Desde março os brasileiros vêm enfrentando as restrições decorrentes da epidemia do coronavírus. Com o isolamento social e as medidas para tirar as pessoas das ruas, um dos grupos profissionais que mais sofreu com as consequências da pandemia foi o dos caminhoneiros, que ganham a vida transportando bens por todo o país.
Para auxiliar os motoristas no combate ao coronavírus, o Grupo EcoRodovias realizou ações e criou diversas iniciativas tanto para os usuários das vias como para os funcionários.
Foram organizados pontos de apoio em todas as rodovias administradas pela EcoRodovias. Neles, foram oferecidos alimentos e itens de higiene, como álcool em gel, máscaras e luvas. Outros serviços oferecidos: aferição de temperatura, aplicação de vacinas contra a gripe e até de testes de Covid-19 em algumas rodovias. Para isso, foram investidos cerca de R$ 5 milhões.
“No início da crise, havia um certo temor de que haveria paralisações dos serviços essenciais. As concessionárias atuaram de forma precisa e proativa para que esses serviços continuassem em operação”, disse Rui Klein, diretor de concessões estaduais da EcoRodovias.
“Os nossos funcionários também estavam expostos aos riscos. Então foi um esforço que exigiu perseverança.”
Diretor de concessões rodoviárias federais do grupo, Alberto Luiz Lodi conta que a companhia procurou garantir a trafegabilidade de todos, principalmente dos caminhoneiros, que transportam os insumos, para que a crise não se tornasse ainda pior, não houvesse desabastecimento. "É algo de que nos orgulhamos muito”, disse.
Segundo a EcoRodovias, mais de 200 mil caminhoneiros foram atendidos em todo o Brasil, e cerca de 10 mil testes de Covid-19 foram aplicados (dos tipos sorológico e PCR). Foram doadas mais de 150 mil refeições, e o grupo distribuiu 170 mil kits de higiene (álcool em gel, luvas, máscaras e sabonetes).
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