Tecnologia permite que pneu feche furos sozinho; motorista nem percebe

Seal Inside, da Pirelli, usa material vedante que fecha a perfuração no momento que acontece e permite que o veículo continue rodando em segurança, sem troca ou reparo do pneu

Imagine não precisar parar o carro numa estrada escura para trocar um pneu furado. É o que permite a tecnologia Seal Inside, da Pirelli, que repara o pneu no momento que é perfurado, assim o veículo continua rodando em segurança, sem a necessidade de troca ou reparo. Na maioria dos casos, o motorista nem percebe que teve o pneu perfurado.

A solução inovadora da Pirelli é composta por uma espécie de mousse de vedação aplicada na parte interna do pneu. Ela atua como um selante que bloqueia vazamentos de ar, e a consequente perda de pressão, quando ocorre uma perfuração. Previne assim casos de perfurações de até 5 milímetros na banda de rodagem do pneu, como a provocada, por exemplo, por um prego de 4 milímetros de diâmetro.

A massa vedante se incorpora ao objeto causador do furo, impermeabilizando todo o seu contorno, caso ele permaneça no pneu. Se o objeto se soltar, a pressão interna empurra o selante, que preenche o interior do orifício, selando as bordas. Em ambos os casos, o pneu mantém sua pressão original.

"O veículo continua rodando normalmente, como se nada tivesse acontecido. Isso gera segurança e tranquilidade, porque o motorista não vai precisar parar o carro numa autoestrada, por exemplo, ou trocar o pneu sob chuva e em locais ermos e escuros, em situações de risco", afirma Fabio Magliano, gerente de produtos Car e Motorsports da Pirelli para América Latina.

PARA TODOS OS MODELOS

Os pneus com a tecnologia Seal Inside podem ser utilizados em todos os modelos de veículos, a depender da medida, sem a necessidade de aro especial ou sistema de monitoramento de pressão (TPMS, sigla de Tyre Pressure Monitoring System). "A versatilidade é um diferencial, porque o pneu é produzido em várias medidas e se adapta a qualquer tipo de veículo", diz Magliano.

O material de autovedação é integrado ao pneu durante o ciclo de produção, antes da vulcanização. "Isso faz com que o mousse de vedação seja distribuído na circunferência do pneu de maneira uniforme, evitando qualquer desequilíbrio na banda de rodagem", afirma Magliano.

A tecnologia de mobilidade estendida está presente nas linhas de pneus Cinturato, para carros de passeio, e Scorpion, para SUVs. Eles são fabricados na planta da Pirelli de Feira de Santana, na Bahia. Custam entre 10% e 15% mais que os modelos equivalentes sem a tecnologia.

Para a manutenção preventiva, a Pirelli recomenda realizar o alinhamento do veículo e o balanceamento do conjunto roda e pneu a cada 10 mil quilômetros. "Se o veículo roda muito na cidade, a revisão deve ser feita a cada 5 mil quilômetros, porque há mais desgaste, com valetas e buracos", afirma Magliano.

Para a calibragem, o ideal é que seja realizada uma vez por semana, de acordo com a pressão indicada no manual do veículo. "Isso vale para qualquer tipo de pneu e deve ser feita com o pneu a frio e antes de carregar o carro, no caso de uma viagem", afirma Magliano.

Se um pneu com a tecnologia Seal Inside for perfurado por um objeto maior, o reparo padrão é realizado como em um pneu comum, sem a necessidade de equipamento especial.

Além da comodidade para o motorista, que não precisa pensar em trocar o pneu na rua ou seguir a um borracheiro, a tecnologia Seal Inside estende a vida útil dos pneus, o que é bom também para o meio ambiente.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha