Momentos históricos de Ayrton Senna são relembrados em campanha da série "Senna", da Netflix

Iniciativa dá a largada às homenagens ao brasileiro, tricampeão de F1, que morreu há 30 anos e será tema de minissérie a ser lançada ainda este ano

Fãs do tricampeão de F1 Ayrton Senna vão poder reviver momentos históricos do piloto em oito primeiras páginas promocionais que sairão nas edições impressa e digital da Folha neste ano A primeira delas está na edição de hoje (24/3).

A coleção funciona como uma espécie de "volta de apresentação" para a estreia, ainda neste ano, da minissérie da Netflix sobre o piloto, que conta, em seis episódios, sua história desde a mudança para a Inglaterra, para correr de Fórmula Ford, até sua morte, em 1994, quando pilotava uma Williams em Ímola, na Itália, durante o Grande Prêmio de San Marino.

Foram recriadas capas da época em que milhares de brasileiros acompanhavam o desempenho de Senna aos domingos. Para esses, será uma oportunidade de relembrar os feitos do piloto e de também descobrir uma nova perspectiva sobre ele. Para os mais jovens, será uma forma de conhecer detalhes da trajetória do tricampeão. Além da capa, haverá ainda, em cada uma das oito edições, um pôster, que os leitores poderão colecionar.

Pôster em que o ator Gabriel Leone aparece como Senna; Ele protagoniza série da Netflix sobre o piloto
Pôster em que o ator Gabriel Leone aparece como Senna; Ele protagoniza série da Netflix sobre o piloto - Reprodução

A primeira capa especial conta como foi a épica vitória de Senna em Interlagos, em 1991 –a primeira dele no Brasil. Foi um esforço quase sobre-humano. O câmbio da McLaren quebrou, e nas últimas oito voltas ele só conseguiu usar a sexta marcha. Para compensar no braço o problema mecânico, o desgaste foi tão grande que Senna mal conseguia andar quando a corrida terminou. O relato é feito por Reginaldo Leme, um dos mais famosos comentaristas de F1, e pelo Estagiário da F1, jornalista influenciador que faz parte da nova geração de fãs de Ayrton Senna.

Para ilustrar a primeira capa, há imagens da minissérie "Senna", que tem Gabriel Leone no papel do piloto. No elenco brasileiro também estão Alice Wegmann, Camila Márdila, Christian Malheiros, Gabriel Louchard, Hugo Bonemer, Julia Foti, Marco Ricca, Pâmela Tomé e Susana Ribeiro.

Entre os atores estrangeiros, Kaya Scodelario, Matt Mella, Arnaud Viard, Joe Hurst, Johannes Heinrichs, Keisuke Hoashi, Leon Ockenden, Patrick Kennedy, Richard Clothier, Steven Mackintosh, Tom Mannion.

Filmada em São Paulo, Angra dos Reis (RJ), Uruguai, Argentina e Reino Unido, a minissérie vai além das disputas nas pistas, mostrando pela primeira vez facetas da personalidade de Senna, sua trajetória de superação, desencontros, alegrias, tristezas e suas relações familiares.

.
Capa promocional que lembra primeira vitória de Senna no Brasil. - Reprodução

Considerado um dos pilotos mais rápidos de todos os tempos na F1, Senna serviu de inspiração para outros grandes nomes da categoria, como o britânico Lewis Hamilton.

Senna ganhou três títulos mundiais de F1, foi vice duas vezes e conseguiu 41 vitórias, 65 poles e 80 pódios entre 1984 e 1994. Disputou 161 GPs. Em quatro deles, venceu depois de fazer a pole, a volta mais rápida e liderar de ponta a ponta. Venceu seis vezes o GP de Mônaco, um dos mais tradicionais da F1.

Sobre a minissérie "Senna"

Ao longo de seis episódios, "Senna" vai mostrar, pela primeira vez, a trajetória de superação, desencontros, alegrias e tristezas de Ayrton, desbravando sua personalidade e suas relações pessoais. O ponto de partida será o começo da carreira automobilística do tricampeão de Fórmula 1, quando ele se muda para a Inglaterra para competir na Fórmula Ford, até o trágico acidente em Ímola, na Itália, durante o Grande Prêmio de San Marino.

Com direção geral de Vicente Amorim, que também assina como showrunner, e direção de Julia Rezende, "Senna" é produzida pela Gullane e realizada em parceria com a Senna Brands e a família do piloto.

Alguns feitos de Senna na F1

  • Campeonatos vencidos: 3 (1988, 1990 e 1991)
  • Vice-campeonatos: 2 (1989 e 1993)
  • Vitórias em corridas: 41
  • Pole-positions: 65
  • Voltas mais rápidas: 19

* Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha