PIRELLI LANÇA PNEU QUE REPARA FURO SOZINHO

Tecnologia Seal Inside sela perfurações com massa vedante e mantém a pressão do pneu, permitindo que o carro continue rodando em segurança; motorista não percebe que teve o pneu perfurado

Imagine a seguinte situação: o motorista está dirigindo à noite por uma estrada deserta e pouco iluminada e um prego perfura o pneu. O que seria um problema já foi resolvido pela Pirelli com tecnologia. A empresa lançou uma solução que repara o pneu no momento que é perfurado, permitindo que o veículo continue rodando com segurança, sem a necessidade de troca.

Chamada Seal Inside, a tecnologia da Pirelli é constituída por um material de vedação, presente no interior do pneu, que bloqueia vazamentos de ar e a consequente perda de pressão, quando ocorre uma perfuração, com ou sem a permanência do objeto no pneu. Sua ação rápida e efetiva faz com que o motorista, na maioria dos casos, nem perceba que o pneu foi perfurado.

A massa vedante se incorpora ao objeto causador da perfuração, impermeabilizando todo o seu contorno, caso ele permaneça no pneu. Se o objeto se soltar ou for removido, o material vedante preenche o interior do orifício, selando as suas bordas, para impedir que o ar escape.

A tecnologia de mobilidade estendida Seal Inside evita a perda de pressão de ar em 85% dos casos de perfuração de até 5 milímetros na banda de rodagem do pneu, como a provocada, por exemplo, por um prego de 4 milímetros de diâmetro. O autorreparo permite que o veículo continue rodando, sem a necessidade de trocar o pneu.

O material de autovedação é integrado aos pneus durante o ciclo de produção. Com distribuição interna uniforme, ele cria uma camada com alta capacidade de adesão.

A tecnologia está disponível nas linhas de pneus Cinturato e Scorpion, que ganharam novos modelos. Fabricados na moderna unidade da Pirelli de Feira de Santana, na Bahia, os pneus Seal Inside podem ser usados em qualquer tipo de veículo, com aros de 16 a 19 polegadas, e não exigem sistemas de monitoramento de pressão.

Os novos pneus Cinturato P7 são destinados a carros de passeio e caracterizados por uma menor resistência à rolagem, o que contribui para reduzir em cerca de 4% o consumo de combustível. Eles ainda melhoram a dirigibilidade tanto em pisos secos como molhados e ajudam a reduzir a emissão de CO2 dos veículos. Já a família de produtos Scorpion é voltada aos SUVs. Os novos pneus Scorpion HT são de uso misto, para SUVs e picapes que rodam na cidade e em pavimentos off-road.

Além de proporcionar mais segurança na cidade e na estrada, evitando que o motorista troque o pneu em um lugar perigoso, sob chuva ou em situação de risco, a tecnologia Seal Inside também estende a vida útil dos pneus e beneficia o ambiente, ao evitar as trocas por perfurações. Mas a recomendação da Pirelli é que o motorista verifique regularmente os pneus e faça manutenção para avaliar possíveis danos.

Novas tecnologias elevam segurança do motorista

A Pirelli investe continuamente para lançar soluções tecnológicas que tornem a direção mais segura e confortável. Um exemplo é o Sistema Pirelli de Cancelamento de Ruído, que reduz pela metade o nível de ruído que chega ao interior do veículo, provocado pela ressonância do ar. Isso gera mais conforto durante a condução.

Em 2001, a Pirelli lançou os pneus Run Flat, que permitem ao motorista continuar rodan do por uma distância de até 80 km e velocidade máxima de 80 km/h após uma perfuração. Por ter a estrutura da parede lateral interna reforçada, o Run Flat suporta a carga do veículo mesmo sem pressão, evitando assim a necessidade de uma troca imediata.

Também lançada pela Pirelli, a tecnologia Cyber Tyre é a primeira do mundo que permite a comunicação, em tempo real, entre os pneus e o carro. Sensores de alta tecnologia incorporados aos pneus levam informações e dados para o sistema eletrônico do carro e, depois, para os dispositivos de bordo do motorista, aumentando a segurança e o controle da direção.

O próximo passo dos pneus inteligentes Cyber Tyre será a conexão e a comunicação com outros veículos e com a infraestrutura das rodovias, usando a tecnologia 5G. Assim, o pneu poderá prevenir situações de risco, como, por exemplo, a baixa aderência gerada por excesso de água na pista.