A alta tecnologia tem papel cada vez mais significativo para facilitar e melhorar a vida das pessoas e preservar o meio ambiente. E a velocidade dessa transformação é tal que o que há pouco tempo parecia futurismo já é realidade: aparelhos domésticos que “conversam” entre si e que são controlados por comando de voz ou mesmo a quilômetros de distância, por meio de um aplicativo.
Pioneira no mercado, a LG compreendeu esse espírito do tempo e decidiu reforçar ainda mais seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Serão investidos US$ 180 milhões no recém-criado LG AI Research, centro de pesquisa voltado a oferecer aos consumidores novos produtos que economizam energia, sejam práticos e preparados para a chamada Internet das Coisas. O que está por trás de tudo isso é o uso massivo da inteligência artificial.
“A LG sempre se preocupou em compreender as necessidades das pessoas. Hoje isso significa oferecer inteligência artificial e conectividade em nossos produtos. As casas conectadas já são uma realidade”, afirma Julio Baek, presidente da LG Electronics para o Brasil.
Além de aparelhos com o que há de mais avançado em tecnologia, a LG desenvolveu o aplicativo ThinQ, que permite controlá-los a distância e tem ainda as funções de monitorar se estão sendo utilizados da melhor maneira e indicar mudanças ou manutenção, caso necessário.
Com o ThinQ, que já foi baixado por mais de 30 milhões de pessoas no mundo, você pode acionar da rua o ar-condicionado para que a temperatura esteja ideal quando chegar em casa. Pode também apagar luzes que esqueceu acesas, colocar máquinas de lavar ou secar para funcionar ou acionar o LG Styler, que higieniza e passa roupas. Pode ainda controlar som, TVs, purificadores de ar que eliminam vírus e bactérias e até acionar a abertura ou fechamento de cortinas.
"Queremos conectar todos os produtos e que as pessoas possam fazer quase tudo com comando de voz por meio do ThinQ. Elas vão economizar tempo e energia”
Julio Baek, presidente da LG Electronics para o Brasil
Essas facilidades não estão restritas aos produtos premium. “A tecnologia precisa ser acessível. Você pode usar o ThinQ em smart TVs de tamanhos menores e também nos aparelhos de ar-condicionado de menor preço”, diz o executivo.
IA e 5G
O Brasil está entre os principais mercados da sul-coreana LG, sendo o líder na América Latina. Mesmo com a crise sanitária, a empresa conseguiu crescer em faturamento e em participação no mercado. A expectativa é fechar 2021 com 20% de crescimento.
Esse crescimento é impulsionado pela ampliação da demanda por produtos que estão no foco da empresa, com incorporação de internet das coisas e inteligência artificial.
O potencial de crecimento para o mercado de casas conectadas é de 30% ao ano até 2025, com grande empurrão com a chegada de tecnologia como o 5G, que irá deixar as redes móveis e de banda larga muito mais rápidas.
“Os aparelhos da LG funcionam muito bem com o 4G, mas o 5G é um outro nível de conectividade. Mas é importante ressaltar que a inteligência artificial da LG e toda a tecnologia por trás do ThinQ já permitem que nossos aparelhos estejam preparados para o futuro, para aproveitar o melhor do 5G”, conclui Baek.
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