Portugal, que já é um dos principais destinos turísticos do mundo, quer receber mais brasileiros. Para mostrar seus diversos atrativos, realizou em São Paulo, na Cinemateca, o Portugal 360.
Ocorrido entre os dias 9 e 11 de junho, foi o maior evento sobre Portugal já visto no Brasil. Foi também a primeira vez em São Paulo (as duas edições anteriores ocorreram no Rio de Janeiro).
O evento trouxe informações turísticas de diversas regiões de Portugal, além de gastronomia, vinhos, literatura, cultura, arte e informações sobre como e onde estudar naquele país. Participaram sete universidades (Algarve, Évora, Coimbra, Católica, Nova, Lusófona e Escola Superior de Turismo do Estoril) e as Escolas do Turismo de Portugal, que oferecem o curso de turismo em 12 unidades, localizadas em diferentes regiões do país.
"Queremos reafirmar que Portugal é um bom destino não só para visitar mas também para viver, estudar, filmar ou investir", contou o secretário de Estado de Turismo, Comércio e Serviços de Portugal, Nuno Fazenda, que participou da abertura do evento.
Segundo Fazenda, o brasileiro tem o perfil que é o mais desejado pelo governo português, pois é um turista que viaja em diferentes épocas do ano, durante o ano todo; que viaja por todo o país, vai muito além do roteiro Lisboa-Porto, e que gasta mais que a média dos turistas que visitam Portugal.
Turismo é aliado para impulsionar economia
O presidente da Embratur (Empresa Brasileira de Turismo), Marcelo Freixo, também participou da abertura do evento e disse que o Brasil tem muito a aprender com Portugal. "O turismo já representa 18% do PIB de Portugal. E a evolução deles foi muito rápida e significativa. No Brasil, o turismo representa 8% do nosso PIB e estamos trabalhando para ampliar essa participação", disse Freixo.
Segundo o presidente da Embratur, o turismo pode ajudar a impulsionar a economia do Brasil. Ele conta que para cada R$ 1 investido no turismo, o retorno é de R$ 20 para a economia do entorno, segundo uma pesquisa feita pela Fundação Getulio Vargas.
A evolução do turismo em Portugal vem acontecendo de forma estruturada e planejada desde 2017, quando foi definido e colocado em prática o Plano Decenal Estratégico para o Turismo (2017-2027).
Segundo Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, o governo já colhe bons frutos dessa estratégia, pois as receitas com o turismo em 2022 foram praticamente o dobro da que o país alcançou em 2016.
Pilares estratégicos para o turismo
Esse planejamento estratégico elaborado pelo governo e entidades ligadas ao setor de turismo de Portugal tem cinco prioridades: valorização do território, investimento nas empresas de turismo, qualificação da mão de obra, conexão do território e projeção do interior.
O primeiro pilar estratégico está relacionado com a preservação e a potencialização dos recursos naturais e histórico-culturais. Além disso, visa modernizar e digitalizar a oferta turística.
A segunda prioridade é investir nas empresas: criar, expandir e requalificar as empresas que atuam no setor, com foco na promoção da sustentabilidade. Outra prioridade é qualificar os profissionais do turismo, atrair e reter talentos, reforçar a qualificação dos empregados e melhorar a infraestrutura e as ofertas de ensino.
Outra prioridade é a conexão de territórios, isso inclui promover a mobilidade ferroviária e a transfronteiriça e, também, contribuir para o reforço da conectividade digital. Também faz parte das prioridades, projetar o interior e a sua oferta, aumentar a notoriedade dessas regiões nos mercados nacional e internacional buscando gerar negócios.
Roteiros por todo o país
Uma das principais estratégias do governo português é levar o turista para regiões pouco exploradas, como o interior do país. Atualmente, 90% do turismo de Portugal é feito na região costeira.
Para atrair turistas para o interior, foram criados roteiros para as mais diferentes regiões. Muitos desses roteiros foram inspirados na literatura; além do turismo religioso, como o oferecido em Fátima.
A rota do vinho e a gastronomia também são alternativas turísticas, como na região do Alentejo, do Douro, da Serra da Estrela, entre outras.
Portugal 360
O evento, que aconteceu nas diversas áreas da Cinemateca, contou com tendas de gastronomia, vinhos, compras, entretenimento, turismo, arte, café literário e espaço infantil. Representantes de mais de 400 agências de turismo, de todas as partes do Brasil, participaram da abertura do evento.
Entre as várias atividades foi apresentada uma Mostra de Cinema Português. Houve também rodas de conversas sobre viagens, cultura, literatura, educação, investimento, showcookings de gastronomia, workshops de artesanato, além de degustação de vinhos e de azeites.
Saiba em Visit Portugal https://www.visitportugal.com/pt-pt