Vestibular de junho no Insper será presencial digital

Modelo reúne o melhor da tecnologia, dos aprendizados da pandemia e da interação presencial para proporcionar mais conforto aos candidatos durante as provas

Estudantes que desejam conquistar uma das vagas dos cursos de graduação do Insper – Administração, Ciências Econômicas, Direito, Engenharia da Computação, Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica – podem fazer sua inscrição no site da instituição para o vestibular de junho a partir do dia 11 de abril. Depois de quatro vestibulares online, seguindo os protocolos da pandemia de Covid-19, os candidatos voltarão a fazer a prova presencialmente, no Insper e em mais quatro localidades. "Com base em nosso aprendizado na pandemia, decidimos adotar o modelo presencial digital", explica Tadeu da Ponte, coordenador do vestibular do Insper.

Outra novidade é a entrada do curso de Direito no calendário semestral, após dois vestibulares anuais. "Para montar um novo curso, nossos professores trabalham em torno de três anos. Depois, preferem manter o foco na primeira turma, antes de abrir para entradas semestrais", explica Ponte. É por essa razão que o curso recém-criado de Ciências da Computação não estará no vestibular de junho.

Alunos do Insper durante aula na instituição
Alunos do Insper durante aula na instituição - Divulgação/Insper

O coordenador destaca que o tema tecnologia com foco em sistemas de informação é transversal em todos os cursos e que a graduação de Direito, por exemplo, diferencia-se no mercado por trazer amplo conhecimento sobre o assunto, cada vez mais necessário a esses profissionais.

O vestibular presencial digital está alinhado à visão de futuro do Insper. "Queremos caminhar para um vestibular cada vez mais personalizado, com múltiplas datas, em que os candidatos possam agendar o dia da prova", afirma. Os aprendizados da pandemia colocaram o Insper mais próximo desse objetivo. Para aplicar o vestibular remoto, em diferentes datas, foi preciso investir em um algoritmo, com recursos de Inteligência Artificial, capaz de administrar de modo personalizado um robusto banco de questões. O algoritmo seleciona as questões em tempo real, quando o candidato está fazendo a prova. A seleção é feita com base em critérios que consideram as respostas de cada candidato e, ainda, a manutenção da abrangência do conteúdo e do grau de dificuldade equivalente para todos.

"O retorno ao presencial no modelo digital é uma decisão do Insper que reúne o melhor dos dois mundos", diz Ponte. Para ele, os benefícios da tecnologia são muitos, mas o presencial traz mais conforto e tranquilidade ao candidato. No vestibular do fim do ano passado, o Insper deu a opção aos candidatos de fazer as provas nas instalações da faculdade, de maneira digital, como fariam em casa. "Eles se sentiram mais tranquilos na faculdade porque quando estão em casa, além de se concentrar na prova, precisam se preocupar com eventuais falhas de conexão da internet ou problemas com o computador. Aqui, qualquer problema de infraestrutura é resolvido por nós. Além disso, fazer a prova em casa, com a presença da família, é uma tensão a mais", diz.

Essa preocupação com o conforto do aluno permanece na graduação. "É senso comum entre educadores que todos os estudantes do país, cada um de acordo com seu perfil pessoal e socioeconômico, retornam da pandemia com lacunas de aprendizagem e emocionais", afirma Ponte. Nesse cenário, o programa MultiInsper, que faz aconselhamento psicopedagógico, está ainda mais ativo. "Além de atividades coletivas, há o atendimento individual que o aluno pode procurar ou ser convidado", informa. Outra atividade importante na graduação é a recuperação das aprendizagens para os alunos que ingressam. "Temos uma revisão de matemática, com avaliações formativas até o aluno atingir 80% de aproveitamento. Na sala, o professor observa cada aluno, personaliza essa revisão de um modo que seria impossível no online", conclui.

SERVIÇO

Vestibular Insper/ junho de 2022

Cursos – Administração, Direito, Economia e Engenharias

Inscrições – de 11 de abril a 3 de junho

Divulgação da data e turno das provas da primeira fase – até 8 de junho

Provas da primeira fase – de 11 a 19 de junho, realizadas em Belo Horizonte/MG, Fortaleza/CE, Ribeirão Preto/SP, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP

Convocação para segunda fase – 22 de junho

Provas da segunda fase – 30 de junho a 3 de julho, realizadas no campus do Insper em São Paulo

Divulgação de aprovados em:

  • Primeira chamada – 18 de julho
  • Segunda chamada – 29 de julho
  • Terceira chamada – 3 de agosto