Criado na Europa e sucesso nos EUA, aparelho que tonifica músculos e queima gordura ganha adeptos no Brasil

Tecnologia que gera campo eletromagnético focado e de alta intensidade levou quase dez anos para ser desenvolvida e está presente em 55 países

BTL/Divulgação

Veio de Praga, na República Tcheca, o aparelho pioneiro que mudou a forma de se trabalhar a musculatura nas clínicas médicas em todo o mundo, incluindo os Estados Unidos, onde faz grande sucesso Criada em 1993, a BTL Industries é hoje uma das principais fabricantes mundiais de equipamentos médicos e estéticos.

Atualmente a empresa está presente em 55 países, onde já foram realizados mais de 1,2 milhão de tratamentos. Ao Brasil, as primeiras máquinas chegaram em abril de 2019 e desde então já foram usados em mais de 75 mil tratamentos. Eles estão em 70 clínicas de médicas do país e com previsão de crescer ainda mais.

BTL/Divulgação

“É uma máquina com alto valor agregado, reconhecida mundialmente. Para uma clínica do nível da minha, eu não posso nem pensar em não ter uma tecnologia dessas”, afirma o dermatologista Ivan Rollemberg, diretor da Human Clinic, em São Paulo.

“A BTL vê o Brasil como um grande mercado. Somos o principal mercado latino-americano e aqui existe um crescimento contínuo. A gente pode passar pela crise que for, que a medicina estética continua crescendo ano após ano”, afirma Maria Fernanda Budin, diretora comercial da BTL BRASIL. De acordo com a Sociedade Brasileiras de Cirurgia Plástica, em 2018, foram realizados 969 mil procedimentos estéticos não-cirúrgicos.

Pioneira no mercado, a BTL hoje enfrenta o problema das cópias do EMSculpt.

“Todas as máquinas disponíveis trabalham com um campo eletromagnético. O grande diferencial é que a BTL descobriu HIFEM (High Intensity Focused Eletro-Magnetic Technology), um campo eletromagnético focado e de alta intensidade. A modulação desse campo que resulta em hipertrofia e hiperplasia musculares é uma patente da BTL.

“O EMSculpt é um aparelho referência, hoje temos várias outras tecnologias que são cópias, mas não dão o mesmo resultado”, afirma a dermatologista Lígia Colucci, dona de uma clínica que leva seu nome em Belo Horizonte.

A tecnologia HIFEM levou quase dez anos para ser desenvolvida e patenteada. Hoje, conta com o respaldo de mais de 20 artigos publicados em revistas científicas. Eles mostram os resultados do uso do campo eletromagnético focado e de alta intensidade no fortalecimento e aumento dos músculos da barriga, braços e glúteos.​

Para se diferenciar ainda mais da concorrência, a BTL lançou em outubro uma segunda geração da tecnologia HIFEM, que traz também radiofrequência para turbinar os efeitos nos músculos. Segundo Maria Fernanda Budin, esses novos aparelhos devem chegar ao mercado nacional nos próximos dois anos.