Red Balloon aposta no ensino divertido do inglês na infância

Atividades dinâmicas, como aulas de culinária, artes e teatro, executadas no idioma estrangeiro, desenvolvem o raciocínio e o potencial do aluno

Fachada do prédio da Red Ballon
Unidade da Red Balloon, escola que inova no ensino de inglês - Divulgação/Red Balloon

Em um mundo globalizado, onde as pessoas vivem e trabalham conectadas a outras em diversas partes do mundo, não ser fluente em inglês coloca uma barreira para os desenvolvimentos profissional e pessoal dos jovens.

Daí a importância de iniciar o aprendizado do segundo idioma ainda na infância, quando a plasticidade do cérebro é mais receptiva ao que é novo.

Uma das formas de transformar esse aprendizado em algo prazeroso e mais efetivo é unindo ensino e diversão, proposta adotada pela Red Balloon, escola que há 52 anos prepara crianças e adolescentes para ganhar fluência no idioma.

"A partir dos 2 anos de idade, a criança está apta e aberta a aprender. A compreensão do cérebro é mais fluida e natural, o que facilita o aprendizado de uma segunda língua", diz Daniela Villela, diretora-geral da rede Red Balloon.

Segundo a executiva, essas janelas de aprendizado mais naturais já começam a se fechar entre os 8 e 9 anos. Por esse motivo, quanto mais cedo uma criança é exposta a uma segunda língua, melhor será para ela manter o foco e a compreensão. Isso também trará bons resultados no futuro.

"Sair do primeiro ano do ensino médio fluente em inglês permite que o aluno coloque o seu foco em outras matérias e se prepare para o vestibular, para a vida e para a carreira. Ou seja, aos 14/15 anos, o inglês já é uma questão resolvida na vida dele. Isso abre mais possibilidades de escolha e dá mais tranquilidade", diz.

"Constatei isso na minha experiência como mãe. Minhas filhas chegaram ao fim do primeiro ano do Ensino Médio com o inglês fluente. Isso as liberou para os estudos do vestibular. O idioma já era mais uma habilidade que abriria portas para outras qualificações", completa.

Como em outras escolas, a proposta da Red Balloon é que o aluno tenha fluência na língua inglesa. "Porém, o que faz a diferença para o aluno ganhar fluência é um método que vai além do ensino formal do idioma. Temos atividades dinâmicas, desde aulas de culinária, artes e teatro até atividades que preparam o aluno para falar em público e exercer liderança, entre outras", explica Daniela.

São atividades interativas feitas em inglês, que visam desenvolver o raciocínio e o potencial do aluno: projetos de maker steam e experiências como comprar no mercado são alguns exemplos.

Essas atividades e eventos permitem que o aprendizado seja mais fluido, natural e divertido. "Enquanto ganha fluência, o aluno está desenvolvendo também habilidades fundamentais para a sua vida pessoal e profissional", reforça.

Para Renata Matos, Diretora de Product & Growth Rua, estimular o ensino nos meios que interessam aos mais jovens, como a tecnologia e as redes sociais, aumenta o interesse e a criatividade dos alunos. "O inglês está no TikTok, no Instagram, no Facebook, em games e sites. Uma aluna de 9 anos, por exemplo, que interage em um aplicativo para fazer uma batalha de rimas em inglês, é um exemplo do bom uso desses meios para fortalecer o aprendizado", afirma.

As atividades em inglês na Red Balloon englobam situações e desafios cotidianos dos alunos. Renata exemplifica um caso em que o comentário de um aluno sobre preconceito estético em sala levou o professor a promover um debate, tranquilo, leve e em linguagem simples, de acordo com o nível e com a idade da turma, sobre empatia e respeito.

"Ali, um grupo de crianças de 6 anos pôde refletir e vivenciar o respeito às diferenças. Respeito é um valor fundamental para a Red Balloon. Experiências como essas geram conhecimento de vida para o aluno, com o grande diferencial de que estão sendo realizados em inglês. Cria interesse e o aprendizado acontece naturalmente", ressalta.

Crianças sentadas em uma mesa com comida e livros ao fundo, sendo servidos por uma mulher mais velha
Aula de inglês com atividade lúdica na Red Balloon - Divulgação/Red Balloon

Segundo Renata, é comum pais relatarem que os professores da Red Balloon conseguiram dar um feedback sobre o filho de forma mais assertiva do que a própria escola regular, em casos de introspecção, depressão e outras dificuldades.

"Como nosso número de alunos por turma é limitado, os professores conseguem dar atenção diferenciada a cada um, e isso cria um ambiente de relacionamento familiar nas unidades. Os pais têm total confiança em deixar seus filhos aqui, pois essa relação é estabelecida desde a portaria até a direção", afirma.

Fluência comprovada

Todo esse trabalho se reflete no índice de aprovação dos alunos da Red Balloon nos exames de Cambridge. Estudantes entre 14 e 15 anos da Red Balloon, que se submetem ao exame nível B2 de Cambridge, têm 88% de aprovação. Esse exame de proficiência é uma das qualificações em inglês mais reconhecidas no mundo.

Ele comprova que a pessoa é fluente no idioma e está apta a viver de modo autossuficiente em um país de língua inglesa. Isso abre portas para estudar no exterior e é aceito pelas principais empresas e instituições de ensino do mundo.

"Mas muitos alunos ou pais nem estão interessados em prestar o Cambridge. O que conta é constatar a fluência na prática. Vários pais relatam situações, especialmente em viagens internacionais, em que o inglês foi necessário, e que acabaram sendo salvos pelos filhos", diz Renata Matos.

Parcerias internacionais

Parcerias com escolas internacionais permitem que a Red Balloon ofereça aos alunos adolescentes programas para desenvolver atividades específicas, de acordo com a idade e o ano letivo. Alguns exemplos:

Be a Global Leader! -Em parceria com a Columbia International College, do Canadá, desenvolve habilidades, como liderança, visão global e cidadania.

Be a CEO! -Por meio de aulas sincronizadas com a Columbia International College, do Canadá, foca o desenvolvimento profissional e futuras oportunidades acadêmicas internacionais. Desenvolve habilidades de comunicação, apresentações em público, pesquisas e trabalho em equipe.

High School - A parceria com a Academica International Studies, dos Estados Unidos, permite ao aluno da RB no Brasil obter simultaneamente a dupla diplomação do ensino de nível médio, um diploma brasileiro e outro americano.