoque a base de farinha integral com ragu de frango desfiado a base de cenoura, salsão e caldo de carne.

3-Cuidados em casa

Deixar o cachorro limpo e com o pelo bem cortado é uma das principais rotinas dos tutores. Fazer isso em uma cidade grande como São Paulo, com deslocamentos e trânsito, pode se tornar uma tarefa estressante.

Para aqueles que querem otimizar a rotina sem perder a qualidade de cuidados, já existem uma série de profissionais e pet shops que oferecem o serviço de banho e tosa a domicílio. Assim, os pets recebem seus cuidados no conforto de casa, e o tutor não precisa se preocupar com deslocamentos e horários.

4-Spa

Os pets merecem momentos de cuidado e relaxamento. E já existem uma série de Spas que proporcionam diversas opções de tratamento para os animais de estimação.

Banho e tosa são serviços básicos, mas os estabelecimentos vão além. Cada spa oferece diferentes catálogos de serviços e tratamentos que irão atender as demandas específicas de cada tutor.
Há banhos especiais que levam em conta não só a higiene do animal mas também as necessidades de cada pelagem. É possível usar tonalizantes, clareadores, cauterizadores e hidratantes que irão transformar a aparência do cão.

Cuidados com as unhas também são importantes para que o animal não se machuque e não cause estragos. No serviço de petcure, as unhas são cortadas, lixadas e passam por diferentes cuidados.
Muitos spas oferecem, além do banho tradicional, experiência com ofurô, com sais especiais, que ajudam o cão a relaxar. Ainda na busca pelo relaxamento, o pet pode receber massagem.

A passagem pelo spa pode ser uma boa oportunidade para checar a saúde do animalzinho. Os veterinários complementam o atendimento de beleza e bem-estar checando se está tudo bem com a saúde do pet. Alguns locais oferecem serviços diferenciados como nutricionista, fisioterapia e acupuntura, entre outros.

5-Transporte

Nem sempre é possível estar presente para levar o pet nas consultas veterinárias, no pet shop, no hotel ou na creche. Para ajudar a tornar a vida dos tutores mais tranquila, foram criados diversos serviços de transporte especializados em animais. Eles funcionam como os aplicativos que as pessoas usam para seus deslocamentos, mas são realizados com cintos de segurança adaptados e caixas de transporte para os pets que precisam delas. Os veículos são higienizados e desinfetados ao final de cada corrida para evitar contaminações. Alguns aplicativos tradicionais aceitam levar os pets com seus tutores, desde que seguindo algumas regras de higiene e segurança.

6-Pet fashion

Algumas das mais icônicas marcas fashion do mundo já colocaram os pets como alvo da moda. Produtos feitos especialmente para os animais encantam os tutores e deixam o dia a dia com eles mais elegante.

A Louis Vuitton, por exemplo, tem uma coleção com coleiras, guias, bandanas e malas para transporte de pets, entre outros itens. A Tiffany & Co. preparou bowls para refeições e coleiras.

Já a Gucci estampou seu famoso monograma em roupinhas, coleiras, guias, bowls e bolsas, entre outros acessórios deslumbrantes.

Dolce & Gabbana, por sua vez, foi além. Inspirada no amor de Domenico Dolce por seu cão Fefé, criou um perfume sem álcool com Ylang Ylang, Almíscar e Sândalo. A marca também conta com itens mais tradicionais em cores vibrantes.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha