Cultivando sucesso: sólida cultura de valores é motor de crescimento da Kellogg no Brasil

Empresa vê seus profissionais como o principal ativo, por isso, investe em diversidade, equidade e desenvolvimento de talentos ao mesmo tempo que busca oferecer alimentos nutritivos e contribuir com um mundo onde as pessoas não sejam apenas alimentadas mas também realizadas

Com 62 anos de Brasil, Kellogg aposta em diversificação e produção local

Com 62 anos de Brasil, Kellogg aposta em diversificação e produção local Divulgação

Há 62 anos, a Kellogg, empresa centenária que nasceu nos Estados Unidos, replica no Brasil seu sucesso global. Antes mais conhecida pelos cereais matinais, a companhia hoje é multicategorias, com presença cada vez mais constante na mesa do brasileiro ao longo de todas as refeições do dia com salgadinhos, biscoitos, massas, refrescos em pó e panetones, entre outros.

Os produtos de qualidade, o crescimento das vendas e a confiabilidade da empresa não foram construídos sozinhos. Em sua atuação, a Kellogg tem como premissa global que as pessoas que fazem parte da empresa são sua principal vantagem competitiva.

Por isso, a Kellogg está em constante movimento para manter um ambiente de trabalho em que possam ser criadas relações sólidas e de onde surjam grandes transformações e inovações.

Na América Latina, um dos mercados mais promissores para a empresa, a forma que a Kellogg encontrou para atingir essa meta foi a criação de uma cultura ganhadora (winning culture, em inglês). A proposta é ajudar os colaboradores a formarem uma mentalidade que os leve aos seus melhores resultados e que os oriente em tomadas de decisões mais assertivas e eficientes, sempre pensando em equidade e diversidade como ponto de partida.

Ao mesmo tempo, a companhia também incentiva uma relação saudável entre vida pessoal e profissional por meio da iniciativa Total Health, plataforma global que visa o bem-estar dos colaboradores, lançada em 2019, abordando o bem-estar físico, financeiro, social e emocional para apoiar as metas pessoais de cada pessoa da Kellogg.

A mentalidade vencedora da companhia está alicerçada em quatro pilares: sucesso (como chegar até ele e como celebrar as conquistas), agilidade (resolver problemas e demandas de forma ágil gera benefícios a todos), coragem (como encarar desafios e tomar decisões) e equidade (como promover inclusão e diversidade).

A partir deles, a Kellogg desenvolve uma série de ações e projetos que contribuem tanto para o desenvolvimento profissional das pessoas quanto para o crescimento da empresa de forma orgânica.

A implementação deles se dá por uma série de grupos de afinidades. Entre eles está o Women of Kellogg (Mulheres da Kellogg, em português). O grupo trata de temas como igualdade de gênero na companhia e tem como meta que 50% dos cargos de liderança sejam ocupados por mulheres até 2025.

Já o K Pride and Allies (Orgulho K e Aliados, em português), por sua vez, busca promover a igualdade por meio do aumento da representação, do progresso e da visibilidade dos colaboradores LGBT+. No México e nos Estados Unidos, por exemplo, a Kellogg foi reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar pela comunidade LGBT+.

A Kellogg é também uma das empresas participantes do MOVER, o Movimento pela Equidade Racial, grupo que nasceu da união de grandes companhias com o objetivo de eliminar a desigualdade e o racismo no mercado de trabalho. Nesse sentido, em seu último relatório de responsabilidade social, a Kellogg divulgou a meta de ter 31 vagas de liderança ocupadas por pessoas negras até 2030 no Brasil.

"Estamos fazendo um trabalho robusto para assegurar nossos objetivos. Queremos que as pessoas se vejam como parte da companhia, que haja oportunidade para todos e que nossos colaboradores se sintam empoderados e bem-vindos, atinjam sua melhor performance e estejam felizes no ambiente de trabalho. Já está provado que um ambiente mais diverso reflete positivamente em todos os resultados de uma empresa. Criar um ambiente seguro, onde todos se sintam importantes e ouvidos, é parte da nossa estratégia de negócios", diz Indi Santos, diretora de Recursos Humanos, Jurídico e Compliance da Kelogg no Brasil.

Indi Santos, diretora de Recursos Humanos, Jurídico e Compliance da Kelogg no Brasil.
Indi Santos, diretora de Recursos Humanos, Jurídico e Compliance da Kelogg no Brasil. - Kellog/Divulgação

INVESTIR EM TALENTOS

A Kellogg tem uma preocupação constante com o desenvolvimento de seus colaboradores e se orgulha de ser uma empresa que retém profissionais.

Um dos exemplos mais marcantes disso é a trajetória do atual vice-presidente e gerente geral da Kellogg no Brasil, Alberto Raich. O executivo entrou na companhia há 27 anos como assistente de marketing na Colômbia e construiu ali uma carreira sólida, passando por diversos cargos em diferentes países, se desenvolvendo para atingir o seu objetivo profissional, traçado ao longo dos anos em seu plano de desenvolvimento. Alberto está no comando da empresa no Brasil há quase quatro anos.

No Brasil, atualmente, a empresa tem mais de 3.500 colaboradores, alocados no escritório central, localizado em São Paulo, e no complexo fabril da companhia, instalado em São Lourenço do Oeste, no estado de Santa Catarina. O país tem um papel-chave na estratégia global da empresa, que tem como meta dobrar o tamanho do negócio na América Latina até 2030.

A principal premissa da Kellogg no desenvolvimento de profissionais é a troca. A empresa passa sua experiência e promove oportunidades aos jovens talentos, que devolvem com uma nova mentalidade e novas ideias, contribuindo com o desenvolvimento e crescimento do negócio

Entre os programas da companhia para atrair novos talentos está o "Programa de Estágio Kellogg", que anualmente contrata estudantes de diversas áreas para aprender e se desenvolver dentro de um ambiente competitivo e desafiador.

Outra iniciativa nesse sentido é o New Tigers (Novos Tigres), que permite a trainees recém-formados passar por diversas áreas da empresa em um programa de treinamento de 18 meses. Dessa forma, os jovens ganham experiência, conhecem o funcionamento geral da companhia, desenvolvem diferentes habilidades e adquirem mais subsídios para escolher a área em que querem se especializar no futuro.

IMPACTO POSITIVO

Junto a essa cultura de valorização do profissional, há outros pilares que diferenciam a companhia. A Kellogg não quer apenas entregar produtos confiáveis e nutritivos. Quer também ajudar as pessoas a desfrutar de um bem-estar geral. Isso vale para colaboradores, comunidades em que a companhia está inserida, fornecedores, parceiros e consumidor final.

Uma das formas de promover bem-estar é estar em conexão com os mercados em que a empresa está inserida. No Brasil, por exemplo, seu crescimento anda lado a lado com o investimento em soluções que valorizam a produção local e os consumidores.

O primeiro grande movimento foi a aquisição da Parati®, em 2016, promovendo uma produção 100% local, gerando empregos e contribuindo com o desenvolvimento da economia brasileira. De lá para cá, a Kellogg passou de uma empresa reconhecida por cereais matinais e tem se solidificado como uma companhia global de alimentos com crescimento exponencial no país.