Nova capa histórica mostra show de Senna na chuva em Mônaco e primeiro pódio na F1

Capas e pôsteres colecionáveis criam clima para chegada de minissérie da Netflix sobre o piloto, a estrear neste ano

Acaba de sair, em papel e nas telas, mais uma capa promocional da Folha em homenagem a Ayrton Senna. É a quarta das oito edições programadas para, ao longo do ano, homenagear o tricampeão de F1 e permitir aos fãs sentir de novo o gosto das façanhas do piloto ao volante, com um tempero novo – detalhes da vida dele fora das pistas. E quem era jovem demais ou ainda nem tinha nascido quando Senna batia um recorde atrás do outro vai se surpreender com a habilidade do brasileiro.

A coleção, que junta a cada capa especial um pôster exclusivo, mantém os pneus aquecidos até a estreia, ainda neste ano, de "Senna", minissérie da Netflix sobre o piloto. São seis episódios, cobrindo a vida do ídolo desde sua ida para a Inglaterra, para correr de Fórmula Ford, até o acidente em que ele morreu, em 1994, quando pilotava uma Williams em Ímola, na Itália, no GP de San Marino.

O segundo lugar em Mônaco, em 1984, primeiro pódio de Senna na F1, é o tema da nova edição. O brasileiro largou em 13º, debaixo de forte chuva, andou rápido o tempo todo, ultrapassou o muito mais experiente Niki Lauda e começou a assustar Alain Prost. Como escreveu Reginaldo Leme ao cobrir a prova, em texto republicado agora, "o brasileiro, apesar de novato, viu ali o palco perfeito para dar show, e mostrou que nada que seja diferente do primeiro lugar o deixa satisfeito". A corrida foi interrompida antes que Senna pudesse disputar a primeira posição, mas deu tempo de cravar a melhor volta da prova, com 1m54s334.

.
Nova capa histórica mostra show de Senna na chuva em Mônaco e primeiro pódio na F1 - Divulgação

O hoje técnico de vôlei Bernardinho, na época atleta da seleção brasileira, acompanhou a prova e considerou uma injustiça Senna não ter tido a chance de vencer. Bernardinho também escreve nesta capa comemorativa, ilustrada com imagens da minissérie, que tem Gabriel Leone no papel do piloto. Também atuam Alice Wegmann, Camila Márdila, Christian Malheiros, Gabriel Louchard, Hugo Bonemer, Julia Foti, Marco Ricca, Pâmela Tomé e Susana Ribeiro.

A equipe estrangeira de "Senna" inclui Kaya Scodelario, Matt Mella, Arnaud Viard, Joe Hurst, Johannes Heinrichs, Keisuke Hoashi, Leon Ockenden, Patrick Kennedy, Richard Clothier, Steven Mackintosh, Tom Mannion.

Filmada em São Paulo, Angra dos Reis (RJ), Uruguai, Argentina e Reino Unido, a minissérie vai além das disputas nas pistas para mostrar pela primeira vez facetas da personalidade de Senna, sua trajetória de superação, desencontros, alegrias, tristezas e suas relações familiares.

.
Nova capa histórica mostra show de Senna na chuva em Mônaco e primeiro pódio na F1 - Netflix/Divulgação

Considerado um dos pilotos mais rápidos de todos os tempos na F1, Senna serviu de inspiração para outros grandes nomes da categoria, como o britânico Lewis Hamilton.

Senna ganhou três títulos mundiais de F1, foi vice duas vezes e conseguiu 41 vitórias, 65 poles e 80 pódios entre 1984 e 1994. Disputou 161 GPs. Em quatro deles, venceu depois de fazer a pole, a volta mais rápida e liderar de ponta a ponta. Venceu seis vezes o GP de Mônaco, um dos mais tradicionais da F1.

Minissérie Senna

  • Onde assistir: Netflix (data de estreia ainda não anunciada)
  • Número de episódios: 6
  • Ator principal: Gabriel Leone
  • Direção geral: Vicente Amorim
  • Direção: Julia Rezende
  • Produção: Gullane
  • Correalização: Senna Brands e a família do piloto

Alguns feitos de Senna na F1

  • Campeonatos vencidos: 3 (1988, 1990 e 1991)
  • Vice-campeonatos: 2 (1989 e 1993)
  • Vitórias em corridas: 41
  • Pole-positions: 65
  • Voltas mais rápidas: 19

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha