Portugal investe para atrair turistas sem esquecer da sustentabilidade

Plano estratégico apoia empresas, amplia infraestrutura, qualifica profissionais e amplia opções para além da zona costeira

Nuno Fazenda, secretário de Estado de Turismo, Comércio e Serviços de Portugal

Nuno Fazenda, secretário de Estado de Turismo, Comércio e Serviços de Portugal Portugal 360/Divulgação

Portugal quer aumentar o número de turistas brasileiros. É um turista que, segundo o secretário de Estado de Turismo, Comércio e Serviços de Portugal, Nuno Fazenda, tem um dos perfis mais desejados, pois viaja durante o ano todo, por várias regiões e seus gastos são superiores à média. Em entrevista, o secretário explica o plano estratégico para o crescimento do turismo em Portugal, a importância do apoio às empresas que atuam no setor e o papel da infraestrutura e da digitalização. Fala também dos esforços do país a favor da sustentabilidade.

Fazenda esteve em São Paulo para a Portugal 360, evento realizado de 9 a 11 de junho. Foi o maior evento de promoção de Portugal no Brasil. Veja os principais trechos da entrevista.

Qual a importância do Brasil para o turismo de Portugal?

Os turistas brasileiros são estratégicos para Portugal. Eles viajam o ano todo e por todo o território, o que é um diferencial que buscamos. É também um turista com bom poder de compra. A média de gastos dos brasileiros é superior à de turistas vindos de outros países. Além disso, Portugal é o primeiro destino dos brasileiros na Europa. Temos que valorizar isso e conquistar cada vez mais espaço.

Portugal foi o primeiro país a apresentar um roteiro para se atingir a neutralidade de carbono. O turismo também pode dar uma contribuição muito importante para a transição climática

Nuno Fazenda

Secretário de Estado de Turismo, Comércio e Serviços de Portugal

Quantos brasileiros visitam Portugal por ano?

Recebemos cerca de 1 milhão por ano. Em 2019, foi 1,2 milhão. Com a pandemia, o número caiu para cerca de 900 mil no ano passado. Estamos agora em uma fase de clara recuperação. Aumentamos em mais de 40% as receitas turísticas em 2022 em relação a 2019. Isso é muito significativo, pois estamos crescendo em valor.

Qual foi a estratégia para aumentar a receita?

Essa conquista é fruto de um movimento muito bem organizado. Temos uma estratégia que desenhamos para dez anos, de 2017 a 2027. É uma estratégia nacional do turismo, que foi debatida pelo país todo, incluindo empresas de diversas regiões, entidades públicas e privadas. Dessa interação elegemos cinco prioridades: valorizar o território, nossos recursos turísticos e nossos patrimônios; apoiar as empresas, para forçar sua competitividade, deixá-las mais digital; qualificar a mão de obra; e uma quarta prioridade que visa no fundo reforçar a ligação de Portugal com o mundo, com conectividade aérea. Em quinto lugar, porém não menos importante, está a promoção turística. Nós temos uma estratégia muito forte no marketing da promoção turística do país e de suas regiões.

Apresentação de Carretos
Apresentação de Carretos - Divulgação

Como é a relação de Portugal com Brasil na área do turismo?

Temos tido boa cooperação e interação entre a Embratur e o Turismo de Portugal. Os dois órgãos assinaram em abril um documento de cooperação para incrementar o intercâmbio e a interconexão entre os dois países. Uma das estratégias passa por manter e reforçar as ligações aéreas. Por outro lado, tem também a promoção turística. Fazemos muitas ações de promoção turística no Brasil e estamos de braços abertos para receber os brasileiros.

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Qual o perfil de turista que Portugal quer atrair?

Portugal é um país aberto ao mundo e à diversidade. Recebemos turistas de todo o mundo, mas, se tivéssemos que desenhar um perfil, pretendemos um turista que possa viajar por todo o território, que tenha longa estadia, que possa gerar valor para a economia e que também contribua para a sustentabilidade ambiental, social e cultural. Portugal se posiciona como um país sustentável, inclusivo, cultural, moderno e autêntico.

Quais as alternativas fora do roteiro tradicional Lisboa-Porto?

Cerca de 90% da procura turística de Portugal está concentrada no litoral. Mas há muito mais que isso. Queremos ter mais turistas em todos os territórios, principalmente no interior. Foi por isso que desenvolvemos uma agenda que vai impulsionar o turismo no interior. Um dos exemplos é o vale do Douro, região com as vinícolas mais antigas do mundo, que produz o vinho do Porto, que é patrimônio da humanidade. Há ainda várias outras regiões, como o Alentejo e a Serra da Estrela. O Brasil já começou a descobrir alguns desses territórios. Um roteiro que recomendo é fazer a N2, estrada que corta Portugal de norte a sul. É a versão portuguesa da rota 66, nos EUA. Temos ainda as rotas temáticas, como a rota do românico, os caminhos de Fátima, que é, aliás, muito procurado pelos brasileiros.

Público participa de aula e degustação durante o evento
Público participa de aula e degustação durante o evento - Divulgação

Como está a infraestrutura de Portugal para receber o turista?

Portugal dispõe de uma rede ferroviária muito boa. Em Lisboa e Porto temos metrô, que está recebendo investimentos para melhoria. Estamos também investindo em ferrovia, para ofertar maior mobilidade entre as diversas regiões. No caso do Douro, é possível navegar pelo rio, num passeio muito agradável. Olhamos para o turismo de forma global, incluindo investimento em infraestrutura. Também atuamos no sentido de apoiar as empresas para serem mais digitais e mais sustentáveis. Estamos apoiando as empresas para a transição climática e digital e damos suporte na parte de recursos humanos.

O investimento foi grande?

Temos mobilizados muitos recursos para financiar projetos, uns diretamente na área de turismo e outros que contribuem para a valorização do território, como por exemplo investimentos em ferrovias. Não são investimentos diretos no turismo, mas favorecem o turismo. Na melhoria de rodovias, ocorre o mesmo. Temos um orçamento muito significativo para apoiar nossas empresas de turismo, para serem mais competitivas, sustentáveis, internacionalizadas e digitais.

São só investimentos públicos?

Públicos e privados. O governo dá uma parte dos financiamentos como incentivos. A outra parte é financiada pela empresa. Os investimentos em transporte são feitos totalmente pelo governo. Quando falamos da promoção turística regional, aí é pública e privada. Temos linhas de financiamento de fundos europeus específicos para o setor de turismo e também linhas de financiamento nacionais. A estratégia inclui apoio financeiro e monitoramento da aplicação desses recursos.

Há investimentos de brasileiros no turismo de Portugal?

Portugal é um país aberto ao investimento e sucessivamente batemos recorde de atração de capital estrangeiro. O país tem sido um destino que os empresários escolhem para as mais diversas áreas, inclusive o turismo. Portugal também é um país que as pessoas escolhem para viver. Temos muitos brasileiros que escolhem viver em Portugal. Isso acontece devido às condições favoráveis que o país oferece, como segurança e clima. Nossa rede consular também procura estar próxima dos brasileiros para ajudar na emissão de vistos. Já temos uma comunidade de 350 a 500 mil brasileiros vivendo e trabalhando em Portugal. Temos uma estratégia de abertura ao mundo, de inclusão, como turista ou como residente. Somos um país para investir, viver, estudar.

Público na Cinemateca, durante o Portugal 360
Público na Cinemateca, durante o Portugal 360 - Portugal 360/Divulgação

Há facilidades para o brasileiro estudar em Portugal?

O Brasil é provavelmente o país com mais estudantes em Portugal, com cerca de 15% a 20% de estudantes estrangeiros nas nossas universidades. O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) vale para as universidades portuguesas, o que facilita a entrada do aluno. Várias instituições de ensino portuguesas vieram ao Portugal 360 mostrar as alternativas de cursos, porque há uma procura crescente de jovens brasileiros interessados em estudar em Portugal.

Como Portugal olha para o futuro do turismo?

O foco é o território, a preservação e valorização dos nossos patrimônios natural e cultural; no apoio às empresas; na promoção do turismo e nos recursos humanos. Nos posicionamos como um dos destinos turísticos mais sustentáveis do mundo. Cerca de 60% da nossa eletricidade já é produzida a partir de fontes renováveis, como solar e eólica. Em 2028, pretendemos chegar a 80%.

Portugal foi o primeiro país a apresentar um roteiro para se atingir a neutralidade de carbono. O turismo também pode dar uma contribuição muito importante para a transição climática. Nossas empresas de turismo estão adotando práticas sustentáveis. Há um esforço coletivo do setor público e das empresas para enfrentarmos a transição energética climática e digital. O mundo hoje é muito mais digital do que há alguns anos. É por isso mesmo que queremos dar maior força às nossas empresas no que diz respeito à transição digital. Para também estarem mais próximas do consumidor.

Como sustentabilidade e inovação combinam com o turismo?

Sustentabilidade é o pilar da nossa estratégia, que tem metas ambientais, econômicas e socioculturais. Empresas que não cumprem os requisitos relacionados à sustentabilidade não têm acesso aos fundos europeus ou ao nacional.

Qual a importância de um evento como Portugal 360?

É o maior evento de promoção de Portugal no Brasil. Não se limita a agências de turismo e hotéis, que são importantes, mas é um evento que promove Portugal como um destino para visitar, viver, estudar e para filmar. Estamos aqui com o Portugal Film Commission, que promove Portugal como palco de filmagens internacionais. Temos também o consulado para explicar como se obtém o visto, as instituições de ensino para orientar o estudante interessado em realizar seus estudos em Portugal, temos ainda mais de 400 operadores de viagens e turismo, que estão gerando negócios. As regiões de Portugal estão explicando a esses agentes os principais pontos turísticos de cada região. É uma forma de capacitação e também de gerar negócios.