Podcast trata da multiplicidade de carreiras para o estudante de direito

Episódio é o terceiro da série O Direito nos Novos Tempos, parceria entre a ESPM e o Estúdio Folha, e faz parte do lançamento do novo curso Direito ESPM

Área tributária, penal, civil, de família. Uma carreira pública. Advogar em um escritório ou ingressar no magistério. Antes, o estudante de direito projetava uma dessas áreas no início de sua trajetória. Mas, hoje, o universitário tem um leque muito mais amplo de alternativas de atuação.

A própria digitalização da sociedade oferece amplas possibilidades. Além disso, o mundo se vê às voltas com assuntos importantíssimos que requerem a atuação de um advogado, como a questão ambiental, o direito das minorias e práticas de governança por meio de empresas e instituições.

Esse conteúdo e outros temas afins fazem parte do podcast "Multiplicidade de carreiras no direito". O episódio é o terceiro da série de quatro podcasts chamada "O Direito nos Novos Tempos", uma parceria da ESPM (Escolha Superior de Propaganda e Marketing) e o Estúdio Folha, ateliê de conteúdo patrocinado da Folha de S.Paulo. A série faz parte do lançamento do novo curso de Direito da ESPM, que começará no início de 2023.

ESCUTE O 3º EPISÓDIO ABAIXO:

Priscilla Menezes, doutora em Direito da Empresa e Atividades Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e o professor doutor Marcelo Crespo, coordenador do Direito ESPM, falam sobre essas novas perspectivas para o estudante e profissional de direito e como elas desafiam as escolas a oferecerem uma grade curricular mais completa e voltada para as premências da atualidade.

Os dois especialistas também comentam que a oferta de múltiplos campos de aprendizado é um caminho sem volta, e que a inovação e tecnologia são temas obrigatórios nos bancos escolares. Os podcasts estão disponíveis em várias plataformas de streaming. Para ouvir no Spotify, clique aqui.

Podcast O Direito nos Novos Tempos - Episódio 3

DIREITO NA ESPM

A série de podcasts marca o lançamento do novo curso de direito da ESPM. Curso que foi aprovado com nota máxima pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) e que será oferecido a partir de 2023.

O curso terá a maior carga horária entre os oferecidos no Brasil. Nos três primeiros anos, será integral. Nos dois últimos, as aulas serão ministradas à noite para que o aluno possa fazer estágios. Segundo Marcelo Crespo, coordenador geral do curso, o currículo foi pensado para que reflita as mudanças da sociedade que também afetam a atuação dos advogados. "A formação será completa. O foco é absoluto no direito, mas com viés em negócios e tecnologia", afirma.

No novo curso, o estudante passará por práticas simuladas nas principais áreas do direito, como civil, trabalhista e digital. Estão programadas ainda 480 horas em disciplinas eletivas.

Os estudantes do Direito ESPM terão ainda a possibilidade de fazer intercâmbio em instituições internacionais, que já firmaram convênio com a escola brasileira. Será possível ainda obter dupla titulação internacional.

No Brasil, foram firmadas parcerias com os melhores escritórios de direito. Além disso, o aluno poderá obter dupla titulação com os cursos de Administração e de Relações Internacionais da própria ESPM.

Para unir teoria e prática, os alunos poderão usar o Núcleo de Mediação e Conflitos, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e o Escritório de Assistência Jurídica (EAJ).

Para saber mais sobre o curso Direito ESPM clique aqui.

- Para ouvir o podcast "Direito no universo Digital", clique aqui.

- Para ouvir o podcast "Robôs advogados", clique aqui.