Nova capa especial destaca terceira pole consecutiva de Senna em 1985, em Mônaco, com tempo recorde

Edições colecionáveis preparam a pista para chegada de minissérie da Netflix sobre o piloto

Chegou a terceira das oito capas promocionais da Folha – na versão online e na impressa – programadas para, ao longo do ano, homenagear o tricampeão brasileiro de F1 Ayrton Senna. Elas dão aos fãs dos bons tempos a chance de reviver momentos marcantes da carreira do piloto e descobrir novas facetas dele. Quem é jovem demais para ter acompanhado a trajetória vitoriosa de Senna vai se encantar com seus feitos nas pistas.

A coleção, com um pôster de brinde junto com cada capa especial, aquece os motores para a estreia, que acontece ainda neste ano, da minissérie da Netflix sobre o piloto. Em seis episódios, "Senna" acompanha o brasileiro desde sua ida para a Inglaterra, para correr de Fórmula Ford, até o acidente que o matou, em 1994, quando pilotava uma Williams em Ímola, na Itália, no GP de San Marino.

.
Edições colecionáveis preparam a pista para chegada de minissérie da Netflix sobre o piloto - Netflix/Divulgação

Desta vez o tema da primeira página histórica não é uma vitória de Senna em uma corrida. O destaque é a pole cravada pelo piloto no GP de Mônaco de 1985, a terceira consecutiva no ano. "Foi sensacional", relata a jornalista e apresentadora Fernanda Gentil, que viu quando Senna, ao volante de uma Lotus, cortou em dois segundos o recorde da pista. Felipe Drugovich, também brasileiro, campeão de F2 e piloto reserva da Aston Martin na F1, não tinha nascido ainda, mas, ao ver depois o desempenho de Senna em Mônaco, não teve dúvida sobre o jeito como ele percorria a pista: "Uma pintura, uma perfeição"

São imagens da minissérie, com Gabriel Leone no papel do piloto, que ilustram as capas comemorativas. Também estão no elenco Alice Wegmann, Camila Márdila, Christian Malheiros, Gabriel Louchard, Hugo Bonemer, Julia Foti, Marco Ricca, Pâmela Tomé e Susana Ribeiro.

A equipe estrangeira em "Senna" inclui Kaya Scodelario, Matt Mella, Arnaud Viard, Joe Hurst, Johannes Heinrichs, Keisuke Hoashi, Leon Ockenden, Patrick Kennedy, Richard Clothier, Steven Mackintosh, Tom Mannion.

Netflix
Netflix/Divulgação

Filmada em São Paulo, Angra dos Reis (RJ), Uruguai, Argentina e Reino Unido, a minissérie vai além das disputas nas pistas, mostrando pela primeira vez facetas da personalidade de Senna, sua trajetória de superação, desencontros, alegrias, tristezas e suas relações familiares.

Considerado um dos pilotos mais rápidos de todos os tempos na F1, Senna serviu de inspiração para outros grandes nomes da categoria, como o britânico Lewis Hamilton.

Senna ganhou três títulos mundiais de F1, foi vice duas vezes e conseguiu 41 vitórias, 65 poles e 80 pódios entre 1984 e 1994. Disputou 161 GPs. Em 4 deles, venceu depois de fazer a pole, a volta mais rápida e liderar de ponta a ponta. Venceu 6 vezes o GP de Mônaco, um dos mais tradicionais da F1.

Minissérie Senna

  • Onde assistir: Netflix (data de estreia ainda não anunciada)
  • Número de episódios: 6
  • Ator principal: Gabriel Leone
  • Direção geral: Vicente Amorim
  • Direção: Julia Rezende
  • Produção: Gullane
  • Correalização: Senna Brands e a família do piloto

Alguns feitos de Senna na F1

  • Campeonatos vencidos: 3 (1988, 1990 e 1991)
  • Vice-campeonatos: 2 (1989 e 1993)
  • Vitórias em corridas: 41
  • Pole-positions: 65
  • Voltas mais rápidas: 19