O morador de São Paulo tem à disposição diversos canais de comunicação com a prefeitura na hora de solicitar poda de árvores, tapa-buracos, capinagem, reparos na iluminação pública, sinalização de trânsito e retirada de móveis, entre outros serviços.
Uma das alternativas é via telefone, pelo número 156. Ligando para esse número, o cidadão tem à disposição atendimento 24 horas para solicitações, reclamações e para tirar dúvidas sobre vários serviços relacionados a São Paulo.
Quem está na cidade deve discar 156. Para quem está fora do município pode ligar para 0900-011-0156, válido somente para telefones fixos instalados na Grande São Paulo (região metropolitana).
Também é possível requisitar atendimento via internet pelo Portal SP 156 - Portal de Atendimento da Prefeitura de São Paulo. No site, há ainda instruções para baixar o Aplicativo SP156, outro caminho disponibilizado para as solicitações. Há versões tanto para Android quanto para iOS. Quem preferir pode também se dirigir às subprefeituras da cidade, cujos endereços constam no site.
Para ser atendido via portal, o munícipe deve clicar em "Solicitar" e em seguida preencher um cadastro cujos dados obrigatórios são nome completo, CPF, endereço e telefone. Cada serviço também tem um formulário próprio com campos específicos que precisam ser preenchidos para que os órgãos da prefeitura possam atender à solicitação.
O requisitante pode ainda acompanhar o andamento do pedido pelo site, que também oferece informações sobre o Descomplica SP. Trata-se de um programa em que o atendimento é presencial e oferece mais de 350 serviços de diversas secretarias e órgãos do município, além de diferentes serviços estaduais e federais.
FOCO NO MUNÍCIPE
O Portal SP 156 integra a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia que foi instituída em 2018 e estabelece novas linhas de conduta para a promoção da qualidade dos serviços públicos, bem como padrões inovadores de atendimento com foco nos munícipes.
Gerenciada pela CASP (Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão e Modernização em Serviços Públicos), essa política se pauta por atividades que envolvem todo o atendimento presencial, telefônico e digital da Prefeitura de São Paulo, exigindo esforços de articulação e integração dos órgãos e secretarias municipais que prestam serviços à população.
A Política Municipal de Atendimento ao Cidadão está centrada em 12 princípios: foco no cidadão; governo único para cidadão único; legalidade; isonomia no atendimento; simplificação e padronização; valorização e capacitação dos atendentes; publicidade e atualização das informações sobre os serviços; atualização sobre o andamento das demandas; acessibilidade e inclusão digital; gestão de atendimento baseada em dados; inovação; transparência e confiança.
A arquiteta e urbanista Priscila Gardim, 37, utilizou o portal SP 156 para solicitar a capinagem da praça Enrique Yuaso, que fica perto de sua casa, no Jardim Peri, na zona norte de São Paulo.
"Não demoraram para vir, e logo o local, que já estava com o mato dificultando a visão do outro lado da rua, voltou a parecer uma praça"
Priscila Gardim, moradora da zona norte de São Paulo.
Ela conta que já havia feito requisições desse tipo no portal, mas que se surpreendeu positivamente da última vez com o que diz ter sido "uma novidade": "Enviaram para mim uma pesquisa de opinião sobre a qualidade do serviço prestado, isso não havia acontecido em pedidos anteriores".
FORMAS DE SE COMUNICAR COM A PREFEITURA
Central de atendimento 156
Atendimento telefônico 24 horas para solicitações, reclamações e dúvidas sobre diversos serviços relacionados à cidade de São Paulo
Portal 156 da Prefeitura de São Paulo
Permite abrir solicitações que serão encaminhadas aos órgãos responsáveis; o andamento pode ser acompanhado na aba "Minhas solicitações"
Aplicativo 156
Recurso disponível para as plataformas Android e iOS
Praças de atendimento das subprefeituras
Os endereços estão listados na aba "Outros canais de atendimento" do Portal 156
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