A série de capas históricas sobre Ayrton Senna, produzida pelo Estúdio Folha em parceria com a Netflix, recebeu menção honrosa na premiação de 2025 da International News Media Association (INMA), que reúne mais de 22 mil membros, de cerca de mil companhias de mídia em mais de 90 países.
As sete capas históricas foram publicadas na Folha de S.Paulo entre março e novembro de 2024, antes do lançamento da série Senna, produzida pela Netflix. O projeto ficou entre os seis melhores do mundo na categoria "Uso Mais Criativo de Formatos de Publicidade". A premiação foi realizada em Nova York.
Para o projeto, foram recriadas capas da época em que milhões de brasileiros acompanhavam o desempenho de Senna (1960-1994) na Fórmula 1, aos domingos. Das primeiras corridas, passando pelo tricampeonato mundial, até a morte, em Ímola.
Para aqueles que assistiam às corridas, foi uma oportunidade de relembrar os feitos do piloto e de também descobrir uma nova perspectiva sobre ele. Para os mais jovens, uma forma de conhecer detalhes da trajetória do tricampeão. Além da capa, cada edição trouxe um pôster, que os leitores puderam colecionar.
"O Global Media Awards mostra como as empresas de mídia estão ousando ao ir além das fórmulas tradicionais para se conectar melhor com os leitores nesse cenário de notícias desafiador e em rápida transformação", disse Earl J. Wilkinson, diretor executivo e CEO da INMA. "Os vencedores deste ano estão entre os mais criativos e inspiradores que já vimos — e não poderíamos estar mais orgulhosos de todos os nossos incríveis finalistas", completou.
A edição de 2025 do Global Media Awards recebeu 839 inscrições de 286 marcas líderes de mídia em 49 países. Entre os participantes estavam jornais, revistas, mídias digitais, emissoras de TV e de rádio. Um júri internacional composto por 60 executivos de mídia de 26 países selecionou 198 finalistas.
"O fato de esse projeto exclusivo na Folha ter sido considerado um dos seis melhores do mundo tem um valor especial, tanto pela combinação das ferramentas mais modernas da publicidade na era multiplataforma como por uma marca global nativa digital como a Netflix se associar à credibilidade, ao alcance e à relevância de um veículo tradicional como a Folha de S.Paulo", afirmou Marcelo Benez, diretor-executivo comercial do jornal, que esteve na premiação.
O Global Media Awards existe desde 1937. Neste ano, o prêmio máximo foi conferido à Associação de Editores de Imprensa Regional Independente da Ucrânia pela campanha "Resgatando a Liberdade: A Campanha para Salvar o Jornalismo Regional Ucraniano".
O Estúdio Folha é o ateliê de conteúdo patrocinado da Folha de S.Paulo. Produz conteúdo sob demanda para marcas de todos os segmentos, em diferentes plataformas. Criado em 2015, já desenvolveu projetos para milhares de empresas, incluindo textos, guias, seminários, podcasts, videocast e eventos, entre outros.
Veja as capas históricas
*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha em parceria com a Prefeitura de São Paulo