Carat traz ao Brasil nova experiência de vendas e pagamentos no mundo on e offline

Multiadquirente, plataforma by Fiserv nasce integrada a tecnologias de pagamento específicos do país, como o PIX.

Depois de conquistar gigantes como Google e Microsoft no mercado norte-americano, a Fiserv, empresa global de pagamentos e tecnologia de serviços financeiros, anuncia o lançamento no Brasil do Carat, ecossistema de soluções de comércio omnichannel. É o segundo mercado a ter a tecnologia disponível, depois dos Estados Unidos.

“Escolhemos o Brasil pelo seu enorme potencial e pela penetração que já temos com nossa solução Software Express, que responde por uma parcela considerável das transações no mundo físico”, afirma Rogerio Signorini, diretor de produtos e e-commerce da América Latina da Fiserv.

De acordo com o executivo, o Carat chega para atender setores estratégicos que transacionam pagamentos, como varejo, alimentação, saúde, educação, turismo e utilities, entre outros. “Ele integra vendas em lojas físicas com vendas não presenciais, simplificando o gerenciamento de tudo o que se refere a pagamentos”, afirma.

Com isso, todos os dados dos mais variados tipos de transações –incluindo desde as mais tradicionais até as mais inovadoras, como pagamento por aproximação, link ou carteiras digitais– ficam consolidados em um único sistema, o que torna o gerenciamento financeiro muito mais simples e eficiente. Também permite que os consumidores finais acessem os produtos do vendedor em qualquer lugar e efetuem as compras com métodos de pagamento diferenciados, por meio de diversos dispositivo, de forma segura e ágil.

A plataforma ainda apresenta recursos plug and play, que podem ser adotados por empresas na mesma hora, e recursos de segurança como tokenização e 3DS 2.0, além de possibilitar a integração com as tecnologias antifraude disponíveis no mercado brasileiro ou oferecer a solução proprietária da Fiserv com inteligência artificial e análise preditiva de 4.000 variáveis de comportamento do consumidor brasileiro.

O modelo de negócio do Carat oferece a liberdade para que o cliente escolha as soluções tecnológicas de sua preferência, sem a obrigatoriedade de contratar serviços de adquirência. No mundo, segundo a Fiserv, sete das dez maiores marcas globais digitais já usam o Carat para potencializar suas experiências de comércio digital"

“O Carat é fácil de usar tanto para a área de finanças, quanto para a de tecnologia e para quem faz a integração dos sistemas”

Rogerio Signorini, diretor de produtos e e-commerce da América Latina da Fiserv


Por trás da plataforma, porém, existe uma enorme complexidade que não é perceptível para os usuários. “Escondemos essa complexidade para entregar uma solução amigável para o nosso cliente que, afinal, é especialista no negócio dele, que é o varejo”, afirma o executivo. “Quem tem obrigação de ser especialista em pagamentos somos nós, então criamos uma solução extremamente complexa que entrega uma experiência de uso muito simples”, detalha.

Outro benefício do Carat é viabilizar o próximo passo do varejo em direção à operação omnichannel. Isso porque, ao integrar transações físicas e online, o varejista consegue identificar e reconhecer seus consumidores independentemente do canal que eles estejam utilizando para a compra. “O consumidor não tem duas personalidades, ele não é uma pessoa na loja física e outra no comércio eletrônico”, afirma. “Essa integração torna possível, por exemplo, que ele compre no online e faça trocas no físico ou que compre no físico e receba em casa, como se comprasse no online”, explica.

E tudo isso com a possibilidade de escolher o melhor método de pagamento entre as mais variadas opções, como site, aplicativo, mobile, redes sociais, e-mail, whatsapp, call center, terminais móveis, terminais fixos ou pagamento na loja (SiTef).

Mais uma característica interessante é a flexibilidade da plataforma. Enquanto algumas soluções de mercado obrigam os usuários a trabalhar com determinados parceiros, o Carat tem por princípio oferecer liberdade de escolha. “Não forçamos nosso cliente a nada”, diz o executivo, explicando que a plataforma tem o maior número de aceitação de cartões e de bandeiras do mercado e conexão com praticamente todos os adquirentes e subadquirentes, que cuidam da liquidação e da intermediação dos pagamentos.

ADAPTADO AO BRASIL

No Brasil, o lançamento do Carat foi precedido por meses de trabalho e cautela para adaptar o produto, considerando as particularidades do mercado

Edson Nassar, head da Fiserv no Brasil, destaca que houve o cuidado de investir na tropicalização da solução para atender características específicas do mercado nacional. “No Brasil, o Carat nasce multiadquirente e integrado a tecnologias de pagamento locais, como o PIX”, afirma. "A visualização única da jornada de compra e ciclo de vida de pagamentos completo permite uma melhor gestão. São mais de 200 métodos de pagamento, 4.500 sistemas de automação comercial, redes adquirentes e dezenas de subadquirentes em um único ambiente", completa.

Além disso, toda a parte de experiência do usuário foi desenvolvida com base em entrevistas realizadas com lojistas do Brasil. “Tivemos esse cuidado para evitar problemas que ocorrem quando as empresas simplesmente importam uma solução criada na matriz”, acrescenta Rogerio Signorini. A estratégia evita, por exemplo, que a solução saia sem opção de pagamento parcelado. “O parcelado é uma jabuticaba, sabe? Só tem no Brasil”, explica.

No Brasil, entre os primeiros clientes que já adotaram o Carat estão Accor Invest e Clamed.

Signorini antecipa que a mesma estratégia deve ser adotada quando a solução for lançada em outros mercados, como Argentina, Reino Unido e alguns países da Ásia e da Oceania ainda neste ano. Para 2022, a empresa pretende levar o Carat para o México.

“E por aqui também o trabalho nunca acaba”, diz ele. “A plataforma é viva, está sempre em construção”, finaliza.